quarta-feira, 10 de junho de 2015

O REAL PROPOSITO DA PASCOA PARA OS JUDEUS



Ex. 12.1-28 - Festa instituída por Deus para Israel, na época do êxodo, para celebrar a noite em que o Senhor Jeová poupou todos os recém-nascidos primogênitos dos Israelitas e matou todos os primogênitos dos Egípcios. A palavra hebraica pesah (do grego pascha).
No AT, é feita uma referencia à celebração da primeira pascoa por Moises, com aspersão de sangue para que os primogênitos israelitas não fossem tocados Hb. 11.28. “Moises ordenou que o sangue fosse derramado sobre os umbrais das portas de cada Israelita, na expectativa da destruição vindoura dos primogênitos do Egito e a libertação das famílias israelitas” Existem muitas outras referencias a festas da pascoa durante a vida do Senhor Jesus. Ainda criança todos os anos ele era levado por seus pais a Jerusalém Lc. 2.41, “Nem todos os Judeus obedeciam a exigência, especialmente aqueles que moravam em lugares distantes como Nazaré, no entanto, sendo judeus piedosos e observantes da palavra, subiam a Jerusalém todo ano” no quarto evangelho três pascoas são mencionadas durante o ministério do Senhor Jesus Jo.2.13,23; “O contraste grande na festa das bodas ele foi convidado e realizou o milagre de benção; Na pascoa em sua casa realizou um milagre de julgamento.” 6.4; “É provável que as passagens do AT lidas durante a  Pascoa, nos tempos de Jesus incluíssem Gn . 1 – 8; Ex. 11 – 16; Nm. 6 – 14 há fortes semelhanças  entre estes textos e os comentários de Jesus, neste discurso”.   11.55; 12.1; 13.1; 18.28,39; 19.14 . e acredita-se que a festa mencionada em Jo. 5.1 seria a quarta pascoa
Uma ultima passagem do NT desenvolve claramente o significado tipológico da pascoa e da festa dos pães asmos para o Cristão. Paulo conclama aos coríntios a eliminar o fermento da malicia e da iniquidade, e observar diariamente a festa “porque Cristo nossa Pascoa, foi sacrificado por nós” ICo. 5.7. Dessa forma Paulo declara diretamente que Cristo é “o nosso cordeiro pascoal” conforme o “Cristo o cordeiro Pascoal” Devido a estas passagens, e a ensinos semelhantes a Igreja primitiva veio a entender que a ceia do Senhor substitui completamente a celebração da Pascoa.
Conclusão: A pascoa refere-se à saída do Egito, constituindo-se numa das mais importantes festas do calendário religioso dos judeus. Para os Cristãos, é o dia que se celebra a morte de Jesus Cristo e sua ressurreição (festa da pascoa), Jesus foi crucificado na véspera da pascoa judaica. Paulo falando da ressurreição do Redentor disse: “Sendo ele a s primícias dos que dormem I co. 15.20”.

BIBLIOGRAFIA
TEMPLUS “João Batista Ribeiros Santos” DICIONARIO BIBLICO
CPAD “Charles F. Pfeiffex, Houvard F. Vos, John Rean” DICIONARIO BIBLICO WYCLFFE
ATOS “David Stern” COMENTARIO JUDAICO
CPAD “Orlando Boyer” ESPADA CORTANTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.