terça-feira, 17 de março de 2009

NOMES, SIMBOLOS E PROPOSITOS ESPIRITUAIS

As doze portas de Jeruzalem
1) A Porta do Gado Ne 3.1
“E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a porta do gado, a qual a consagraram...”.
A porta do gado simbolizava consagração, mais tarde recebeu o nome de porta das ovelhas. Ficava nas proximidades do Templo; e do tanque de Betesda.
Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada, somente esta!
É a porta de encontro com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Jo 10.7,9.
2) A Porta dos Peixes Ne 3.3
“E a porta do peixe edificaram os filhos de Senaa, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”.
É a porta dos pescadores, porta da dedicação profética; fala-nos de crescimento, reprodução.
Lembra-nos dos pescadores do mar da Galiléia chamados por Deus para serem seus discípulos, tornando-se então, pescadores de homens Mt 4.18-22.
3) A Porta Velha Ne 3.6
“E a porta velha, repararam-na, Jeoiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de Besodéias; estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”.
A porta velha simbolizava a tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo, acerca das gerações de sua origem.
No sentido espiritual, de modo figurado, indica-nos hoje, a necessidade do desapego e libertação do passado 2ªCo 5.17.
4) A Porta do Vale Ne 2.14
“E de noite saí pela porta do vale, para a banda da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém”.
5) A Porta do Monturo Ne 3.13
“A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanda; estes a edificaram, e lhes levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. E a porta do monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém...”.
A porta do vale era por onde passavam os esgotos, as águas que se projetavam no vale do Cedrom Tg 4.8.
6) A Porta da Fonte Ne 3.15
“E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mizpa...”.
A porta da fonte simbolizava a bênção divina constante a brotar na nascente. Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! Jo 9.10,11.
Espiritualmente simbolizava a realidade dos milagres dos evangelhos profetizados por Isaías Is 61.1 – Lc 4.18,19 e realizados por Jesus; poder este delegado para a igreja para a dispensação da graça Lc 10.19.
7) A Porta do Pátio do Cárcere Ne 3.25
“Palal, filho de Uzai, reparou defronte da esquina e a torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio da prisão”.
Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso Jr 32.2. Espiritualmente simboliza “as cadeias” ou “prisões” que imobiliza o pecador, ou até mesmo o crente que se descuida da vigilância Jo 8.32,36. As prisões podem ser quebradas pelo pode de Deus At 16.26.
8) A Porta das Águas Ne 3.26) “Ora os netinins habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até a torre alta”.
Esta porta proporcionava suprimento de água para a cidade.
Espiritualmente, esta porta simboliza as águas da Palavra de Deus e do Espírito Santo que devem regar continuamente o arraial dos santos, a igreja do Senhor Sl 63.1.
9) A Porta dos Cavalos Ne 3.28
“Desde a porta dos cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa”.
Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos!
Espiritualmente, traz-nos à lembrança o imensurável amor de Deus que deu o seu unigênito Filho para levar sobre si as nossas cargas de pecado, de doenças, de possessões Jo 3.16 e Is 53.4.
10) A Porta Oriental Ne 3.29
“...E depois dele reparou Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental”.
Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada! Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.
Ez 44.2 – “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada”.
Na simbologia espiritual esta porta representa a volta de Jesus; o eminente arrebatamento dos salvos! Esta porta deve estar aberta na vida da igreja, cuja oração deve ser: Ap 22.20 – “Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”. Ver ainda 1ªTs 5.23.
11) A Porta de Mifcade [Atribuição] Ne 3.31
“Depois dele reparou Malquias, filho dum ourives, até à casa dos netinins e mercadores, defronte da porta de Mifcade, e até a câmara do canto”.
A porta da atribuição, no aspecto espiritual, nos fala da “comissão divina” da definição de atribuições ao seu povo!
A grande comissão do Senhor Jesus para seus discípulos nós encontramos nos Evangelhos Mt 28.18-20.
12) A Porta de Efraim Ne 8.16
“Saiu, pois, o povo, e de tudo trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, e na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim”.
Efraim significa “fruto dobrado”.
Porção dobrada da herança era um direito de primogenitura Hb 12.12.
CONCLUSÃO: Como se vê, apesar de quase desconhecidos pela maioria daqueles que possuem um exemplar da Bíblia, o livro de Deus registra esses nomes focalizados; nomes esquecidos, mas nomes históricos, reais, simbólicos, mas ricos em tradição.
As doze portas monumentais da Jerusalém celestial, da nova Jerusalém, não têm um significado de defesa, já que a paz é absoluta e as portas permanecerão sempre abertas, pois sua finalidade é exaltar a magnificência da imagem da cidade eterna!
Fonte: Matthew Henry,Comentario biblico de Neemias;
Dicionario biblico Wycliffe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.