sexta-feira, 2 de outubro de 2009

EVANGELIZAÇÃO É PRIORIDADE

Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura. “Esta foi a ordem imperativa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Ouvi de certo irmão, quando o coordenador de missões da igreja em uma reunião convidou aos presentes na reunião para evangelizar a cidade, a seguinte expressão: “vamos fazer uma campanha de oração pra saber se é da vontade de Deus evangelizar a cidade”. Ora, se foi uma ordem imperativa do Senhor Jesus, não será preciso orar pra saber se é de sua vontade dele, porem precisamos orar pedindo a ele unção, e autoridade, orar para que seja aberta a porta da palavra, como o apostolo Paulo em Cl. 4.3.

Dois pontos importantes na obra da evangelização:
1. A autoridade do Messias, Mateus 28:18, 19. E, chegando - se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai todas as nações batizando-as em nome do pai e do filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos, Amém! Em Mateus 10. 1 “Jesus deu autoridade aos seus discípulos sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e curarem todo mal. “Precisamos orar pedindo esta autoridade; e não pra confirmar se evangelizar é da vontade de Deus”. Ainda em Lucas 19. 40 Jesus deixou bem claro que não podemos calar.
2. O relato de Lucas 24:44-47. Tanto o sofrimento, a morte e a ressurreição do Messias quanto a pregação de arrependimento e remissão se mostram a serem cumprimento do Antigo Testamento. Isso denota a idéia de um propósito divino, um supremo e "eterno propósito" Efésios 3:11, 12 Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
VEJAMOS ALGUMAS CARACTERISTICAS DE UMA IGREJA QUE EVANGELIZA CONFORME ATOS CAPITULO 11

1. Evangelismo e Proclamação - Os versículos 19 a 24 contam sobre o crescimento que a Igreja experimentou numa grande metrópole da época. Agora já não eram os missionários vindos de fora, mas a igreja já possuía esta característica de evangelização. O crescimento, especialmente entre os gregos, foi tal que os apóstolos em Jerusalém enviaram um emissário para ver o que estava acontecendo em Antioquia e assim criar um vínculo com a igreja de Jerusalém. Barnabé, enviado pelos apóstolos, ficou entusiasmado pela maneira como os cristãos viviam naquela cidade e reconheceu que era obra da Graça e do Amor de Deus. O impacto que causavam era tão grande que os discípulos passaram a ser chamados de "cristãos". A Igreja de Antioquia tinha esta marca
distinta de uma Igreja Missionária que é a PROCLAMAÇÃO. Proclamavam as Boas Novas de Jesus Cristo. Os comerciantes que foram a Antioquia, saídos da Fenícia e Chipre, nos fazem perceber que a rota a ser usada posteriormente pela Igreja de Antioquia para a evangelização em outros lugares, era a rota comercial e militar, o que facilitava o tráfego de pessoas e mercadorias. Esta rota comercial fazia ligação com as principais cidades da Ásia Menor, entre elas Éfeso; cidades da Macedônia, tais como Filipos, Tessalônica; além de outros grandes centros como Corinto,Roma, etc.

2. Edificação através do Ensino - Na segunda parte (11.25-26) percebemos que Barnabé decidiu permanecer em Antioquia e ajudar na consolidação e organização daquela comunidade cristã. A Proclamação em Antioquia atraiu Barnabé e ele desejou permanecer na cidade. Para realizar seu
intento de pastorear aquele rebanho, foi procurar aquele que anos antes havia apresentado aos apóstolos: o perseguidor convertido, Paulo. Paulo era um homem de uma boa formação e teria condições de ensinar aos judeus e aos gregos convertidos. O v. 26 afirma que Paulo e Barnabé dedicaram muito tempo a instruir a igreja. Depois de um ano o trabalho estava consolidado e, pelo que parece, havia respeito na convivência entre judeus e não-judeus. Esta marca também caracterizava a Igreja de Antioquia como uma Igreja Missionária, ou seja, o ENSINO, a instrução, o doutrinamento, tão necessário para a Edificação da Comunidade Cristã. A palavra mestre ou ensino vem de um termo grego que quer dizer "professor", "mestre" ou "aquele/a que transmite um conhecimento". Em I Coríntios 12:28, mestre aparece como o terceiro dom espiritual de um grupo de três. Era o ofício na Igreja Primitiva de explicar aos outros a fé cristã e providenciar uma exposição clara e compreensível do Antigo Testamento.

3. Serviço e Solidariedade - A terceira parte (11.27-30) mostra a sensibilidade da Igreja para com os problemas dos cristãos de outros lugares. Sabendo que a Judéia passava por um período de fome, decidiram enviar donativos para os irmãos de Jerusalém. Estes donativos não eram esmolas, e sim sinal de solidariedade e serviço entre os irmãos. Provavelmente o exemplo de solidariedade e liberalidade no contribuir foi dada por Barnabé. Ele já havia feito isto quando estava em Jerusalém (Atos 4.36), quando o mundo da época enfrentava um período de fome, sobretudo a cidade de Jerusalém sofria muito. Havia falta de emprego e carência de muitos alimentos. Todos sofreram, inclusive os cristãos de Jerusalém. Neste ambiente surgiu Barnabé, que vendeu uma propriedade e colocou aos pés dos apóstolos para aliviar a dor dos mais necessitados. Este seu exemplo influenciou a Igreja de Antioquia, que já era sensível às necessidades do povo.

4. Envio Missionário - A grande ênfase da Igreja de Antioquia era sua preocupação com a evangelização. Desde o início esta característica está de forma clara na vida dos cristãos daquela cidade. O apelo missionário falava mais alto, a ponto de abrirem mão daqueles que por 1 ano ensinaram uma multidão: Paulo e Barnabé. O capítulo 13 de Atos conta esta história. O Texto deAtos 13.1-3 conta que a Igreja de Antioquia era presidida por profetas e doutores: os profetas tinham a função de exortar e fortalecer os membros da igreja e os doutores tinham a responsabilidade de ensinar. Tudo indica que os cinco líderes da Igreja fossem pessoas cultas e bem formadas e que colocaram a disposição de Deus seus dons e talentos. Dois destes líderes serão enviados em missão, prioritariamente para evangelizar judeus dispersos por várias cidades. Após o Concílio de Jerusalém (cap. 15), os grupos de missionários enviados pela Igreja de Antioquia vão também em busca dos gentios. Como vimos anteriormente, a rota usada por Paulo e seus companheiros são as rotas comerciais e militares, bem como os navios que carregavam mercadorias e passageiros de um porto ao outro. Nestas viagens entrava-se em contato com muita gente: entre elas podemos mencionar as seguintes: funcionários do governo romano, comerciantes e artesãos, peregrinos, turistas, carteiros, prisioneiros de guerras, escravos fugitivos, atletas, mestres, estudantes, filósofos, etc. Esta gente toda ia para os grandes centros, muitos levando a mensagem que ouviram de Paulo e seus companheiros durante as viagens. Como as rotas comerciais passavam, obrigatoriamente, pelos grandes centros e cidades portuárias, para estas Paulo se dirigiu, evangelizando e estabelecendo comunidades. Um estudioso do Novo Testamento calculou a distância que era possível de ser percorrida por dia e chegou aos seguintes números: Um navio antigo comum podia fazer 160 km por dia; a cavalo percorria-se cerca de 35 a 40 km por dia e a pé de 25 a 30 km.Provavelmente Antioquia tenha sido o berço do Evangelho de Mateus, segundo alguns especialistas. O Evangelho de Mateus pode ser considerado um manual de missões, especialmente o capítulo 10, intitulado "sermão missionário".

O Evangelho de Mateus é escrito num período de ruptura dentro da sinagoga judaica, o que provocou a saída dos judeus cristãos das sinagogas. A tendência inicial da Igreja de Mateus (Antioquia?) foi a de fechar-se, como uma sinagoga, mas logo o apelo missionário fez com que esta Igreja abrisse suas portas para a saída de missionários e a recepção de novos membros. Podemos concluir dizendo que o projeto da igreja cristã de Antioquia estava relacionado com a sua experiência, ou seja, uma comunidade aberta para receber os novos convertidos, seja qual for a nacionalidade; aberta também para enviar seus líderes em busca de outros povos, gente que precisava conhecer as BoasNovas.

NOSSA IGREJA HOJE
O estudo da Igreja de Antioquia nos apresenta alguns aspectos da Missão da Igreja que são fundamentais para os dias que estamos vivendo. Muitas coisas estão acontecendo e numa velocidade impressionante. Isto cria um desequilíbrio e ansiedade na sociedade. Neste contexto a Igreja é chamada a ser missionária.

• Dentre estes aspectos há que se destacar o ENSINO. O movimento neoliberal da sociedade tem influenciado as Igrejas, que acabam assimilando o sistema de massificação. Com sistema de massificação queremos dizer que não há preocupação com a pessoa, com sua identidade, sua família, sua história e seus sonhos. Mas enfatizando o ensino e o discipulado, a Igreja tende a desenvolver um relacionamento mais "humano" e afetivo entre seus membros.

• Há que se valorizar nos dias de hoje a PREGAÇÃO. Tanto pastores como os membros da Igreja, precisam priorizar os "púlpitos". Queremos dizer com isto, que o ponto central do culto é a pregação e não os cânticos, os testemunhos ou outros elementos da liturgia. A pregação é a parte principal porque nela anuncia-se a Palavra de Deus. Os pastores devem ter zelo pela pregação e dedicar o tempo necessário para preparar o seu sermão. Os membros da Igreja devem dar a atenção devida e ouvir a "voz de Deus".

• Somos desafiados a agir solidariamente para com as pessoas que sofrem. As pessoas estão machucadas e cansadas, pois os problemas queafligem a sociedade brasileira são muitos.

• Finalmente, as igrejas locais são chamadas para sair de dentro das quatro paredes e cumprir com sua vocação missionária. Muitos lares podem abrirse para receber outras famílias para o evangelismo, ensino e pastoreio. Muitos bairros podem ser contemplados no programa de visitação e evangelismo da Igreja.

2 comentários:

  1. OS PECADORES NÃO VÃO A IGREJA

    Certa vez, conversando com uma senhora cristã a respeito de um vizinho seu que era alcoólatra, a perguntei se já havia falado de Jesus Cristo para ele. Ela então me respondeu que, por diversas vezes, já o tinha convidado para ir a igreja, mas ele sempre inventava uma desculpa para não ir. Este tipo de erro é comumente cometido pela maioria dos crentes que, acreditam que levando o pecador a igreja, se tornará mais fácil ele aceitar Jesus como Salvador. Isso poderia ate dar algum resultado, se todos os pecadores que convidássemos fossem a igreja. Mas, com certeza não irão à igreja, a igreja é um lugar onde os pecadores não gostam de ir. Então ao invés de ficarmos perdendo tempo tentando convence-los a irem à igreja, sejamos práticos e objetivos levando Jesus até onde eles estão. Já que ele não vem ao nosso templo de reuniões, nós “igrejas”, “santuários” do Deus Vivo, devemos nos DIRIGIR até eles e lhes falar a respeito de Cristo. E uma vez que os pecadores conheçam Jesus através de mim, através de você, através do nosso TETEMUNHO e da nossa pregação, com certeza ficarão desejosos de vir a nossa congregação.

    Não podemos ficar perdendo tempo esperando a boa vontade dos pecadores entrarem nas nossas igrejas, para então lhes falarmos de Jesus, pois os PECADORES NÃO VÃO A IGREJA, com exceção é claro, de uma pequena minoria. E se ficarmos na dependência deles, teremos no final do ano um crescimento mínimo de NOVOS CONVERTIDOS a colheita será demasiadamente pequena numa seara tão grande que é o Mundo! Que horror!

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  2. FAZENDO DO MUNDO UM GRANDE PULPITO

    O prezado irmão, irá notar, que a maioria das igrejas hoje, tem pelo menos UMA vez por semana um culto que chamam de CULTO PÚBLICO ou CULTO EVANGELISTICO, onde se monta toda uma estrutura que vai desde os hinos, passando pelos testemunhos pessoais até a pregação final afim de convencer o pecador aceitar Cristo como salvador. Mas ironicamente os pecadores nunca estão lá. Eles estão num campo de futebol, no bar da esquina, na praia em toda, menos na igreja, no culto de evangelismo onde gostaríamos que estivessem sentadinhos nos ouvindo. Por que será? Simplesmente por que faltou quem SAISSE nas ruas, entrasse nas casas e falasse ao povo de Jesus.

    NÃO ADIANTA QUERERMOS INSISTIR NA CÔMODA IDÉIA DE TRANSFORMAR O EDIFICIO DA IGREJA NUN CAMPO EVANGELÍSTICO QUENÃO DARÁ RESULTADO.

    Foi na ruas... foi nas ruas.. FOI NAS RUAS!

    Foi nas ruas que Jesus pregou os maiores sermões. Era lá que Ele sempre estava, no meio do povo curando suas enfermidades, trazendo consolo e paz às pobres almas; Foi nas ruas onde Pedro fez a maior pregação de sua vida, em que resultou na conversão de quase 3.000 almas. Era de casa em casa, na rua, onde a igreja primitiva estava diariamente evangelizando o povo.
    Foi nas ruas, nos guetos, nas favelas de Nova York onde o pastor Davi Wilkerson ARRISCANDO sua própria vida pregou o evangelho a milhares de jovens delinqüentes, viciados em todo tipo de drogas, e muitos foram libertos e salvos. Portanto meu ignoto irmão, não fique triste, nem ofendido quando não tiver oportunidade de testemunhar de Jesus na sua igreja, antes, se entristeça pelas almas pobres que estão LÁ fora, no mundo, indo para o inferno por falta de alguém lhes falar de Cristo. Vamos Sair às Ruas! Já dizia certo Missionário: A MINHA PARÓQUIA ÉO MUNDO! Jesus disse: O campo é o Mundo! O campo não é o templo, o campo não é outra igreja, o campo é o mundo!ESTE É UM DOS SEGREDOS DO CRESCIMENTO DA IGREJA. SAIR! Missões se faz de Três Formas: orando, contribuindo e INDO. Textos bíblicos que irão ajudar. Mateus 2.13; 9.35; 13.38; At 1.8; Romanos 10.14-17




    Cosme Ferreira . Coordenador da UMADEMA em Monte Alegre de Sergipe. Idealizador do Projeto Semear – Abalando Monte Alegre com a Palavra de Deus. Foram Seis Grandes trabalhos evangelísticos na cidade, nas praças públicas e o Nome do Senhor JESUS Cristo foi glorificado. Fez o Curso de Missões da EMAD (Escola de Missões das Assembléia de Deus-SP).Sob a MATRICULA DE Nº1438. E ESTÁ SE PREPRANDO PARA AJUDAR NO GRANDE EVENTO QUE IRÁ ABALAR MONTE ALEGRE: MACHA PRÁ JESUS, que será realizado no dia 09 de Janeiro de 2010.

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