sábado, 1 de agosto de 2009

A FORÇA DO AMOR CRISTÃO

Em varias versões o substantivo utilizado é freqüentemente, “Caridade” O principal verbo hebraico para amor é aheb aproximadamente 225 vezes no AT, embora ocorra outras 18 outras palavras de significado semelhante menos de 30 ocorrências no total. A tradução usual da LXX de aheb é ágape 195 vezes. As palavras gregas clássicas para o amor variavam.

1. Eros – desejo sexual.
2. Phileo – afeição por amigos ou parentes.
3. Philadelphia – amor dos irmãos.
4. Philanthropia – amor pela humanidade.
5. Stergo, storg – afeição, amor familiar.
6. Ágape – É o amor mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre caracterizou o amor de Deus em João 3.16.

· O cristão é exortado a amar de um modo especial a todos os outros cristãos verdadeiros, quer sejam membros da sua igreja e de sua persuasão teológica, quer não.

A impossibilidade de andar na luz aborrecendo aos irmãos. João deixa claro que se uma pessoa diz andar na luz, deve demonstrar amor por seus irmãos, caso contrário está em trevas independente do que venha a alegar. Pode parecer uma afirmação dura, mas é esse o objetivo de João, pois não podemos dizer uma coisa e viver outra. Quando João escreve “aquele que diz que está na luz ...”, está implícito que não é uma ação velada, tácita, mas ativa e permanente. É uma confissão, mas sem obediência por parte de quem confessa. Não pode haver uma dualidade na vida cristã, com uma pessoa dizendo uma coisa e vivendo outra. Para demonstrar que ando na luz, não posso despertar aborrecimentos nos meus irmãos nem trata-los como se fossem meus inimigos ou concorrentes. As trevas, o sistema deste mundo maligno, envolvem aqueles que não conhecem realmente a Jesus e tratam de forma desrespeitosa seus irmãos.

A palavra aos Jovens. Os jovens são descritos por João como aqueles que são fortes e já venceram o maligno, mas entre a expressão “sois fortes” e “já venceste o maligno” está “e a palavra habita em vós”, Isto nos mostra que não basta o jovem ser forte. É necessário que a palavra de Deus esteja na vida dele, pois do contrario não há possibilidade de haver vitória contra Satanás. Jesus derrotou satanás porque conhecia as Escrituras e as guardava, e espera que nós aguardemos e apliquemos às nossas vidas, para as batalhas que devemos enfrentar. Este conselho não se restringe apenas à juventude. É para todas as idades, aos que são jovens há mais tempo e para os que o são há pouco tempo.

“Os comentários mais contundentes de João são reservados para os jovens, e é fácil ver por quê. Eles são os mais ativamente engajados na questão da vida Cristã, e espera-se que seja a linha de defesa em caso de ataque contra a igreja... O autor diz três coisas sobre estes homens. Essa é a virtude natural da juventude, mas poderíamos esperar que João os encorajasse a ser fortes em vez de simplesmente declarar que eles já o são... segundo, João explica porque são fortes. Não é que sejam fortes por si mesmos, pois ele está falando no âmbito espiritual, e não no físico, mas ninguém é espiritualmente forte por si mesmo. Na verdade Deus os fez fortes por sua palavra... Terceiro, João fala sobre os resultados que vem do fato de que os jovens tem sido fortes, ou seja, já venceram o maligno... os crentes precisam aprender que o perdão dos pecados e o conhecimento de Deus, que eles desfrutam desde os momentos iniciais de sua conversão não são o resumo do cristianismo. Em vez disso, eles precisam buscar o crescimento sadio, para que possam assumir o lugar adequado e necessário na guerra cristã”.
Fonte: Ensinador Cristão - CPAD, Dicionario Biblico Wyciffe - CPAD e BEP - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.