quarta-feira, 9 de abril de 2014

DIVERSIDADES DE DONS NO MESMO ESPIRITO - Leitura diaria da Terça Feira



Introdução: Neste estudo examinaremos vários textos das Escrituras relacionados a manifestações espirituais, como dons, ministérios e operações, com vistas a se atingir os seguintes objetivos:

1.  Que todos conheçam a respeito das coisas espirituais 1Co 12.1;
2.  Que cada um descubra os dons que tem recebido Rm. 12.6;
3.  Que os desejemos 1 Co 12.31; 14.12;
4.  Que cada um opere eficazmente naquilo que tem recebido de Deus 1Tm 4.14; 2Tm 1.6; 1Pe 4.10 Toda a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo - está envolvida na concessão de dons à Igreja:
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” 1Co 12.4-6.“Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens” Ef 4-8.Todos os discípulos de Jesus Cristo recebem graça do Senhor e Ele espera que eles a usem;
    5.  Para a edificação do Corpo de Cristo 1Co 12.7; Ef 4.11-16;
  6. Para testemunho ao Mundo e salvação dos inconfessos 1Co 14.21-25; Jo. 4.16-19, 28-30, 39-42.
Deus concede dons, ministérios e operações à Sua Igreja. Contudo, a sua maior prioridade para nós é que cada um de nós seja conformado à "imagem" (caráter, semelhança moral e espiritual) de Cristo Rm 8.28,29; 12:1-2; 2Co 3:18. Na perspectiva de Deus, nenhuma manifestação espiritual pode substituir um caráter semelhante ao de Cristo. A vontade de Deus é que tenhamos tanto os dons quanto um caráter semelhante ao de Cristo. Se tivermos um caráter semelhante ao de Cristo, descobriremos que os dons espirituais funcionarão
melhor e produzirão mais frutos na vida dos outros. É importante ressaltar que o maior dom que nos foi dado é o próprio Espírito Santo At 2.38; 10.45; 1Co 12.13, e o exercício dos demais dons deve ser fruto da presença do Espírito Santo em nossas vidas. No texto de 1Co 12.1 Paulo disse que não queria que os coríntios fossem ignorantes a respeito dos dons espirituais (o texto não fala explicitamente de dons, mas de coisas, ou manifestações espirituais). Nos versos 4-6, Paulo fala de três tipos de coisas:
•Dons (Charisma) = dádivas da graça (Charis) divina;
•Ministérios (Diakonia)= serviços;
•Operações (Energema) = realizações através do poder de Deus. Esses dons fortalecem espiritualmente o corpo de Cristo e aqueles que necessitam de ajuda espiritual.

Fonte de pesquisa:
Bíblia de Estudo Genebra;
Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2009;
Bíblia de Estudo Pentecostal;
Bíblia de Estudo Dake




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.