terça-feira, 23 de março de 2010

LAODICEIA UMA IGREJA MORNA

Laodicéia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As questões de justiça da região eram ouvidas em Laodicéia e fundos eram depositados nos bancos da cidade para segurança. Embora danificada por terremotos durante o reino de Augusto (27 a.C. - 14 d.C.) e novamente em 60 d.C, a cidade continuou reconstruindo e prosperando.
Laodicéia era uma pequena cidade situada no vale de Licos, na província de Frigia. Foi fundada pelo Imperador Antiochus II da Síria, no 3º século AC., em homenagem à sua esposa Laodicéia. Seus habitantes eram sírios e judeus que vieram do exílio babilônico. Mais tarde, em 190 AC., a cidade ficou no meio de grandes rotas comerciais do oriente, e com isso enriqueceu muito.
Laodicéia tornou-se famosa por 3 atividades essenciais:
1 - Confecção de roupas de lã negra;
2 - fortíssimo centro bancário por causa do ouro que ali circulava (troca de moeda);
3 - Por uma escola de medicina que fabricava um raro colírio para cura dos olhos.
Possivelmente o evangelho foi levado à Laodicéia por Timoteo, João Marcos e Epafras, a quem o Apóstolo Paulo menciona como missionário aos Colossenses. (ISBE)
Jesus escreveu essa carta para ajudar aquela igreja a recuperar a sua vocação adoradora e missionária.
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; Ap. 3 .15,16
Apesar de uma notável riqueza em ouro, indústria têxtil e medicina, a cidade padecia de uma sistemática ausência de fontes de água natural.Laodicéia era um verdadeiro deserto. A água precisava ser importada. De onde?
Laodicéia estava no meio de duas cidades especializadas no ramo de água. Hierápolis, há poucos quilômetros dali, era um verdadeiro ‘spa’ antigo, com suas fontes de água quente, usadas para o tratamento de varias doenças.
Do lado oposto, estava Colosso, uma pequena cidade cercada de fontes de água mineral fresca. Dessas duas cidades, vinha a água para Laodicéia. Como? Através de pequenos canos de barro. Mas, veja a sina de Laodicéia: a água quente que vinha de Hierápolis, chegava morna em Laodicéia, e a água fresca de Colosso, esquentava no calor do sol e chegava também morna em Laodicéia.
A igreja havia se tornado tão inútil, que Jesus estava quase a ponto de vomitá-la da sua boca. Mas na prática como é que isso acontece?
Ilustração das 4 tipos de pessoas por Steve Deneff no livro “Beyond Forgiveness.”
1° - Temos uma pessoa que não conhece a Deus e não tem qualquer interesse em conhecê-lo. Vamos chamar essa pessoa de o perdido.
2° - Está uma pessoa que não tem qualquer interesse em conhecer a Deus, mas os pais dela vão à igreja, seus amigos freqüentam a igreja. Por tradição religiosa, ou por envolvimento em alguma atividade da igreja, essa pessoa acaba chegando lá no meio, como se fosse um cristão, mas não é.
3° - Está o conhecido ‘amigo do evangelho’. Ele vai aos cultos, ouve a mensagem, é amigo do pastor, faz uma oferta aqui e ali, até é dizimista, vem num mutirão, vai a um picnic da igreja, mas nada de compromisso sério com Cristo, sua vida é tão velha e ímpia quanto antes.
4° - É uma pessoa que leva Deus a sério em sua vida. Ela ama a Deus, testemunha de Cristo, busca a Deus profundamente, sua vida é transformada.
Os dois primeiros tipos de pessoas do meio estão aqueles que têm oportunidade de conhecer a Deus, mas não querem. Então Jesus os qualifica de mornos – eles têm, mas não querem.
O primeiro é frio. Mas ele sabe disso, não disfarça, pelo menos é honesto.
O quarto é louco por Jesus e não esconde isso. É o crente-quente.
O quarto não somente ama a Deus, mas ama profundamente o perdido, e vive chamando para vir estar com ele
Os do meio, são mornos e tentam esconder isso. Por isso Jesus disse: eu preferia que vocês fossem frios ou quentes. Por que Jesus prefere que alguém seja mais frio do que morno?
Conclusão: Devemos ter muito cuidado para não sermos atacados pela mornidão. Quando o crente é atingido pela a mornidão espiritual surge em sua vida um desinteresse para com qualquer reunião de oração, leitura da bíblia, ou para com a vida em comunhão.
Mas alguns sinais aparecem e você sabe que a mornidão atacou uma pessoa.
1º Sinal: as coisas de Deus – as disciplinas espirituais são feitas na medida da conveniência. É quando é possível, quando não atrapalha, quando tudo já estiver terminado, quando não houver mais nada pra fazer, e ainda resta alguma vontade.
2º Sinal: a participação dessa pessoa morna é mínima nas atividades da sua igreja. E quando ela vem, o alimento espiritual lhe parece não apetitoso. Então aquela vinda à igreja se torna o prato da crítica, da murmuração, da fofoca, da insubmissão o resto da semana.
3º Sinal: a falta de sensibilidade para com Deus começa a refletir-se no seu relacionamento com as outras pessoas. A intolerância, a falta de perdão, a impaciência, a crítica injusta, a rebeldia, a arrogância, o egoísmo passam a dominar as atitudes dessa pessoa atacada pela mornidão espiritual.
Não deixe nenhum destes sinais invadir sua vida espiritual.
Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. Ap. 3.20

Rinaldo Santana





2 comentários:

  1. Irmão Rinaldo,

    Boa pesquisa. Bom artigo. Continue plantando a boa semente.

    samuca-borges.blogspot.com. Visite-o

    ResponderExcluir
  2. eu fico maravilhado, quando fala a respeito de jesus

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.