terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A CHAMADA DE ELIAS




INTRODUÇÃO:  Elias foi um profeta no Reino de Samaria durante o reinado de Acabe, enfrentou situações adversas, por ter atendido o chamado de Deus para uma missão especifica.  Todos nós enfrentamos, muitas vezes, situações que nos deixam relutantes e temerosos. Na nossa vida espiritual, não é diferente. Emoções de variada ordem, incluindo o medo, podem assaltar-nos, quando Deus nos chama a desempenhar a Sua obra, sendo necessário tomar uma decisão e abraçar essa oportunidade.
Elias cujo nome é: “Jeová é Deus”. Foi chamado por Deus para o ministério profético, num momento em que se fazia necessário confrontar-se com Acabee a malignidade de Israel. Período este, marcado por crise, fome, miséria, corrupção e apostasia. Mas, em meio à crise moral, social e espiritual, Deus pôde contar com a coragem e a determinação de Elias, para ser seu porta-voz.
Elias respondeu a chamada divina e serviu-O fielmente. Deus chama pessoas como Elias, e como tu, para O servirem como Seus embaixadores. Enquanto estudas acerca da forma como Ele o levantou como Seu porta-voz, reflete sobre a forma como Deus te quer usar, quando te chama a realizar a Sua obra. Será que Deus pode contar com você assim como contou com Elias?
I – A SUA CHAMADA AO DESEMPENHO DE UMA MISSÃO 1Rs 18:1-2
No capítulo 17 do livro de 1 Reis, Elias aparece-nos como o profeta cuja missão foi confrontar o iníquo rei Acabe 17:1; entretanto, são-lhe atribuídas outras missões 17:2-24. Agora, no capítulo 18, Elias é chamado a servir como testemunha, face ao pecado de Acabe.
a.     A natureza da sua chamada. A vocação e a chamada de Elias foram divinas da mesma forma como foram as vocações e chamadas dos demais profetas canônicos. Esse fato é logo percebido quando vemos o profeta colocar Deus como a fonte por trás de suas enunciações proféticas: “Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou” 1Rs 17.1; 18.36. Somente um profeta chamado e vocacionado diretamente pelo Senhor poderia falar e agir desta forma.Todo cristão foi chamado para a salvação, porém, alguns foram chamados para tarefas especiais. É a nossa vocação e chamada quem nos habilita para a obra do Senhor.
b.     A chamada de Deus acontece, sempre, no momento certoAs consequências das secas constatam-se algum tempo após a sua ocorrência, acontecendo algum tempo após o seu anúncio 17:1, adiando, também, o Senhor o anúncio do seu fim, dando tempo a Acabe para reconhecer o seu pecado e as suas terríveis consequências, convencendo-o da necessidade de arrependimento e conversão. Se reconheceres que Deus te chama, trata-se do momento certo, desejando usar-te, segundo a Sua vontade e sabedoria Et 4:14
·        Ester atendeu o chamado no momento certo;
·        Chegou ao reino no tempo de livrar o seu povo.
c.      A Chamada de Deus é pessoal. A palavra de Deus veio “a Elias”. Ele era o homem certo, para a missão!
                               I.            Deus conhece-te Jo. 10:27, Fp. 3:4-7; 2 Cor. 12:9-10;
                             II.            E sabe quando és tu, e não outro, que deve realizar uma missão específica!
                          III.            Porque te conhece tão bem, sabe exatamente onde, quando e de que forma te pode usar no Seu serviço.
d.     A chamada de Deus não deixa de se realizar - “veio a palavra de Deus a Elias”.
                               I.            Elias sabia precisamente o que Deus queria que fizesse – “apresenta-te a Acabe”.
                             II.            Semelhantemente, Deus quer que entendas o que quer de ti Ef. 5:17,
                          III.            Deus não é Deus de confusão e de ambiguidades, revelando-te a Sua vontade através da Sua Palavra Sl. 119:105.
                          IV.            a fome em Samaria” era uma das terríveis consequências da atitude e pecado de Acabe!
                            V.            Elias tinha que confrontar o rei com os resultados da sua rebeldia e mostrar-lhe as provas da misericórdia de Deus.
e.     Deus chama-te e conta contigo. Se fores sensível à Sua voz, orientando-te, não subsistirão, em ti, quaisquer dúvidas quanto à Sua vontade, tal como aconteceu com Paulo e os seus companheiros, quando optaram pela Macedónia At 16:10.
f.       A chamada de Deus é, muitas vezes, muito específica. “Vai, apresenta-te a Acabe”.
                               I.            Há atividades naturais e contínuas na vida do crente: oração, leitura da Bíblia, partilha da fé em Jesus, louvor, discipulado, entre outras.
                             II.            Contudo, pode Deus usar-te em qualquer situação especial.
                          III.            Talvez escreveres encorajando alguém, visitar alguém hospitalizado, fazer alguma pequena viagem missionária, servir como voluntário em alguma atividade que sentes necessário desenvolver na tua igreja.
g.     A chamada de Deus é sempre tranquilizadora. A seca e a fome consequente eram parte da resposta de Deus à baixeza de Acabe. Este, tinha procurado Elias 1 Reis 18:10, talvez por esta mesma causa. Quando Deus te escolhe e chama, deseja que sintas paz e tranquilidade, pois estará contigo Heb. 13:5.
h.     A sua resposta à chamada de Deus. Elias imediatamente, confiando obedientemente que Deus estaria com ele. Sentes que Deus te chama, como servo obediente? Como solução para alguma situação a que, porventura só tu, podes dar resposta? Não tardes a responder, de forma obediente Isaías 6:8 “Eis-me aqui envia-me a mim”
II – DESAFIOS A ENFRENTAR 1 Rs 18:7-14  
 Vejamos bem os desafios encontrados em uma chamada:
a.     A resposta de Elias não lhe garantiu facilidades;
b.     É errado supor que a tua obediência te livrará, sempre, de dificuldades;
c.       As pessoas são, muitas vezes, desafios a ultrapassar;
d.     Acabe era um desafio, para Elias;
e.     Tudo nos indica que nunca mais os dois se enfrentaram, após o anúncio da seca, embora Acabe desejasse encontrar-se com Elias, que não seria, de forma alguma, um encontro amistoso!;
f.        As suas relações eram tensas, tal como seria o encontro que se aproximava;
g.     Contudo, a tensão e perigosidade do encontro não podiam inviabilizá-lo, dada a sua importância, tornando-o ainda mais necessário! Enfrentar pessoas é, geralmente, um desafio.
h.                    Alguns, “sempre [resistirão] ao Espírito Santo” At. 7:51
Também as circunstâncias constituem por vezes um desafio.
a.     A fome era extrema em Samaria” 1 Rs 18:2;
b.     Motivo de perseguição v. 10;
c.       E ameaça à vida do servo de Deus v. 13;
d.     As circunstâncias podem mudar, mas quase nunca serão agradáveis:
e.      José sofreu às mãos de seus irmãos;
f.       Daniel enfrentou os leões;
g.     Paulo conduziu o seu ministério, muitos anos, a partir da prisão;
h.     Timóteo tinha problemas de saúde, com o seu estômago.
i.        Também as lealdades constituem, muitas vezes, grandes desafios a vencer.
j.       Poucas pessoas podiam acompanhar Elias à presença de Acabe.
k.     Até Obadias, mordomo do rei, temia falar-lhe acerca de Elias v. 8,9 estando dividido entre o seu  “senhor Elias” v.7 e o “senhor” Acabe v.8;
l.         No coração de Obadias, o temor a Deus tinha o mesmo peso que o temor aos homens, parecendo temer mais a punição do que a recompensa pela atitude desejável v.9-13;
m.   Considerava o seu serviço a Deus como um assunto particular v.13
n.     Que não se devia misturar com a sua função, como servo de Acabe v.7-10;
o.      Cumpria as ordens de Acabe, como seu servo v.3-6;
p.      Mas hesitava em responder positivamente à palavra do profeta e de Deus v. 8-12.  
III – O SEU COMPROMISSO COM A MISSÃO 1 Rs 18:15-16  
a.     Perante a chamada divina, não obstante os desafios e obstáculos, Elias assumiu realizar a sua missão v.15;
b.     O seu exemplo confirma o seu propósito de cumprir o seu compromisso com Deus;
c.       Como Elias, tu também confias no Deus vivo, que te ajudará a manteres o teu compromisso com Ele Jo 20:26-28;
d.      No teu relacionamento com Deus, deves, também, confiar na presença constante de Deus “perante cuja face estou” v.15.
O teu relacionamento com os outros.
a.     Obadias não estava decidido a falar a Acabe acerca de Elias, temia pela sua vida v.9;
b.      Podendo dar-se o caso de Deus alterar os planos de Elias v.12;
c.       Porém, Deus e Elias tinham o mesmo plano. A determinação de Elias teve como fruto a obediência de Obadias v.15-16;
d.      Devemos ser cuidadosos, não traindo a confiança que depositam em nós, levando muito a sério os nossos compromissos com o Senhor.
Conclusão: Na obra que Deus te deu para realizares, imita a fidelidade de Elias, disponibilizando-te e desempenhando dedicadamente a tua missão, enfrentando os desafios na certeza que Deus estará contigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.