terça-feira, 5 de outubro de 2010

A ORAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO


A ORAÇÃO NO PENTATEUCO
A terminologia da oração é rica e variada na Bíblia Sagrada. O termo geral hebraico é tripilla, de uma forma do verbo palal; o termo grego é proseuche, onde o passivo médio é proseuchomai. A idéia básica da palavra é intercessão, e da palavra grega é o voto, mas essa etimologia não é mais o determinante de seu significado. As duas palavras podem ser usadas de forma abrangente para qualquer tipo de solicitação, intercessão ou ações de graças.
Não havia a exigência de uma postura para o exercício da oração e, na maioria das vezes, as orações eram feitas em pé, por exemplo, I Sm. 1.26; a grande oração da sinagoga hebraica deveria ser chamada de “oração em pé” (Amidah). Entretanto, em certas ocasiões as pessoas oravam ajoelhadas IRs. 8.54 ou prostradas IRs.18.42, com as mãos estendidas 1Rs. 8.22,54 ou levantadas Sl. 63.4, ITm. 2.8. Essas orações eram feitas de frente para o templo porque era o lugar onde Deus havia dito que estaria o seu nome I Rs. 8.29,30. Após a destruição do templo, as vezes as orações eram feitas em direção a Jerusalém Dn 6.10
A Oração - A oração é uma comunicação multifacetada entre os crentes e o Senhor. Alem de palavras como "oração" e "orar", essa atividade é descrita como invocar a Deus Sl 17.6. Invocar o nome do Senhor Gn 4.26, clamar ao Senhor Sl 3.4, levantar nossa alma ao Senhor Sl 25.1, buscar ao Senhor Is 55.6, aproximar-se do trono da graça com confiança Hb 4.16 e chegar perto de Deus Hb 10.22.

COMO ORAR
 Orar não faz parte da vida do homem natural. Quando não oramos quem fica prejudicada é a Vida de Deus em nós, que fica sem alimento. Essa vida nasce em nós, quando recebemos o novo nascimento, quando nascemos da água e do Espírito Jo 3:5, 6.
Como essa vida é nova para nós, que agora andamos em novidade de vida Rm 6:4, também precisamos aprender a alimentá-la. Como nascemos da água e do Espírito, o próprio Espírito intercede por nós, porque não sabemos orar como convém Rm 8:26. Andemos no Espírito Gl 5:16 e alimentemos a Vida de Deus que está em nós.
Os discípulos de Jesus pediram para Ele ensiná-los a orar, porque eles também não sabiam:

Orar não pode ser visto como ato de penitência para meramente subjugar a carne. Em nenhum momento a Bíblia traz esta ênfase. Oração não é castigo (assim como a leitura das Escrituras), idéia que alguns pais equivocadamente passam para os filhos, quando os ordena a orar como disciplina por alguma desobediência. Eles acabam criando uma verdadeira repulsa à vida de oração, desconhecendo o verdadeiro valor que ela representa para as suas vidas, por terem aprendido pela prática a reconhecê-la apenas como meio de castigo pessoal. Ao contrário, se aprenderem que orar é ato que eleva o espírito e brota de maneira espontânea do coração consciente de sua indispensabilidade, como ensina a Bíblia, saberão cultivar a oração como exercício de profunda amizade com Deus que resulta em crescimento espiritual Cl 1:9 " Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;". De igual modo, o mesmo acontecerá conosco. .  
 De todas as personalidades do Antigo Testamento que se ocuparam em oração ao Senhor, podemos fazer notório a Moisés.
O Salmo 90, a oração de Moisés nos deixa bem claro o contraste entre a imortalidade divina e a fragilidade humana
 Davi esclarecido pelo Espírito Santo orou dizendo: “Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim e a medida dos meus dias, qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.”
 Deus faz o homem tornar ao pó, enquanto chama à existência uma outra geração. Enquanto inúmeras gerações passam, Deus é de eternidade a eternidade Deus.
 A vida humana é breve, semelhante a um sono, ou a breve período de correntes de águas depois de um temporal. É semelhante a erva que cresce de madrugada, porém, cortada ao entardecer.
 Quando o povo de Deus, caminhando pelo deserto, se dirigia para o Monte Sinai, repentinamente os guerreiros amalequitas saíram do deserto e atacaram a retaguarda da enorme caravana do povo de Deus.  Os hebreus tinham poucas armas e nenhuma experiência de guerra.  Moisés, depois de um breve planejamento, subiu ao cume de um morro vizinho e levantou seus braços em oração, enquanto Josué e suas tropas saiam para enfrentar o inimigo. Rapidamente os amalequitas retrocederam em retirada.  Mas pelo cansaço, Moisés abaixou os braços.   Imediatamente, foram os hebreus que saíram em retirada.
 Arão e Hur haviam acompanhado a Moisés ao monte para orar.  Quando notaram a diferença que fazia a oração de Moisés, aproximaram-se dele e sustentaram ao alto seus braços para que pudesse seguir orando.  A oração fez uma grande diferença!
 H. M. S. Richards comentou: “A oração é a crença cristã de que mais se fala, mas a que menos se pratica”.
Moisés era um lide acostumado a orar, é importante quando um líder está em constante oração, oxalá que todos os lideres espirituais estivessem a oração como prioridade em sua vida.
É imperativo que nós aprendamos a orar eficazmente por nossos líderes - nas igrejas, organizações e nos movimentos de oração.

A ORAÇÃO E OS PROFETAS
A oração na vida dos profetas era de grande importância. Os profetas recebiam da oração luz e força para exortar o povo à fé e à conversão do coração. Entravam numa grande intimidade com Deus e intercedia pelos irmãos, aos quais anunciavam tudo o que viram e ouviram da parte do Senhor. Elias é o pai dos profetas, isto é, dos que procuram o Rosto de Deus. No Monte Carmelo, obtém o regresso do povo à fé, graças à intervenção de Deus, a quem suplica: «Responde-me Senhor, responde-me!» 1 Re 18,37.
 A oração do Profeta Elias
“Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e meteu o seu rosto
entre os seus joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel”. 1Rs 18.42b-45
A Oração do profeta Habacuque
Ouvi Senhor, a tua palavra, e temi; aviva ó Senhor, a tua obra, no meio dos anos, no meio dos anos a notifica. Na ira lembra-te da misericórdia. Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas: Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
VEJAMOS TRÊS PONTOS IMPORTANTES NA ORAÇÃO DE HABACUQUE:
1- O profeta orou ao Senhor, apresentando o seu temor, ao seu Deus. A Palavra nos exorta, a temermos ao nosso Deus, pois, o temor à Deus é o princípio da sabedoria;
2- Ele intercede pelo povo, por seus pecados, por suas ofensas ao Todo-poderoso. Judá estava prestes a conhecer a ira de Deus. Mui grande era a sua apostasia...
3- Habacuque, ora à Deus com sinceridade e humildade e diz: "Eu não ti sirvo com visão em víveres, fazendas, ou qualquer riqueza; ainda que não haja flores, anunciando os frutos futuros; nem possamos usufruir dos frutos presentes; ainda que o que espero... não aconteça, não chegue; mesmo que as Tuas promessas,Senhor, sejam para minha posteridade, tal qual, fizeste com Moisés; ou ainda, que os campos não produzam nenhum mantimento; e não haja carne de ovelhas ou de vacas... Mesmo assim, Te exaltarei, pois, és o Deus da minha salvação.
Que possamos ser e exercer uma fé, tal qual o profeta. Aprendamos a ser fiés no pouco, para que o Senhor nos honre com o muito.
A oração do profeta Eliseu No reinado de Israel 2 Rs 6.8-23. Sua dificuldade era que a cada passo, o rei de Israel, avisado por Eliseu, se antecipava e impedia o ataque.
O rei sírio, então, promove um cerco à cidade de Dotã, tentando prender o profeta. Quando o discípulo de Eliseu se levantou e saiu da casa, viu o cerco formado por fortes tropas, cavalos e carros. Ao responder a exclamação estupefata do moço, o profeta “... respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles" 2Rs 6.16. O relato nos edifica com algumas lição. Ambos estavam  vivendo um momento de crises V. 4 ss O alvo do cerco era Eliseu, que recebia do Senhor a revelação que salvara Israel do ataque do inimigo. Este cerco pode representar o “... pecado que tenazmente nos assedia..." Hb 12.1; o diabo, que como um leão “... ruge procurando alguém para devorar" 1Pe 5.8; os mais diversos problemas que nos afligem, assim, como também, as dificuldades no desempenho dos dons e ministérios e no realizar a obra que nos empenhamos.

Fonte de Pesquisa:
TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
Eugene H. Merrill
INTIMIDADE COM DEUS NO TEMOR DO SENHOR
De Joy Dawson
A DIVINA REVELAÇÃO DA ORAÇÃO
De Mary K. Baxter & George G. Bloomer
Dicionario Biblico Wycliffe
Charles F. Pfeiffen

 Rinaldo Santana

Um comentário:

  1. Passei aqui e gostei muito de seu blog, cada vez melhor, que Deus continue abençoando sua vida e seu ministério.

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