sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A CRISE DO CONSUMISMO

A crise, diz Lukács, é sempre resultado da relação da distribuição antagônica, pelas contradições do fluxo do capital que continua a correr em conformidade com a força que já possui, e a estreita base do consumo (de capital) - e isto está estudado no "Capital" (apud Lukács). A atual crise parece residir na tentativa desesperada de produzir capital pelo capital, libertando-se da produção e do consumo.Ninguém sabe onde vai parar.
Algumas verdades bíblicas que nos ajudarão a enfrentar a sociedade diante da Crise do consumo em que vivemos
1ª) A família deve buscar as coisas que são de Deus prioritariamente - É isto que nos exorta Paulo com propriedade: "Portanto, se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus" (Cl 3.1).
2ª) A família deve reconhecer que o necessário nunca lhe faltará - O salmista diz: "Nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão" (Sl 37.25). Nenhum crente sincero deve temer por sua vida.
3ª) A família deve ter consciência de que nada trouxe e nada levará deste mundo - Se "nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele" como afirma Paulo, viver obcecadamente querendo ficar rico, pode levar ao desvio de Deus e à ruína, se colocar o amor no dinheiro (1Tm 6.7-10).
4ª) A família deve contentar-se com as coisas simples - Paulo recomenda a vida simples: "tendo, porém, sustento e com que nos vestir, estejamos contentes" (1Tm 6.8).
5ª) A família deve confiar em Deus, Jeová-Jireh - Com certeza, vivendo pela fé, como deve ser a vida do cristão, seremos assistidos por Deus, em cada circunstância, pois ele é um Deus provedor como descobriu Abraão no Monte Moriá (Gn 22.1-14).

Fonte: www.45graus.com.br/entre-textosp.php?id=29811

Nenhum comentário: