segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O FRUTO DA COBIÇA


INTRODUÇÃO Até mesmo nós, os crentes em Jesus e transformados pelo seu poder, temos de ter cuidado com a cobiça. Temos exemplos na Bíblia como o de Ananias e Safira At. 5 onde temos conhecimento que a cobiça causou a morte do casal.
COBIÇA É:
Desejo veemente de possuir bens materiais; avidez, cupidez. Ambição desmedida de riquezas.
Primeiro: Cada indivíduo é capaz de reconhecer que a sua necessidade foi suprida e seu apetite saciado. Depois disso, o desejo torna-se cobiça.
“Se achaste mel, come somente o que te basta, para que porventura não te fartes dele, e venhas a vomitar” Pv.25.16.
Segundo: A tolerância que o indivíduo tem consigo mesmo pode mascarar a cobiça. Portanto, é preciso observar o ensinamento bíblico em relação ao que desejamos.
Deus estabeleceu limites: Adão poderia comer do fruto de todas as árvores, exceto uma Gn.2.16-17. Quando desejamos o que Deus proibiu, está caracterizada a cobiça.
CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA:
1. Quando a pessoa não consegue adquirir algum bem alheio, ela:
1.1 — Guarda rancor e insatisfação
Este é um dos motivos que muitas vezes tem levado ao suicídio ou ao homicídio. A pessoa rancorosa se torna insatisfeita Hb. 12.15
a.     Se privando da graça de Deus
b.     Faz brotar raiz de amargura, fazendo com que muitos se contaminem
1.2 — Deseja o mal do próximo
A pessoa frustrada por não ter conseguido algum bem alheio tem no coração o desejo de vingança IRs. 21.5-8.
1.3 — Tem sentimento de inferioridade
A pessoa dominada pela cobiça e a inveja subestima tudo quanto tem e até ela mesma anda sempre em baixa auto-estima Gn 4.5-8.
a.     Irou-se fortemente v.5
b.     Descaiu-lhe o seu semblante v.5
c.      Levantou-se contra seu irmão Abel e o matou v.8
1.4 — É pessimista
Para ela, nada está bom. Sempre anda cabisbaixa e mal-humorada, dominada por medo, desânimos e pensamentos negativos. O resultado é a sua total derrota espiritual e o afastamento de Deus Salmo 73.2,3.
a.     Quase se desviou v.2
b.     Tinha inveja dos soberbos v.3
·        Quando Moisés mandou doze espias a investigar a terra de Canaã dez deles apresentaram um relatório negativo, o pessimismo estava dominando a vida daqueles homens, de maneira tal que eles não viam nenhuma saída, para eles prosseguirem a caminhada e desejaram voltar para o Egito, quando o crente deixa a sua vida Espiritual ser levada por pensamentos negativos, ele perde o foco da caminhada para a Canaã Celestial e deseja voltar para o mundo.
Conclusão: O Escritor aos Hebreus nos adverte no capitulo 12 e versículos 15 tendo cuidado que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.