terça-feira, 30 de junho de 2015

O CUIDADO PATERNAL PELO JOVEM OBREIRO



Introdução: Há pouca dúvida sobre a circunstância da conversão de Timóteo, que é mencionado pela primeira vez no relato da segunda viagem missionária de Paulo (Atos 16:1). Paulo encontrou este rapaz em Listra, cidade que ele havia visitado poucos meses antes na primeira viagem. É muito provável que Timóteo tenha sido batizado nesta primeira visita de Paulo e rapidamente conquistou o respeito dos irmãos na região. Nisso já observamos um fato interessante sobre o caráter de Timóteo. Foi em Listra, na primeira viagem, que Paulo enfrentou a perseguição mais severa até então. O apóstolo foi apedrejado nesta cidade (Atos 14:19). Timóteo viu o perigo de ser discípulo, mas nem por isso desistiu!
O pai de Timóteo era grego, evidentemente descrente, mas a mãe e a avó eram pessoas de fé. Paulo deu crédito a estas duas mulheres quando falou da sinceridade da fé do jovem (2 Timóteo 1:5).
Quando Paulo ouviu o bom testemunho sobre Timóteo dos cristãos da região ele pediu que o rapaz o acompanhasse no resto da viagem. Timóteo se tornou auxiliar de Paulo durante o resto da vida do apóstolo, e foi visto por este irmão mais velho como filho na fé (1 Timóteo 1:2).
Paulo escreveu esta carta para ser o manual de treinamento para o jovem obreiro Timóteo seu filho na fé o novo líder enquanto estava se esforçando em pastorear a amedrontada igreja de Éfeso. Paulo encarregou Timóteo de cinco tarefas:
1.    Primeira tarefa: Combater o bom combate ITm. 1.18-20
2.    Segunda tarefa: Manter-se a si mesmo digno diante da casa de Deus ITm. 3.14,15.
3.    Terceira tarefa: Não negligenciar seu dom ITm. 4.11-16
4.    Quarta tarefa: Observar estas coisas sem prevenção ITm. 4.11-16
5.    Quinta tarefa: Guardar o que lhe foi confiado ITm. 6.20,21.
Conclusão: Timóteo como um filho Espiritual do apóstolo Paulo, o apóstolo dedicava parte do seu tempo para orientar a Timóteo, exemplo para os lideres nos dias atuais.

DC. Rinaldo Santana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.