quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

OLHAR DE AGUIA OU DE GALINHA?



Introdução: A Águia uma das aves mais comuns da Palestina, mas hoje está à beira da extinção. A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos. Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!
Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação e para viver então mais trinta anos. Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz. “Se alguém está com Cristo é uma nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. “Quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia”. "A águia é uma ave guerreira - A águia é a ave que voa mais alto - Is 40:31 A águia possui a melhor visão - Sl 103:5.....Jl 2:28,29- Ela vê a sua presa a 2 mil metros de altura A águia faz o seu ninho no cume das montanhas - Sl 91:1; Pv 18:10A águia quando vem a tempestade - Sobe usando a força do vento - E voa sobre a Tempestade - Fala do crente maduro como Jó...- Como o apóstolo Paulo - Rm 8:35-39A águia vive em renovação - Sl 103:5; Is 40:29-31A águia tem longevidade - fala da Igreja na Terra. O diabo tentou matá-la, mas ela segue em vitória - Mt 16:18 Quando a águia sente que vai morrer - Ela desaparece.....Até hoje ninguém encontrou um corpo de águia morta.... Ela voa acima das nuvens....sobe .....vai subindo....sai da atmosfera....- Quando um salvo morre - voa para o Ceu - Ap 14:13- Quando Jesus voltar - Voaremos ao encontro do Senhor nos ares - 1 Ts 4:16-18. A Águia é a única ave de rapina que no momento da tempestade enfrenta e voa ainda mais alto, pois as suas asas se trancam fazendo com que o vento a leve para o alto. O crente no momento da tempestade deve buscar ao senhor, pois é nesse momento que ele reconhece que Deus pode acalmar a tempestade, pois Ele é superior a tudo.
Após a tempestade a Águia busca um esconderijo, aonde existe uma pedra com um lado áspero e outro lado liso e uma corrente de água. A Bíblia fala que nós devemos buscar um esconderijo, mas o esconderijo do Altíssimo. É nesse momento de dificuldades que devemos buscar esse esconderijo, é o momento é de se achegar a Deus. Salmos 91:1
No esconderijo a águia passa por um processo de limpeza.
Primeiro passo:
Limpeza do bico - ela passa o bico na parte áspera da pedra para tirar a sujeira mais grossa e depois passa no lado liso para amolar o bico.
A Bíblia nos dá algumas orientações quanto a limpeza do nosso ser. Vejamos quanto a limpeza da boca: Efésios 4:29 Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem. A palavra MANÉ segundo o Novo Dicionário Aurélio significa TOLO, conforme a Palavra de Deus em Mt. 5:22 todos os que proferirem essa palavra estão sujeito ao fogo do inferno. A nossa boca é um manancial de vida. Pv. 10:11 Da mesma boca procedem bênção e maldição. Tg. 3:10
Segundo passo: Com o bico limpo e amolado a águia começa o segundo processo que é tirar todas as penas se despindo diante do criador. O crente precisa se despir diante de Deus. (Pode doer um pouco, mas é necessário).O homem que trata a mulher asperamente Deus não houve a sua oração é necessário se retratar para que Deus atue. CL. 3.16 1 Pd. 3.7 A manutenção de sentimentos negativos:  ódio, mágoas, ciúmes, invejas, falta de perdão, etc. causadores dos mais variados distúrbios psicossomáticos. Hb. 12:15. É preciso reconhecimento de seus pecados se despindo diante do criador, se preparando para uma boa limpeza. O primeiro passo é o arrependimento, assim seremos purificados. I Jo. 1:9 Depois de despida diante do criador a Águia entra na água corrente a passa 30 dias se banhando, para tirar toda impureza adquirida pela tempestade. O crente depois de despido deve se banhar com a lavagem da água que é a Palavra, não um banho de 30 minutos, mas um banho como o da Águia. A lavagem da água é a leitura da Bíblia, essa leitura nos leva ao conhecimento de Deus, a uma comunhão com Ele e quanto mais comunhão, mais santo, mais amigo será daquele que é o nosso Pai. Durante o banho as penas da Águia voltam a crescer. Quando as penas estão grandes a Águia lubrifica suas penas com óleo que ela retira de duas bolsas que se encontram debaixo de suas asas, só então ela estar preparada para enfrentar uma nova tempestade. O crente também precisa desse óleo, durante lavagem pela água, nossos sonhos, nossas vontades as vezes são frustrados e o óleo significa UNÇÃO, a unção é que despedaça o jugo, tira o peso do pescoço. Jesus, Paulo precisou da unção Lc. 4.16 , At 9:17 Todos nós precisamos da unção para enfrentarmos as tempestades, para sermos abençoadores, para orarmos mais e vermos o Deus criador operar salvação, curas e milagres. Como está sua vida com Deus, as vezes é necessário retroceder, acampar e esperar a hora de marchar outra vez, mas com segurança e tendo o Senhor a nossa frente como a nossa bandeira. Ex. 14.15.
Ilustração. Um camponês criou um filhotinho de águia junto com suas galinhas. Tratava-a da mesma maneira que tratava as galinhas, de modo que ela pensasse que também era uma galinha. Dava a mesma comida jogada no chão, a mesma água num bebedouro rente ao solo, e fazia-a ciscar para complementar a alimentação, como se fosse uma galinha. E a águia passou a se portar como se galinha fosse.

Certo dia passou por sua casa um naturalista que, vendo a águia ciscando no chão, foi falar com o camponês: "Isto não é uma galinha, é uma águia!" O camponês retrucou: "Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha!" O naturalista disse: "Não, uma águia é sempre uma águia, vamos ver uma coisa..."
Pegou a águia, e suspendeu-a acima da cabeça e falou: "Vamos, águia, voe!" Mas a águia caiu pesadamente no chão. O camponês disse: "Viu só? Ela é galinha!" No dia seguinte, o naturalista voltou à casa do camponês. Inconformado, levou a águia para cima da casa e elevou-a nos braços dizendo: "Voa, você é uma águia, assuma sua natureza!" A águia contemplou a imensidão do espaço desconhecido, e viu lá embaixo as galinhas ciscando e comendo. Ao invés de voar para o alto como esperava o naturalista, foi disputar os grãos jogados no chão, junto com as galinhas.
Então o camponês disse: "Não adianta. Eu não lhe falei que ela agora era uma galinha?!" O naturalista disse: "Amanhã, veremos..." No dia seguinte, logo cedinho, eles subiram até o alto de uma montanha. O naturalista levantou a águia e disse: "Águia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima e os campos verdes lá em baixo, veja, todas estas nuvens podem ser suas. Desperte para sua natureza, e voe como águia que é..." Quando a luz do sol penetrou nas retinas da águia, ela começou a ver tudo aquilo e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto. De início, ficou um pouco confusa, sem entender o porquê de ter ficado tanto tempo alienada. Mas a luz do sol e o espaço infinito fizeram com que ela sentisse seu sangue de águia correr nas veias. Então, perfilou devagar suas asas e partiu num voo lindo, até que desapareceu no horizonte azul. Muitas vezes, criam as pessoas como se fossem galinhas; porém, elas são águias.
Por isso, todos nós podemos voar, se quisermos. Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar. Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como querem que a gente seja, pois, com uma mentalidade de galinha, fica mais fácil controlar as pessoas, elas abaixam a cabeça para tudo, com medo. Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas com MEDO, nunca!
Conclusão:
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE UMA ÁGUIA
•    VISÃO – abra sua visão para o novo de Deus,
•    FORÇA – agarre com seu coração a presença a manifestação de Deus e as promessas de Deus em suas mãos e em seu coração Renovação – Deus é Deus de aliança, de renovo, uma nova vida, regada de novas atitudes.
Eis que faço novas todas as coisas, diz o Senhor!...mas uma coisa, é que se esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...” Fl. 3:13-14
PROMESSAS DE VITÓRIA...porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” 1Jo. 5:41.   
1. Sobre as forças espirituais do malEis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” Lc. 10:19
2. Sobre as mais severas afliçõesQuem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Rm. 8:35-37







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.