terça-feira, 15 de julho de 2014

A SABADORIA RESULTA EM HONRA PV. 3.35



Pv. 3.35, Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam para si confusão. Pv. 1.7, O Principio da sabedoria é o temor a Deus, temer a Deus não quer dizer ter medo dele, mas leva-lo a serio naquilo que ele diz. Este é o caminho que leva à verdadeira sabedoria.
Quão importante é o temor do Senhor para a obtenção da sabedoria? A sabedoria é imprescindível! Você não consegue chegar perto da sabedoria sem temer a Deus (Jó 28:28). Quão importante é a humildade para se obter honra? Absolutamente essencial! Você não chegará à verdadeira honra sem ela (Pv 11:2; 16:18; 18:12; 29:23). Se você ama a sabedoria e busca o favor de Deus e dos homens, então aqui estão as regras para a sua vida. Humilhe-se diante de Deus e dos homens no temor de Deus.

Qual é o temor do Senhor? É um medo reverente por Ele e pelo Seu poder, um respeito profundo aos Seus mandamentos e às Suas leis, e uma consideração temerosa pela punição que Ele pode aplicar ao tolo. Não é um temor escravizante e desmoralizante que cause terror ou desespero. É um desejo fervoroso e santo de agradá-lo em todas as coisas e cumprir, o mais perto possível, o desejo Dele para a sua vida. É um reconhecimento sóbrio de que Ele é Deus e você é a Sua mera criatura.

A importância desses dois requisitos não pode ser sobre-estimada. Moisés ensinou o temor do Senhor (Dt 10:12), Josué também (Js 24:14), Samuel (ISm 12:14,20,24), Davi (Sl 34:9-11) e Salomão (Ec 12:13-14). Foi a conclusão da experimentação conclusiva de Salomão! É todo o dever do homem! O próprio alicerce da sabedoria exige o temor de Deus: sem ele você não consegue nem mesmo começar (Pv 1:7; 9:10; Sl 111:10).

Quando você teme ao Senhor, você se torna responsável diante de um Juiz mais alto do que qualquer autoridade humana. Os homens pecam facilmente quando o único risco é o desagrado ou a punição pelas mãos de outros homens, mas o temor de Deus traz as maiores motivações para que um homem faça escolhas sábias e retas. Foi esta realidade que guardou José da mulher de Potifar e a Davi de matar o rei Saul.
Quando você é humilde, você pensa antes de falar e você fala mansa e bondosamente, porque você conhece a tolice do seu coração e dos seus lábios. Tal cuidado e reserva traz respeito e honra até mesmo de reis (Pv 15:1; 16:13; 17:27-28; 22:11). Agarre-se a isto!

BIBLIOGRAFIA
Russell P. Shedd,. Edmilson F. Bizerra. Uma Exposição De Tiago A Sabedoria De DEUS. Editora Shedd Publicações
Alexandre Coelho e Silas Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora CPAD. 

Dc. Rinaldo Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.