quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO

A igreja é lugar de se viver como corpo
O viver como corpo de Cristo está diretamente relacionado à dimensão horizontal da vida Cristã, que é tão importante quanto o nosso relacionamento com Deus.
Paulo foi privilegiado por Deus quanto à sua visão da igreja como corpo de Cristo, l Co. 12.14-16- O primeiro principio está nos primeiros versículos deste texto. Refere-se aqueles que se negam a participar da vida da igreja, como foi o caso de Ananias. E as razoes desta negação são múltiplas.
01- A supervalorização do que realmente são. Tais pessoas consideram-se tão importantes que pensam que a igreja não merece privilegio de sua participação. Olham a igreja de forma impiedosa; geralmente são perfeccionistas, detalhistas, ~e tornam-se ácidas para com os irmãos e para com a comunidade
Ex. l Sm. 2.12-17- os filhos eram homens maus obreiros degenerados na casa de Deus, que se aproveitavam da sua posição para obter ganhos ilícitos e praticarem imoralidade, Fp. 3.17,18 ; Os inimigos da cruz de Cristo que Paulo aqui se refere era os crentes professos que estavam corrompendo o evangelho de Cristo com suas vidas imorais e falsos ensinos
02- O Excesso de timidez. Outros são envolvidos por uma timidez excessiva e, por isso, deixam de participar na vida da igreja. Talvez pelo temor de exporem seus defeitos, doenças angustias e pecados pessoais ficam quietos, retraídos como ostras e tornam-se meros freqüentadores de igreja
03- A carência de um ministério . Muitos não servem à igreja porque não exercem o ministério ou ocupam o cargo a que aspira. Sonham alto demais e se frustram. Há gente que raciocina pequeno e diz se não sei fazer como fulano, se não posso ocupar tal cargo ou função, não farei nada
04- O fantasma das mazelas. Existem ainda aqueles que não servem à igreja por razoes bem tristes, pecaminosas e doentias, tais como inveja, intriga , disputa,desejo que o irmão ou a igreja toda fracassasse," etc. Há muita gente por ai que está torcendo para que nada dê certo na igreja. O principio bíblico é claro: A igreja, na qualidade de organismo, inclui todos os crentes regenerados, tirados de todo mundo entre o primeiro e o segundo advento de Cristo ao passo que como organização, abrange os crentes locais, unidos para o serviço de Cristo, em qualquer assembléia cristã. No corpo, todos os membros são necessários. Nenhuma parte tem direito de negar-se. No corpo humano , quando uma célula deixa de funcionar, as demais células dobram o serviço para suprir a falta daquela .
A analogia da cabeça e do corpo, que ilustra Cristo e a igreja em suas mutuas relações, é muito feliz. Assim como a cabeça funciona através do corpo e seus membros assim Cristo funciona através da igreja e de seus membros. Assim como existe mutua dependência entre a cabeça e o corpo igualmente existe entre Cristo e sua igreja. Cristo depende da igreja por tê-la escolhido como meio de expressar-se e realizai seus propósitos. A igreja depende de Cristo para dele receber sabedoria e orientação nessa realização. Cristo depende da igreja para desempenhar seu trabalho . A igreja depende de Cristo para dele receber o poder para efetuá-lo. Assim, como os membros do corpo são mutuamente essenciais a esse corpo e a sua cabeça, semelhantemente o são os membros da igreja: Mutuamente aos outros e a Jesus. Rm. 12.4,5 - Porque, assim como num só corpo temos muitos membros, e nem todos tem a mesma operação, assim nós que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.