sábado, 17 de janeiro de 2009

A LEI E O EVANGELHO

O relacionamento entre a lei e o evangelho deu margem a inúmeros erros e falsas interpretações no ensino, e na pratica cristã, desde a época dos apóstolos até hoje. Portanto, seria bom descrever alguns aspectos desse relacionamento à de toda a revelação de Deus na Bíblia.
1) A lei outorgado no Sinai não alterou a promessa da graça dada a Abraão Gn 12.3. A lei foi dada para mostrar com mais clareza o pecado humano contra o cenário da graça de Deus Rm 7.7-11; Gl 3.19-25
2) A lei, dentro de sua natureza essencial foi escrita no coração dos homens no momento da criação e ali, permanece para esclarecer a consciência humana Rm 2.14. O Evangelho só foi revelado ao homem depois que havia pecado Gn 3.15; Jo. 3.16. A lei leva a Cristo mais somente o evangelho pode salvar Gl 3.19-25.
3) a lei declara o homem pecador com base em sua desobediência Rm 3.19,20; 5.20, e o evangelho declara o homem como justo com base em sua fé em Jesus Cristo Is. 45.24,25, Fp. 3.9
4) A lei promete a vida em termos de uma perfeita obediência Lv 18.5, Lc 10.28. O evangelho promete vida em termos de fé na perfeita obediencoa a Jesus Fp 2.8
5) A lei é uma ministração da morte Rm 7.9-11, o evangelho é a ministração da vida Jo 10.10.
6) A lei conduz o homem a escravidão At 15.10, o evangelho conduz o homem a liberdade em Cristo Jo 8.36
7) A lei escreve os mandamentos de Deus em tabuas de pedra Ex 24.12, o evangelho coloca os mandamentos de Deus no coração do crente Jr 31.31, Gl 5.22,23
8) A lei estabelece para o homem um perfeito padrão de conduta, mas não fornece os meios pelo quais esse padrão pode ser alcançado Rm 7.21-25, o evangelho fornece os meios pelos quais o padrão divino de justiça pode ser conquistado pelo crente por meio da fé em Cristo Mt 5.10, Fp 3.9.
9) A lei coloca o homem sob a ira de Deus Rm 2.1-29, o evangelho livra o homem da ira de Deus 1 Ts 1.10, Ef 2.3-6.
Fonte
Dicionario Biblico Wycliffe

JOSUÉ LIDERA ISRAEL NA TRAVESSIA DO RIO JORDÃO (subsidio da lição 3)

Josué é escolhido por Deus e assume a liderança de Israel. Agora, cabe a ele preparar o povo para atravessar o Jordão e caminhar para a conquista da terra. Era preciso que o povo participasse dos desafios que lhes eram impostos, pois eles mesmos seriam os beneficiados. Quem quer ter a posse de uma terra deve atravessar o rio que está no caminho.
Santificação. A liderança era pra organizar e conduzir o povo, e este deveria se santificar. Para que pudessem atravessar o Jordão, deveriam abster-se de fazer coisas que desagradavam a Deus. Pessoas santas, com todas as suas limitações, herdariam a Terra Prometida pelo Senhor. A santificação serviu como um pré-requisito para que outros milagres acontecessem.
Deus confirma a liderança de Josué. “Hoje começarei a engradecer-te perante os olhos de todo Israel, para que saibam que como fui com Moisés, assim serei contigo”. Js 3.7º Deus que elege um líder é o mesmo que confirma. Há um ditado em nossos dias que exagera ao desprezar a preparação pessoal e coloca mãos de Deus toda a responsabilidade de formação de um líder. “Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Em parte é um erro. Se Josué não fosse um combatente não teria técnica para derrotar os amalequitas, cuidar da segurança do Tabernaculo, nem espionar a Terra Prometida.
Deus não tem por costume trabalhar com pessoas que ficam esperando as bênçãos dele caírem do céu, e não se preparam para fazerem a sua obra. Ele confirmou a liderança de Josué diante de todo o povo quando passaram a seco pelo Jordão. A confirmação de Deus não nos isenta de buscar a preparação adequada para servi-lo no ministério que ele designou. Quem quer ser um excelente profissional deve estudar e se preparar, e o mesmo deve acontecer para aqueles que desejam servir melhor ao Senhor.
O milagre acontece. Quando os sacerdotes molharam seus pés na água do rio Jordão, o milagre aconteceu. As águas pararam de correr, e apesar de o Jordão estar em cheia, todo povo o passou. Deus confirmou sua presença com Josué por meios de sinais bem visíveis ao povo. Aquele era o primeiro sinal de que Deus estava abençoando a liderança do sucessor de Moisés.
A participação dos Sacerdotes. Os Sacerdotes tiveram uma participação grandiosa na passagem do rio Jordão. Eles se submeteram a ordem de Josué ( um líder não-sacerdote). Carregaram a arca da aliança até o rio. Esperaram no meio do rio, já seco, que todos os Israelitas passasem. E só saíram de lá quando José ordenou.
Esses homens merecem o louvor por sua obediência. Nem sempre os Sacerdotes desejam obedecer a lideres leigos, mas devemos nos lembrar que o povo passou pelo Jordão porque esses homens de Deus obedeceram Josué, o líder ordenado por Deus. Quando ministros trabalham com lideres leigos, fieis a Deus, milagres acontecem.
Fonte Ensinador Cristão

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

TRAÇOS DE UM OBREIRO TEMENTE A DEUS

1- Irrepreensivel 1 Tm 3.2
2- Esposo de uma só mulher 1 Tm 3.2
3- Temperante 1 Tm 3.2
4- Prudente(Sensivel) Tt 1.8
5- Respeitável 1Tm 3.2
6- Hospitaleiro 1 Tm 3.2
7- Apto para ensinar 2Tm 2.24
8- Não dado ao vinho 1Tm 3.3
9- Não violento Tt 1.7
10- Cordato 2Tm 2.24,25
11- Inimigo de contendas 1Tm 3.3
12- Não avarento 1Tm 3.3
13- Governe bem a sua casa 1 Tm 3.4
14- Não seja recem converti( neófito) 1 Tm 3.6
15- Tenha bom testemunho dos de fora 1Tm 3.7
16- Não guarde ressentimentos 2Tm 2.24
17- Tenha filhos crentes Tt 1.6
18- Não seja arrogante Tt 1.7
19- Não seja irrascível Tt. 1.7
20- Amigo do bem Tt 1.821- Justo Tt 1.8
22- Piedoso Tt 1.8
23- Tenha dominio de si Tt 1.8"

domingo, 11 de janeiro de 2009

QUATRO AÇOES DA MULHER CANANEIA

TEXTO MT. 15. 21-28
1ª- Determinação

a) Levou os seus problemas a Jesus Mt. 15.22
b) Ela conhecia Jo. 14 . 14
2ª- Esperança
a) Mt. 15.25
3ª- Força de vontade
a) Mt. 15.27
b) 3 virtudes na vida de uma pessoa humilde
1ª- É Submissa - Está sobre o domínio de alguém mais forte;
2ª- Aceita a repreensão e não fica indignada ;
3ª-Recebe a palavra de Deus com mansidão
4ª- Perseverança

Dc. José Rinaldo de Santana

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

JOSUÉ ASSUME A LIDERANÇA DE ISRAEL (subsidio da lição 2)

A pós a morte de Moisés, Deus levanta Josué como novo líder do povo de Deus. Esse foi um momento de luto para os hebreus, visto que o legislador, também chamado por Deus de “meu servo”, acompanhou o povo mesmo quando ele ainda era escravo no Egito. Mas, em um momento de tristeza e aparente incerteza, Deus confirma Josué e dá a ele as orientações necessárias para que possa ser vitorioso.
Prosseguindo com os planos de Deus. Os planos de Deus para com Israel não se completaram com Moisés. Ele conseguiu tirar o povo do Egito, mas não pôde entrar na terra prometida com eles. Para que o plano de Deus continuasse, Josué entra em cena não como auxiliar mas como comandante. O plano de Deus prosseguiu para com Israel, mas desta vez, com outra pessoa. Com Moises na ocasião da escravidão do Egito, diante do Mar Vermelho e no deserto, o povo precisava ver que Deus era com eles, tirando-os da escravidão de forma miraculosa, derrotando seus inimigos e fornecendo-lhes alimento e a Lei. Agora devidamente organizados e com Josué no comando, eles deveriam dominar a terra, como Deus lhes ordenara.
Deus respeita as diferenças entre seus servos. Josué não era igual a Moisés, mas deveria confiar no Senhor e obedece-lo como Moisés obedeceu, e o resultado dessa obediência seria a vida bem-sucedida dentro dos propósitos de Deus. O Senhor estaria com Josué como estivera com Moisés. Os homens mudam os estilos de liderança, entretanto Deus permanece o mesmo. O segredo não foi o estilo de liderança diferente, mas a presença de Deus em ambos estilos.
Meditando na palavra do Senhor. Deus ordenou a Josué que falasse ao povo a palavra do Senhor Js 1.8 Entretanto, isso jamais aconteceria se ele não meditasse no livro da Lei dia e noite. Pode parecer obvio, mas hoje muitas pessoas se esquecem de que para ensinar ou falar a palavra de Deus, é preciso meditar nela, e sempre. A meditação auxilia a assimilação do que foi lido e a pratica do que aprendemos. Quando tiramos um tempo para meditar na palavra, somos abençoados.
Não deveria ser fácil para Josué tirar um período a fim de ler as Escrituras e meditar nelas. Ele tinha muitas responsabilidades, como planejar os combates, organizar as tribos reunir-se com seus oficiais, tomar decisões com base em relatórios e resolver os problemas cotidianos do povo. Mas a ordem de Deus era clara, e ele foi obedecido. Por ocasião de sua velhice, disse ao povo: “já sou velho e entrando em dias, e vós já tendes visto tudo quanto fez o Senhor, vosso Deus, a todas estas nações por causa de vós ...” Js. 23.3. Ele viu o cumprimento da promessa do Senhor em seus dias. Não tinha a revelação de Deus completa, como temos hoje mas no pouco que lhes foi dado foi fiel.
Josué demonstrou ser possuidor de grande disciplina ao obedecer as inusitadas táticas de Deus para vencer Jericó. Ele aos sacerdotes e ao povo que marchassem em volta da cidade ignorasse os gritos e as replicas mordazes cheias de visíveis deboches dos defensores Cananeus Js 6.6-10 Exceto no caso de Aça, as tropas israelitas seguiram suas ordens de não saquear as ruínas em benefício próprio. Sentindo-se pessoalmente responsável, Josué teve um grande sofrimento pela derrota e pela perda de 36 de seus homens em Ai, e prostrou-se sobre a sua face, desesperado, perante o Senhor Js. 7.6-9.

Fontes
Ensinador Cristão
Dicionario Biblico Wyciffe

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PORQUE DEVEMOS CONHECER A DEUS

I - Introdução: As pessoas procuram Deus por vários motivos. Alguns pensam que Deus os vai dar uma vida realizada com propósitos. Outros querem alivio da sua dor e outros são curiosos e querem descobrir a verdade.Deve estar consciente das suas motivações - por exemplo, se quisesse mais felicidade mas depois de encontrar a Deus a vida se tornasse difícil. Sentia-se decepcionado? Os cristãos muitas vezes dizem que Deus lhes dá gozo e propósito mas também a maioria confessa que existem alturas de dificuldade.Então, é uma boa pergunta. O que é que eu espero de Deus e, por outro lado, o que é que Deus me oferece?A medida que lê a Bíblia, a palavra de Deus, vai descobrir quanto Ele já deu mas Ele nem sempre lhe vai dar exactamente o que espera. Por isso faça tudo para encontrar a Deus e deixe que Ele decida o melhor para sua vida. Ele ama-o e quer abençoar a sua vida mas não exija coisas que Ele não lhe quer dar.Deus quer ser uma presença poderosa na sua vida, não apenas uma ideia na sua mente. Muitas pessoas não estão dispostas a deixar uma actividade que sabem ser não do agrado de Deus. Deus vai aceitá-lo como é mas Ele quer transformar a sua vida e quer que você Lhe dê permissão para o tornar a pessoa que Ele quer.
Exemplo de quem não conhece a Deus Jz 2.10,11, ex, Farao,
Geralmente nós encontramos na Bíblia: “O Senhor conhece o caminho dos justos” (Salmo 1:6a); “Ele que conhece os segredos dos corações” (Salmo 44:21) e “Ele conhece a nossa estrutura” (Salmo 103:14), dando prova de que Deus nos conhece muito bem, mas será que nós, também o conhecemos assim, tão bem?Na verdade pouco conhecemos sobre Deus, pois nossa mente finita e humana não consegue, por mais que se esforce, compreender o que seja Deus em toda a sua plenitude.Em Mateus, 22:29 lemos: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.
II – Quem é Deus:A Pequena Enciclopédia Bíblica, de O. S. Boyer, afirma: “Deus é o ser existente por si mesmo, infinito, supremo, criador e conservador do universo.” (Pág. 195).O Apóstolo Paulo disse: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis são os seus caminhos” (Romanos 11:33).
III – O Que Sabemos de Deus, por seus atributos:
1) Que Deus é Amor (1ª João 4:8);Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
2) Que Deus é Espírito (João 4:24);Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
3) Que Deus é Eterno (Deuteronômio 33:27 );O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.
4) Que Deus é Todo-Poderoso (Apocalipse 1:8);Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
5) Que Deus é Imutável (Tiago 1:17);Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
6) Que Deus é Onipotente (Mateus 19:26);E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
7) Que Deus é Onipresente (Salmo 139:7-10);Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao Céu, látu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar. Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
8) Que Deus é Onisciente (Salmo 139:1-4);Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e meu levantar, de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
9) Que Deus é Perfeito (Mateus 5:48);Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.
10) Que Deus é Único (Marcos 12:29);E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
IV – Ou, ainda, conhecer a Deus, através de seu caráter:
1. Deus é bom - Lucas 18:19
2. Deus é Fiel - 1ª Coríntios 10:13
3. Deus é Misericordioso - Salmo 78:38
4. Deus é justo - Isaías 45:21
5. Deus é Santo - Isaías 6:3
V - As Vantagens de Conhecer a Deus
1. Quem conhece a Deus tem paz e bom ânimo, não desanima, pois conhece as virtudes do Deus Todo-Poderoso e do seu imenso amor por nós, relativizando os problemas quotidianos. (João 16:33)Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
2. Quem conhece a Deus tem a ousadia e a alegria de Deus, combustíveis inerentes ao Deus que é o criador de tudo o que há, de todas as coisas. (Neemias 8:10)Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força..
V – Conclusão:Os Cristãos crêem não de maneira vaga ou distante em um deus, mas especificamente no Deus a quem Jesus Cristo chamava de Pai e que com Ele era um. Os ensinamentos da Bíblia a respeito de Deus são os que vimos nos capítulos III e IV deste Estudo, com ênfase na sua santidade na sua perfeição e no seu poder, mas que não podemos olvidar de sua graça, misericórdia e bondade que são as razões de não sermos consumidos.Ele, o Deus da Bíblia, esta perto de nós em nossa vida diária e se relaciona conosco de maneira pessoal. Ele é o criador do universo. Enviou-nos Jesus, o Filho de Deus, que gostava de ser chamado de o Filho do Homem, para enfatizar sua dupla natureza, que veio ao mundo para cumprir seu plano eterno de salvação da humanidade. Tudo isto foi planejado por Deus, revelando-se ao homem na busca de resgatá-lo. Deus chama para si mesmo o cuidado para conosco: “E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje” (Deuteronômio 6:24).
Primeira mensagem pregada pelo Diácono José Rinaldo de Santana no ano de 2009, dia 03/012009, no povoado Lagoa do Rancho na Assembléia de Deus

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

QUALIDADES DE UM LIDER

O que nós devemos fazer para imitar a liderança de serviço de Jesus?

1 – Colocar os outros em primeiro lugar em nossa agenda;
2 – Desenvolver confiança e segurança para assumir os riscos;
3 – Procurar por necessidades e tomar iniciativa;
4 – Realizar coisas pequenas e no anonimato;
5 – Aprender a caminhar calmamente por entre as multidões;
6 – Iniciar o dia refletindo no amor que você tem pelos outros;
7 – Desenvolver uma tendência para a ação.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

MENSAGEM DE ANO NOVO

De repente, num instante fugaz,os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presentee o ano velho ficou para trás.
De repente, num instante fugaz,as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia queo ano velho se foi e ano novo chegou.
De repente, os olhos se cruzam,as mãos se entrelaçam e os seres humanos,num abraço caloroso, num so pensamento,exprimem um só desejo e uma só aspiração: paz e amor.
De repente, não importa a nação, não importa a língua,não importa a cor, não importa a origem,porque todos são humanos e descendentes de um só Pai,os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar.
De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio,os homens cantam uma só canção, um só hino: o hino da liberdade.
De repente, os homens esquecem o passado,lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver.Feliz Ano Novo !

domingo, 21 de dezembro de 2008

OS QUATRO EVANGELHOS

Os quatro primeiros livros do cânon de NT – Mateus, Marcos, Lucas e João – são chamados de Evangelhos porque são registros escritos das primeiras pregações das boas novas a respeito de Cristo. Eles constituem um tipo distinto de literatura. Não são biografias completas, pois narram fatos fatos da carreira de Jesus; nem são apenas historias; nem são sermões, emboram incluam pregações e discursos; também não são apenas relatos de noticias. Todos esses elementos aparecem neles, combinado em uma nova forma de organização que aparecem apenas nos escritos cristãos. Estes escritos tinham a finalidade de expressar a mensagem básica dos primeiros pregadores cristãos que foi escrita para instruir os crentes na certeza de sua fé.
Os primeiros três por causa de sua semelhança tão próxima uns com os outros em conteúdo e em pontos de vista, são chamados de Evangelhos sinópticos. Os quatro Evangelhos tem diferenças, semelhanças e informação adicional e suplementar; mas, todos estão contando a mesma história da mesma pessoa (Jesus Cristo). Cada um fala de Cristo segundo ao seu próprio tema. Mateus fala de Jesus como rei, Marcos Como Servo, Lucas como Filho do homem, ou seja os três vêem “Jesus como homem sendo Deus”, “João ver Jesus como Filho de Deus, isto é Deus humanizado”. Assim temos um retrato mais completo do nosso Salvador maravilhoso. Embora diferentes em muitos aspectos, os três evangelhos seguem a mesma ordem geral dos eventos, e lidam grandemente com o ministério de Jesus na Galileia. João, o quarto Evangelho, contem uma seleção diferente de eventos, narra principalmente a obra de Jesus na Judéia, e interpreta sua vida no ponto de vista mais teológico do que os outros.
Desde o período inicial da igreja Cristã os evangelhos foram reconhecidoscomo registros validos da vida Jeus.
fONTE DE PESQUISA
DICIONARIO BIBLICO WYCLIFFE

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O FILHO DO HOMEM

FILHO DO HOMEM - Uma tradução do aramaico bar’ enas e do grego huios tou anthropou. A expressão tem vários significados nas eEscritura dependendo do contexto. Em salmos 8.4, significa “homem” em geral ; em Ezequiel 2.1, enfatiza a diferença entre o profeta humano e o Senhor que fala com ele e por meio dele; em Daniel 7.13 a expressão se refere a uma figura semelhante a um ser humano, mas também sobrenatural, líder dos santos do altíssimo Dn 7.18 enquanto no Novo Testamento a expressão é normalmente usada como um titulo para o Senhor Jesus
Fonte
Dicionário Bíblico Wycliffe

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

DECIMO TERCEIRO SALARIO É DIREITO

“O décimo terceiro Salário” é a gratificação a que o servidor faz jus na proporção de 1/12 avos por mês ou fração acima de 15 dias de exercício durante o respectivo ano civil, correspondente ao valor da remuneração percebida em dezembro.
O décimo terceiro salário é um direito garantido pelo art.7º da Constituição Federal de 1988. Consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.
Quem tem direito: É devida indistintamente a toda categoria de empregados, inclusive os domésticos e o trabalhador avulso. Sendo computável no cálculo da indenização, só não é devida quando se tratar de despedida por justa causa (expressamente prevista no art.484 da CLT). Todo trabalhador com carteira assinada, bem como aposentados, pensionistas e trabalhadores avulsos. A partir de quinze dias de serviço, o trabalhador já passa ter direito a receber o décimo terceiro salário. A gratificação de Natal, popularmente conhecida como 13 o. Salário foi instituída pela Lei 4090, de 13/07/1962, regulamentada pelo Decreto 57.155, de 03/11/1965, e alterações posteriores. Pela lei, todo empregado, incluindo aí o rural, o de safra, o doméstico, o avulso, tem direito a uma gratificação correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. A base de cálculo da remuneração é a devida no mês de dezembro do ano em curso ou a do mês do acerto rescisório, se ocorrido antes desta data.
Elevado a nível constitucional, com a denominação de “décimo terceiro salário” (art.7º, VIII, da Carta de 1988) essa prestação é devida a todo empregado urbano ou rural (caput), inclusive o servidor público (art.39, parágrafo 2º) e o doméstico (art.7º, parágrafo único). No campo do Direito do Trabalho, a novidade foi a extensão ao empregado doméstico, pois a Lei nº. 4.090 já beneficiava os demais empregados urbanos e rurais. Também o trabalhador avulso teve reconhecido esse direito, confirmando, assim, a determinação da Lei nº. 5.480, de 1968. Dessas normas constitucionais não resultaram modificações nas referidas leis.
Conforme preceitua os artigos 92° e 93° do Estatuto dos Servidores Público do Município de Monte Alegre de Sergipe.
Art.92° - A gratificação natalina corresponde a um doze avos da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício, no respectivo ano.
Parágrafo único – A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerada mês integral.
93º - A gratificação será paga até o dia 20 de dezembro de cada ano.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

AS RESPONSABILIDADES DOS PASTORES

1 – Equipar os santos Ef 1.11,12
2 – Desenvolver o seu dom espiritual 1Tm 4.14
3 – Presidir bem 1 Tm 5.17
4 – Corrigir com brandura 2 Tm 2.24-26
5 – Fazer trabalho de evangelista 2 Tm 4.5
6 – Manter o padrão das sãs palavras 1Tm 1.9; 2Tm 1.13,14
7 – Pastorear de bom grado o rebanho de Deus 1 Pe 5.2,3

sábado, 6 de dezembro de 2008

MARCHA DAS FORÇAS SINDICAIS EM BRASILIA

O "SINTEGRE" tambem participou da 5ªMarcha da classe trabalhadora em Brasilia, através de seu representante o Sr "José Rinaldo de Santana".
A 5ª Marcha da Classe Trabalhadora organizada pela CUT e demais centrais sindicais, ocorreu nesta quarta-feira (3), em Brasília, e este ano teve como tema "Desenvolvimento com Valorização do Trabalho", como parte da luta em defesa do emprego e da renda contra a crise financeira internacional e pretende mobilizar centenas de milhares de trabalhadores. A concentração da 5ª marcha aconteceu no Estádio Mané Garrincha e os manifestantes, seguirão até o Congresso Nacional. No final, a CUT realizou um ato público em frente ao Ministério do Trabalho, cobrando o envio e a aprovação do projeto de lei que institui a contribuição negocial, além da revogação da instrução normativa que institui o desconto da contribuição sindical para os servidores públicos.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O SALVADOR ESPERA E O MUNDO CARECE

Foi quando Stanley Smitth e Carlos Studd se hospedaram em nossa casa, que iniciei o maior período de bênçãos da minha vida. Antes eu era um crente precipitado e inconstante: às vezes ardia de entusiasmo, para depois passar dias inteiros triste e desanimado. Percebi que esses dois jovens posuiam uma coisa que eu não tinha. Algo que lhes era uma fonte perene de sossego, força e gozo. Nunca me esquecerei de uma manha, no mês de novembro, ao nascer o sol, quando a luz entrava pela a janela do quarto onde eu meditava sobre as Escrituras Sagradas desde a madrugada. A palestra que tive então com os dois moços, influenciou o resto da minha vida. Não devia eu fazer o que eles tinham feito? Não devia eu ser também um vaso? (apesar de ser barro) para o uso do mestre ?
Assim escreveu o amado e santo pregador F.B. Meyer, sobre a sua mudança de vida que resultou em tanta gloria para Cristo, na terra.
Iniciamos a leitura das biografias de alguns dos maiores servos de Deus. Nao devemos reler e meditar sobre a fiel vida de Savonarola, a estupenda obra de Lutero, o zelo incansável de Wesley, o grande avivamento de Edwards... enfim, sobre cada historia? Não devemos deixar cada herói hospedar-se conosco, Stanley Smith,e Carlos Esttudd hospedaram-se na casa de F. B. Meyer,para nos falarem e influenciarem, transformando-nos profundamente para todo resto da vida?
Isso é o que o Salvador espera e o que o mundo carece

Extraído pg. 2 do Livro HERÓIS DA FÉ

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PODE UM CRENTE FICAR POSSESSO?

No livro Confronto de poderes, uma das melhores obras sobre batalha espiritual, Opal Reddin, missionária com larga experiência na área de libertação, nos revela uma compreensão correta sobre a segurança do crente.
No capitulo intitulado põem os demônios possuir cristãos?, ela esboça vários princípios neotestamentarios que atestam a segurança do cristão. Resumirei alguns deles .
Primeiro , “O crente cidadão”. O Rei do Reino da luz é Cristo, enquanto o príncipe do reino das trevas é satanás.
Os que não aceitam o plano da salvação de Deus através de Cristo “pertencem” ao reino de satanás. Eles são “possessão” dele. Ora, a pergunta levantada neste artigo não diz respeito aos cidadãos do reino de satanás. A Bíblia deixa bem claro que as pessoas não salvas podem ser possuídas por demônios. Nossa atenção, portanto, estará voltada aos cidadão do Reino da Luz, isto é os que nasceram de novo e tornaram-se cristãos.
Mudemos agora a analogia de “cidadania” para “propriedade”. Quando um pecador aceita Cristo como seu salvador, ele é “possuído”, por assim dizer, por Cristo. Cristo habita nele. No mundo espiritual, não há co-propriedade ou ocupação conjunta. Tendo se tornado possessão de satanás. por isso que é impossível para para um crente nascido de novo ser possuído pelo demônio.
Segundo, O crente nascido de novo esta guardado. uma vez que o pecador se arrepende e se volta para Cristo , ele torna um crente nascido de novo. Ele deixa o reino das trevas e se torna um cidadão do Reino da Luz.
Cristo agora é seu Rei e está assentado no trono de seu coração. Se se submete completamente a Cristo, está seguro Rm 8.38-39.
É impossível o satanás possuir de novo o que Cristo já possui. Contanto que o crente permaneça file ao senhor. Se ele rejeita aquele que dele se “apossou”, isso é outra coisa. O crente foi salvo pela fé e é mantido pela fé, sua salvação estará garantida. Enquanto mantiver sua fé, satanás não pode reconquistá-lo, muito menos habitar nele. Satanás pode até fazê-lo tropeçar ou influenciar seu comportamento, mas não pode apossar-se dele.
Terceiro, O crente nascido de novo está “alistado” Ef 6.12 “É incrível ver soldados do exercito de Deus preocupados em expulsar demônios de seus compatriotas cristãos, em vez de estar entrincheirados e libertando prisioneiros que estão escravizados por satanás! Desde quando o cristão tem se tornado cativo para precisar ser liberto?” satanás perdeu seu poder sobre o crente. Ele pode nos tentar, nos oprimir, nos ferir. Mas se mantivermos nossa fé, ele não pode apossar-se de nós.
Um ponto de vista distorcido acerca da tricotomia do homem é invocado para se justificar a “demonização” do crente. Kenneth Hagin afirmava que o cristão não pode ter um demônio em seu espírito, mas sim em seu corpo ou na mente. “ O cristão pode ter um demônio? Decidamente, sim! Alguém pode ter um demônio sem estar possesso. As vezes, isso acontece na carne, no corpo”.
Embora o homem seja uma tricotomia – espírito, alma e corpo -, ele é uma unidade dessas três partes. Pulo Romeiro diz “ O homem é um ser integrado de corpo, alma e espírito. Tanto o corpo quanto a alma e o espírito devem ser conservados irrepreensíveis para a vinda do Senhor Jesus. Paulo acrescenta ainda no mesmo versículo: “ O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo” e isso inclui o corpo 1Ts 5.23. Como pode alguém ensinar que o demônio pode habitar no corpo do cristão quando a bíblia afirma exatamente o contrario? Paulo declarou que o corpo do cristão é o templo do Espírito Santo e que deus deve ser glorificado também através do nosso corpo 1 Co 6.19 – 20 e Fp 1.20. O corpo é tão importante que o Senhor vai ressuscita – lo um dia no futuro.
Um ultimo ponto diz respeito a terminologia usada. A tradução da palavra grega daimonizomai é: “possuídos por demônios”. Ela ocorre 13 vezes no texto grego Mt 4.24; 8.16; 8.28; 8.33; 9.32; 12.22; 15.22; Mc 1.32; 5.15; 5.16; 5.18; Lc 8.36; Jô 10.21 e em nenhum lugar do novo testamento é aplicado para um crente nascido de novo.

Fonte de pesquisa
REDDIN, Opal, Confronto de Poderes. Editora Vida, São Paulo, 1996
HAGIN, Kenneth. O nome de Jesus. Graça Editorial, Rio de Janeiro RJ
ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise. Editora Mundo Cristão, São Paulo ,SP
DICIONARIO BIBLICO WYCLIFFE - CPAD

sábado, 22 de novembro de 2008

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

O estudo da Bíblia tem por finalidade precípua o conhecimento de Deus.
Se chegarmos a conhecer o livro e falharmos em conhecer a Deus éramos nosso propósito, e também o propósito de Deus por meio do seu livro seria baldado.
A) Terminologia:
Bíblia - Derivado de biblion, “rolo” ou “livro” (Lc 4.17)Escrituras - Termo usado no Novo Testamento (N.T.) para, os livros sagrados do A.T., que eram considerados inspirados por Deus (2Tm 3.16; Rm 3.2). Também é usado no N.T. com referência a outras porções do N.T. (2Pe 3.16)Palavra de Deus - Usada em relação a ambos os testamentos em sua forma escrita (Mt 15.6; Jo 10.35; Hb 4.12)
B) Atitudes em Relação à Bíblia:
Racionalismo - a. Em sua forma extrema nega a possibilidade de qualquer revelação sobrenatural. b. Em sua forma moderada admite a possibilidade de revelação divina, mas essa revelação fica sujeita ao juízo final da razão humana.Romanismo - A Bíblia é um produto da igreja; por isso a Bíblia não é a autoridade única ou final.Misticismo - A experiência pessoal tem a mesma autoridade da Bíblia.Neo-ortodoxia - A Bíblia é uma testemunha falível da revelação de Deus na Palavra, Cristo.Seitas - A Bíblia e os escritos do líder ou fundador de cada uma possuem igual valor.Ortodoxia - A Bíblia é a nossa única base de autoridade;
C) As Maravilhas da Bíblia:
1) Sua formação: levou cerca de 1500 anos.
2) Sua Unidade: Tem cerca de 40 autores, mas é um só livro.
3) Sua Preservação.
4) Seu Assunto.
5) Sua Influência.
I. REVELAÇÃO
A) Definição: “Um desvendamentos; especialmente a comunicação da mensagem divina ao homem”
B) Meios de Revelação:
1) Pela Natureza (Rm 1.18-21; Sl 19)
2) Pela Providência (Rm 8.28; At 14.15-17)
3) Pela Preservação do Universo (Cl 1.17)
4) Através de Milagres (Jo 2.11)
5) Por Comunicação Direta (At 22.17-21)
6) Através de Cristo (Jo 1.14)
7) Através da Bíblia (1Jo 5.9-12)
II. INSPIRAÇÃO
A) Definição: Inspiração é a ação supervisionadora de Deus sobre os autores humanos da Bíblia de modo a, usando suas próprias personalidades e estilos, comporem e registrarem sem erro as palavras de Sua revelação ao homem. A Inspiração se aplica apenas aos manuscritos originais (chamados de autógrafos).
B) Teorias sobre a Inspiração:
1) Natural - não há qualquer elemento sobrenatural envolvido. A Bíblia foi escrita por homens de grande talento.
2) Mística ou Iluminativa - Os autores bíblicos foram cheios do Espírito como qualquer crente pode ser hoje.
3) Mecânica (ou teoria da ditação) - Os autores bíblicos foram apenas instrumentos passivos nas mãos de Deus como máquinas de escrever com as quais Ele teria escrito. Deve-se admitir que algumas partes da Bíblia foram ditadas (e.g., os Dez mandamentos).
4) Parcial - Somente o não conhecível foi inspirado (e.g., criação, conceitos espirituais)
5) Conceitual - Os conceitos, não as palavras, foram inspirados.
6) Gradual - Os autores bíblicos foram mais inspirados que outros autores humanos.
7) Neo-ortodoxa - Autores humanos só poderiam produzir uma registro falível.
8) Verbal e Plenária - Esta é a verdadeira doutrina e significa que cada palavra (verbal) e todas as palavras (plenária) foram inspiradas no sentido da definição acima.
9) Inspiração Falível - Uma teoria, que vem ganhando popularidade, de que a Bíblia é inspirada mas não isenta de erros.
C) Características da Inspiração Verbal e Plenária:
1) A verdadeira doutrina é válida apenas para os manuscritos originais.
2) Ela se estende às próprias palavras.
3) Vê Deus como o superintendente do processo, não ditando aos escritores, mas guiando-os. 4) Inclui a inerrância.
D) Provas da Inspiração Verbal e Plenária: 1) 2Tm 3.16. Theopneustos, soprado por Deus. Afirma que Deus é o autor das Escrituras e que estas são o produto de Seu sopro criador.
2) 2Pe 1.20,21. O “como” da inspiração - homens “movidos” (lit., “carregados”) pelo Espírito Santo.
3) Ordens especificas para escrever a Palavra do Senhor (Ex 17.14; Jr 30.2).
4) O uso de citações (Mt 15.4; At 28.25).
5) O uso que Jesus fez do Antigo Testamento (A.T.) (Mt 5.17; Jo 10.35).
6) O N.T. afirma que outras partes do N.T. são Escrituras (1Tm 5.18; 2Pe 3.16).
7) Os escritores estavam conscientes de estarem escrevendo a Palavra de Deus (1Co 2.13; 1Pe 1.11,12)
E) Provas de Inerrância:
1) A fidedignidade do caráter de Deus (Jo 17.3; Rm 3.4).
2) O ensino de Cristo (Mt 5.17; Jo 10.35).
3) Os argumentos baseados em uma palavra ou na forma de uma palavra (Gl 3.16, “descendente”; Mt 22.31,32, “sou”).
III. CANONICIDADE.
A) Considerações fundamentais:
1) A Bíblia é auto-autenticável e os concílios eclesiásticos só reconheceram (não atribuíram) a autoridade inerente nos próprios livros.
2) Deus guiou os concílios de modo que o cânon fosse reconhecido.
B) Cânon do Antigo Testamento (A.T.):
1) Alguns afirmam que todos os livros do cânon do A.T. foram reunidos e reconhecidos sob a liderança de Esdras (quinto século a.C.).
2) O N.T. se refere a A.T. como escritura (Mt 23.35; a expressão de Jesus equivaleria dizer hoje “de Gênesis a Malaquias”; cf. Mt 21.42; 22.29).
3) O Sínodo de Jamnia (90 A.D.) Uma reunião de rabinos judeus que reconheceu os livros do A.T.C) Os princípios de Canonicidade dos Livros do Novo Testamento (N.T.):
1) Apostolicidade. O livro foi escrito ou influenciado por algum apóstolos?
2) Conteúdo. O seu caráter espiritual é suficiente?
3) Universalidade. Foi amplamente aceito pela igreja?
4) Inspiração. O livro oferecia prova interna de inspiração?
D) A Formação do Cânon do Novo Testamento (N.T.):
1) O período dos apóstolos. Eles reivindicaram autoridade para seus escritos (1Ts 5.27; Cl 4.16). 2) O período pós-apostólico. Todos os livros forma reconhecidos exceto Hebreus, 2 Pedro e 3 João. 3) O Concílio de Cartago, 397, reconheceu como canônicos os 27 livros do N.T.
III. ILUMINAÇÃO
A) Em Relação aos Não-Salvos:
1) Sua necessidade (1Co 2.14; 2Co 4.4)
2) O ministério do convencimento do Espírito ( Jo 16.7-11)B) Em Relação ao Crente: 1) Sua necessidade (1C0 2.10-12; 3.2). 2) O ministério do ensino do Espírito (Jo 16.13-15)
V. INTERPRETAÇÃO
A) Princípios de Interpretação:
1) Interpretar histórica e gramaticalmente.
2) Interpretar de acordo com os contextos imediatos e mais amplo.
3) Interpretar em harmonia com toda a Bíblia, comparando Escritura com Escritura.
B) Divisões Gerais da Bíblia:
1) Antigo Testamento (A.T.):
A- Livros históricos: de Gênesis a Ester.
B- Livros poéticos: de Jó a Cantares.
C- Livros proféticos: de Isaías a Malaquias.
2) Novo Testamento (N.T.):
A- Evangelhos: Mateus a João.
B- História da Igreja: Atos.
C- Epístolas: de Romanos a Judas.
D- Profecia: Apocalipse.
C) Alianças Bíblicas:Noética (Gn 8.20-22)Abraâmica (Gn 12.1-3)Mosaica (Ex 19.3 - 40.38)Palestiniana (Dt 30)Davídica (2Sm 7.5-17)Nova Aliança (Jr 31.31-34; Mt 26.28)

Fonte
Bíblia de Estudo Anotada
Bíblia de Estudo Aplicação pessoal




domingo, 16 de novembro de 2008

O ADULTÉRIO DE DAVI

adulterio. – Relação sexual entre uma pessoa casada e outra que não é seu cônjuge. Geralmente o adultério era perdoado nas culturas pagãs, particularmente quando a parte do homem que, embora fosse casado, não era acusado do adultério a não ser que coabitasse com a esposa de outro homem ou com uma virgem que estivesse noiva.
O adultério é estritamente proibido tanto no AT como no NT Ex. 2014, Mt. 5.28.
Tecnicamente, o adultério se distingue da fornicação, que é a relação sexual entre pessoas que não são casadas. Entretanto, a palavra grega porneia, uniformemente traduzida como “fornicação”, inclui toda lascívia e irregularidade sexual. Por essa razão, muitas igrejas consideram que os textos em Mt 5.32 e 19.9 permitem o divórcio e o novo casamento nos casos em que o casamento anterior tenha sido dissolvido por causa de adultério. Outros se recusam a reconhecer qualquer base valida para um novo casamento depois do divórcio e, são da opinião de que tudo resulta em adultério aos olhos de Deus.
Você provavelmente está familiarizado com a história do rei Davi e o adultério que houve com Bate-Seba. O incidente resultou na gravidez de Bate-Seba. E assim que descobriu a situação, ela envia uma nota a Davi dizendo, "Espero uma criança".
Quando Davi lê a nota, entra em pânico. Sua reputação como homem piedoso, justo - estava em risco. Cá estava um homem que havia escrito mais de 3.000 Salmos e cânticos espirituais. Havia sido o instrumento de Deus para matar os inimigos de Israel. E tinha ilustrado para o mundo o que significava ter um grande coração para Deus.
Mas agora, em pânico, Davi pensa não só na própria reputação, mas na reputação do Senhor. Se o seu pecado fosse mostrado, isso seria vinculado ao nome de Deus. Imagens de um escândalo enorme inundaram sua mente. Então Davi concebe um plano para esconder seu caso com Bate-Seba. E o pôs em ação enviando uma mensagem a Joabe, general do seu exército. A mensagem dizia, "Manda-me Urias, o heteu" (2 Samuel 11:6).
Ora, Urias era o marido de Bate-Seba, e pertencia à Infantaria do exército de Israel. É evidente que Urias era parte de um grupo de elite de soldados, pois as escrituras o citam como um dos trinta e sete homens mais fortes de Davi (v. 23:39). Quando recebeu a mensagem de Davi, Joabe deve ter começado a suspeitar de algo. Ele conhecia o coração de Davi, inclusive suas tendências lascivas. Ainda assim, o general instruiu Urias a ir a Jerusalém, para ver o quê Davi tinha para dizer.
Quando Urias chega, Davi o recebe na residência real e imediatamente o envolve em conversa militar. Pergunta, "Como está a guerra? E como está indo o seu general? Os soldados estão progredindo?". Urias deve ter se perguntado, "Do que se trata? Sou apenas um soldado da Infantaria. Não fiz nada para merecer esse tipo de atenção". Ou, também poderia desconfiar. Ele poderia ter ouvido algum comentário sobre o caso (apesar de que as escrituras não declaram que o caso era de conhecimento público).
A verdade é que Urias estava sendo enganado por Davi. O rei achou que o problema seria resolvido se apenas conseguisse pôr Urias no leito de Bate-Seba uma noite. Então Urias pensaria que ele havia provocado a gravidez da esposa. Davi lhe diz: "Você guerreou uma batalha longa, e deve estar cansado. Vá pra casa e descanse essa noite. Mandarei manjares especiais para você aproveitar". Mas quando Urias saiu, não foi para casa. Pelo contrário, dormiu na casa dos guardas fora do palácio. Quando Davi soube disso no dia seguinte, chamou Urias de volta e perguntou: "Por que você não ficou com sua esposa ontem à noite?".
Urias responde: "Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei eu de entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal cousa" (2 Samuel 11:11). Urias só conseguia pensar em seus companheiros soldados. A sua lealdade deve ter fervido a cabeça de Davi.
Agora o pânico do rei cresce. Ele rapidamente ordena que Urias permaneça em Jerusalém mais uma noite. E põe em ação outro plano. Essa noite, ele iria convidar Urias para jantar, enchê-lo de muito vinho e deixá-lo bêbado. Se Urias perdesse a noção das coisas, se esqueceria dos outros soldados e iria querer dormir com a esposa.
Dá para você imaginar esse piedoso rei, um pregador da retidão, tentando deixar bêbado um de seus fiéis soldados? Foi exatamente que Davi fez. E o plano funcionou: Urias ficou bêbado. Davi instruiu os guardas do palácio, "Levem esse homem para casa, e o ponham na cama". Mas outra vez, as escrituras dizem, "À tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa" (11:13).
A essa altura, o pânico de Davi saiu de controle. Ele sabia que tinha de fazer algo drástico. Então escreve uma carta a Joabe, ordenando que colocasse Urias na linha de frente em meio à pior das batalhas. Então, quando o exército inimigo ondulasse à frente, Joabe deveria recuar todas as tropas exceto Urias. Resumindo, Davi queria Urias morto.
Davi entrega uma carta selada nas mãos de Urias, com instruções para que fosse dada a Joabe. O leal Urias não sabia, mas o rei tinha acabado de lhe entregar a garantia da própria morte. Quando Joabe leu a carta, entendeu a idéia de Davi. Mas obedeceu a ordem do rei mesmo assim. Enviou Urias numa missão suicida. E, exatamente como Davi tinha planejado, o soldado foi morto em batalha.
É difícil conceber que um homem piedoso e justo como Davi pudesse cair num pecado tão terrível. Mesmo hoje, com todas as notícias sobre estupro, violência e morte, a história de Davi se destaca como uma das piores quedas já sofrida por um líder. Por que? Porque aconteceu com um homem de Deus, uma pessoa apaixonada pela justiça.
Provavelmente você se lembra do que aconteceu a seguir: Bate-Seba chorou a morte do marido por sete dias, segundo a lei. Aí Davi a trouxe para o palácio, onde se juntou ao seu harém de esposas (ele já tinha cinco). Posteriormente, Bate-Seba deu à luz o filho de Davi. E durante todo um ano após o assassinato, Davi não mostrou nenhum sinal de arrependimento por seus atos. Na verdade, justificou a morte de Urias junto a Joabe, dizendo que Urias tinha morrido devido aos infortúnios da guerra: "A espada devora tanto este como aquele" (11:25).
Davi pode ter visto o seu pecado com leviandade, mas Deus não. As escrituras dizem: "Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do Senhor" (11:27).
Graças a Deus, Davi Tinha um Pastor Que Não Temia o Homem.
a) Natã o profeta era o pastor de Davi.
b) não tinha medo de expor o pecado do seu rebanho, inclusive o pecado do próprio rei.
Vejo Natã como um tipo de pastor piedoso que chora em cima do pecado da sua igreja. Deve ter lhe ferido profundamente que Davi, um homem a quem todo mundo olhava como piedoso e reto, estivesse encobrindo pecado.
Natã sabia tudo que Davi havia feito, pois o Espírito Santo lhe havia revelado. O rei supostamente justo tinha quebrado três mandamentos santos:
1 - havia cobiçado a mulher de outro homem e a roubado dele;
2 - havia cometido adultério com ela;
3 - havia cometido assassinato para esconder tudo.
Como Natã fez para cuidar da situação? Como esse pregador da santidade repreendeu uma pessoa que estava encobrindo um pecado terrível?
Muitos jovens pastores me têm feito perguntas similares: "Como devo tratar com o pecado na minha igreja? Tantos casais estão se divorciando, e outros estão vivendo em adultério. Sei que tenho a responsabilidade de pregar a santidade de Deus a eles. Mas tampouco quero tirar alguém da igreja".
A minha resposta a esses jovens pastores é sempre a mesma: "A igreja ouvirá qualquer coisa que você tenha a dizer, se o disser em meio a lágrimas. A sua mensagem não pode ir alem do entendimento da congregação. Eles têm de saber que o teu coração está partido. Tente levá-los ao arrependimento através da pregação da palavra de Deus. Sim, a palavra dEle é uma espada de dois gumes. Mas você tem de utilizá-la vestindo luvas de veludo".
É claro que essa não é a atitude de todos os pastores. Com regularidade recebo cartas de cristãos dizendo, "Você tem de ouvir o Reverendo Fulano de Tal pregar. Ele ataca pesado o pecado". Porém, muitas destas vezes, os tapes dos sermões são apenas tiradas zangadas contra coisas exteriores. Suas mensagens raramente incluem a misericórdia e a graça de Deus. Antes, lançam pesadas cargas sobre as ovelhas, sem nunca levantar um dedo para aliviá-las.
Creio que Natã nos fornece um exemplo maravilhoso de como um ministro piedoso mostra o pecado. Ele não tomou de assalto a presença de Davi, com os braços agitando o ar e com voz trovejante. Ele não apontou com alegria um dedo ossudo na cara de Davi gritando: "Você é o culpado!". Não, ele levou a impressionante mensagem de Deus reveladora do pecado com grande sabedoria, poder de persuasão e terna misericórdia. E usou uma parábola para fazê-lo.
Natã disse a Davi: "Um pobre homem tinha só uma ovelha. Era o bichinho de estimação da família, e amada como um membro da família. Ela se deitava no colo das pessoas, esperando ser acarinhada. Então o homem a criou e alimentou como faria com um filho. Ora, o pobre homem tinha um vizinho rico possuidor de muitos rebanhos. Um dia, o homem rico estava recebendo uma visita. Na hora do jantar, ele mandou um servo matar uma ovelha. Contudo mandou que o servo não tomasse uma cordeira de seus vastos rebanhos, mas que roubasse a ovelha do vizinho, a matasse, a temperasse e servisse ao visitante".
Quando ouviu isso, Davi ficou irado. Disse a Natã: "Esse homem rico deveria morrer!". "Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve ser morto. E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal cousa e porque não se compadeceu" (2 Samuel 12:5-6).
Nessa hora, Natã deve ter tido lágrimas nos olhos. Tremendo, ele diz a Davi, "Tu és o homem... desprezaste a palavra do Senhor... A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher" (12:7,9).
Natã estava dizendo: "Davi, você não entende? O quê estou contando é a tua história. Você tem cinco esposas e mesmo assim roubou a mulher de outro homem. Você não teve pena; o mandou à guerra para ser morto, e assim ter a cordeira dele. Você se tornou adúltero, assassino, um ladrão. Você foi leviano com a palavra de Deus". Natã expôs cada detalhe do pecado de Davi. Mas não o fez com fúria. Antes, simplesmente falou ao rei: "Então, disse Natã a Davi" (12: 7, ênfase minha). Foi nesse momento que Davi foi atingido, e se arrebentou. Quando lemos os escritos de Davi dessa época, vemos o choro de um coração partido: "Os meus ossos estão fracos. Não consigo dormir. Toda noite cubro meu travesseiro com lágrimas". O Espírito Santo perseguia Davi, falando ao seu coração, agindo para que ele se arrependesse. Ele não conseguia fugir da misericordiosa perseguição de Deus.

Fontes de pesquisa
Dicionário Vine – CPAD
Dicionário Bíblico Wycliffe - CPAD
www.jesusvoltara.com.br/info/adulterio.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PREFEITURA DEVE PAGAR O 13° SALARIO ATÉ DIA 20 DE DEZEMBRO



Conforme preceitua os artigos 92° e 93° do Estatuto dos Servidores Público do Município de Monte Alegre de Sergipe.

Art.92° - A gratificação natalina corresponde a um doze avos da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício, no respectivo ano.

Parágrafo único – A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerada mês integral.

93º - A gratificação será paga até o dia 20 de dezembro de cada ano.

A Lei nº 7.855/89, http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/lei7855.htm artigo 3º, o não pagamento até o dia estabelecido, estipulou a multa, por empregado, que pode dobrar na reincidência das infrações contra esse direito do trabalhador.


Fonte:
http://www.correiodesergipe.com/lernoticia.php?noticia=30440
Estatuto do Servidor público Municipal de Monte Alegre/Se

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

QUAL É A VERDADEIRA VERDADE?

Tt 3.10 Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o.O alerta não é dado somente aos crentes de Creta, mas também ao cristão de Roma. “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles” (Rm 16:17)

(Grifo meu) Aqui no Brasil há pessoas que vivem a viajar para propagar suas idéias divisionistas. Parece que este é o seu principal “ministério”. Têm pessoas dividindo igrejas locais por causa do tipo de pão que deve ser usado na ceia do Senhor. Outros para implantar a idéia do cálice único dividem as igrejas (unificam o cálice e dividem igrejas). Outros, querendo uniformizar a forma de culto, dividem igrejas. Outros, ainda, fazem ao mesmo tempo duas ou três das coisas citadas.
Já adianto que não tenho absolutamente nada contra as igrejas que usam um só cálice e nem contra as que decidiram usar pão sem fermento etc. Esta é uma decisão local! Não há nada errado em irmãos de convicções tais que iniciam trabalhos locais que acompanhem seu pensamento. Isso é absolutamente normal. O que não é normal e nem correto é ir a igrejas que foram fundadas por outros irmãos, se infiltrar entre os mais incautos e imaturos, implantar em suas mentes idéias tais criando uma ou mais facção numa igreja local e independente, que normalmente acaba em divisão do trabalho. Esta atitude sim, eu condeno veementemente, pois isto não está certo. A meu ver, é mesmo pecado.

MARCHA PRA JESUS EM MONTE ALEGRE

por Elian Soares

A comunidade evangélica montealegrense já começa o planejamento para a realização da Marcha pra Jesus 2009. Este será o primeiro evento da série em nossa cidade. A Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Um ato pacífico, consciente e excitante do mover de Deus em nossos dias. A Igreja tem a oportunidade de mostrar que não é restrita aos templos, mas viva e aberta a toda sociedade, além de unir as igrejas cristãs em um ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação do nome de Jesus Cristo. Em Monte Alegre, inclusive, a Marcha está prevista em Lei. Resultado da concordância dos líderes evangélicos em relação ao movimento, a Câmara Municipal aprovou e o Prefeito sancionou a Lei 056/2007, de 19 de outubro de 2007.Segundo, Rinaldo de Santana, um dos organizadores, será criada uma comissão, composta por membros das denominações evangélicas interessadas em participar do evento, para discutir a programação. Entre os cantores cotados para abrilhantar o movimento, está o nome de DANIEL DIAL, ex-integrante da “Banda Calcinha Preta”. Se confirmado, ele estará cantando e contando o testemunho da sua conversão. Realmente é uma excelente opção, pois além, de ser um cantor de talento, ainda é um artista da nossa terra sergipana. Para conhecimento público, segue, abaixo, o texto da Lei 056/2007:
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LEI nº 056/2007 De 19 de outubro de 2007.“Institui no âmbito do Município de Monte Alegre de Sergipe o dia da “Marcha Para Jesus”, cuja comemoração se dará sempre no 2º sábado do mês de Janeiro, sendo tal data, feriado municipal”.O PREFEITO MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE DE SERGIPE, ESTADO DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Monte Alegre de Sergipe/SE, aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:Art. 1º – É instituído no âmbito do Município de Monte Alegre de Sergipe o dia da “Marcha Para Jesus”, cuja comemoração se dará sempre no 2º(segundo) sábado do mês de janeiro, ficando consignado este dia, como sendo feriado municipal.Art. 2o – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.Art. 3o – Revogam-se as disposições em contrário.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE DE SERGIPE, ESTADO DE SERGIPE, em 29 de outubro de 2007.

JOÃO VIEIRA DE ARAGÃO
Prefeito Municipal

Fontes consultadas: Wikipédia: www.wikipédia.com.brPrefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe.