domingo, 17 de outubro de 2010

A ORAÇÃO NO MINISTÉRIO DE JESUS


Jesus iniciou seu ministério com oração. Cerca de quinze séculos antes do inicio do ministério de Jesus na terra, Moisés anunciou: “O Senhor, teu Deus te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis” Dt. 18.15. Em seu batismo no momento de oração o céu se abriu o Espírito Santo desceu sobre ele e a voz de Deus foi ouvida do céu. “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo Mt. 3.17”. É o mesmo para nós: tão logo começamos a orar é o momento em que os céus se abrem. Deus e o homem se encontram em perfeita comunhão, através da oração. As limitações humanas desaparecem e entra em cena o Deus do universo. Se reconhecêssemos o que faz por nós a oração entraríamos mais freqüentemente na presença de Deus através da oração!
Não só os céus se abrem quando oramos como também o Espírito Santo desce sobre nós. Que empolgante essa verdade! Jesus só podia estar em um lugar de cada vez mas o Consolador a quem enviou o Espírito Santo pode estar conosco em qualquer lugar e a qualquer hora. O Espírito Santo nos capacita quando oramos. “E da mesma maneira também o Espírito Santo nos ajuda nas nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Rm. 8.26. Quando Jesus orou ouviu a doce voz do Pai dizendo “Este é meu Filho amado”. Como todos nós desejamos ouvir as palavras de segurança do amor de Deus! Essas coisas todas acontecem quando oramos. Os grandes pregadores podem mover multidões, mas até mesmo a mais simples oração fala direto ao coração de Deus.
Jesus não orou para conseguir o que queria, mas para receber força para cumprir a vontade do Pai. Ele estava em perfeita harmonia com o Pai. Ao enfrentar a cruz ele disse: “Pai se queres passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua” Lc. 22:42. A oração nos ajuda a fazer a vontade de Deus. Ele, Jesus, na oração do pai nosso, ele ensinou o seguinte: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” Mt. 6.9,10.
Em suas orações Jesus perdoava aqueles que o crucificavam dizendo: “Pai perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” Lc. 23:34. Como perdoar aqueles que nos ferem? Somente pela oração. Jesus deixou o exemplo daquilo que ensinou na oração do pai nosso. “E perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores Mt. 9.12
O último ato de Jesus antes de morrer foi uma oração o final natural de uma vida de oração. “Duas breves orações saíram dos lábios de Jesus durante o opróbrio da cruz. Na primeira vemos sua aflição a respeito daquilo que, para o homem Jesus, parecia ter sido o total abandono da parte de Deus; na segunda, deparamos com sua declaração de entrega absoluta nas mãos de Deus. a primeira oração na cruz deu-se quase no fim da crucificação: “Eloi, Eloi, lama sabactani? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”Mc. 15.34; a segunda oração na cruz foi muito curta: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” Lc. 23.46”. Nós também podemos nos consagrar a Deus. Para Jesus a oração era tão natural quanto respirar. Se sinceramente desejamos ser como Cristo sigamos Seu exemplo!
John Huss, acossado por seus inimigos enquanto se encaminhava para ser executado na fogueira, falou com fé firme e exatidão teológica: “Entrego o meu espírito em tuas mãos, ó Senhor Jesus, pois tu me remiste”, se bem que na hora da morte quase nunca haja oportunidade de fazermos uma oração com essas mesmas palavras, podemos tomar a decisão de servir a Jesus a cada dia que vivemos. A oração não custa nada financeiramente. Não exige uma catedral joelhos dobrados ou mesmo olhos fechados. Onde e quando nos encontramos em humildade na presença do Senhor estamos ligados a um Deus maravilhoso. Jesus iniciou o ministério com oração terminou a vida sobre a terra com oração. Se Ele viveu em oração quanto mais nós necessitamos orar?!

Fonte de Pesquisa: 
Robert L. Brandt e Zenas J. Bicket - Teologia Biblica de Oração
Charles Finney - Teologia Sistematica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.