quarta-feira, 20 de abril de 2011

SETE RESULTADOS DO PENTECOSTE

Introdução: É a palavra grega que significa “quinquagésimo”, porque esta festa era celebrada 50 dias após a pascoa Lv. 23.15,16. Chamada em hebraico de “shavuot”, plural de “shavua”, significa “semana”, mas é também conhecida como a festa das primícias, pois coincidia com o fim da colheita de trigo. O nome “Festa de Pentecoste” ficou assim conhecida, por ser realizada no quinquagésimo dia após a pascoa.
Havia quase 120 pessoas, incluindo as corajosas e heroicas pessoas anônimas que tiveram participação efetiva na obra de Deus At. 1.15. O local era o Cenáculo em Jerusalem At.13, onde perseveravam “unanimemente em oração e suplica” At. 1.14. à luz do contexto, “reunidos no mesmo lugar”.
1º Resultado – Ser cheio do Espirito Santo
a)     Os discípulos foram cheios At. 2.4
b)    Cumpriu-se a palavra de Jesus Mt. 12.34
c)     Os discípulos começaram a falar das grandezas de Deus
d)    Quando o Crente recebe o Espirito Santo na vida não quer falar mais de si mesmo Cl. 3.1-5 (língua queimada)
2º Resultado – Multidões influenciadas
a)     Ajuntou-se muita gente At.2.6 – hoje tem sido ao contrario muitas igrejas precisam fazer festas mundanas para juntar o povo. Não se ouve a voz do Espirito Santo nestas igrejas
b)    Mas onde se recebe o Espirito Santo o povo corre para ver os milagres acontecer
Ex. João Batista Mt. 3.5, Jesus Mc. 2.1,2
3º Resultado – confusão dos incrédulos –At 2.12,13; 4.32 no meio dos crentes não tinha confusão. A confusão era os de fora .
4º Resultado – Ousadia para pregar
a)     Os que foram batizados receberam ousadia para pregara palavra. Ex. Pedro antes tinha negado a Jesus
b)    O Espirito Santo queimou o coração e os lábios de Pedro. Ele tinha  agora uma tocha divina acesa em sua vida
c)     A pregação de Pedro teve um grande efeito
d)    Um Fariseu tocado pela pregação de Pedro perguntou: que devemos fazer? At.2.23
e)     No meio da multidão um publicano dobrou os joelhos e faz a mesma interrogação a Pedro
f)      Uma mulher bate no peito e diz que farei para herdar a vida eterna?
g)     Pedro Responde cheio de autoridade:
·         Arrependei – vos
·        Seja batizado para perdão de pecados
·        Receba o Espirito Santo
5º Resultado – Salvação de almas
a)     Quase 3.000 almas se renderam ao Senhor através da pregação de Pedro
6º Resultado – Crescimento da Igreja
a)     Uma igreja formada de crentes batizados com Espirito Santo unidos com os padrões de conforme a doutrina dos Apóstolos
·        Comunhão
·        Amor e oração
·        Regidos pela a autoridade dos apóstolos
·        O centro da comunhão V.42
·        Comunidades de bens V. 45
·        Louvor e alegria no Senhor V.47
·        Frequência no culto V. 46
·        Crescimento e excelente reputação At. 2.41; 4.32
7º Resultado – Perseguição
a)     Não há manifestação do Espirito Santo na terra sem perseguição Rm. 8.7
b)    Logo que Jesus nasceu foi perseguido por Herodes Mt. 2.13
c)     Quando o Espirito Santo desceu sobre os discípulos em Jerusalém houve um grande despertamento foi ai que começou a perseguição:
·        Os discípulos foram presos At. 12.1-11; 2.17-24
·        Estevão foi apedrejado At. 7.59,60
·        Tiago foi morto pela espada de Herodes, mas não negou a Jesus. Ainda hoje acontece semelhante, quando a igreja está em plena comunhão com Deus os milagres acontece Jesus é o mesmo Hb. 13.8
Conclusão: o povo de Deus em todos os tempos tem rejeitado os dons extraordinários reconhecendo que eles não são atribuídos neste presente tempo. Nos últimos anos do séculos XXI as igrejas de Deus estão sendo infectadas com a eclosão do pentecostalismo, ou Neo-Pentecostalismo como é chamado. Que Deus possa nos dar graça, conhecimento da sua palavra, força de caráter e honestidade para ficarmos firmes contra este grande erro!.

Rinaldo Santana

domingo, 17 de abril de 2011

MAS FOI EXATAMENTE ASSIM QUE JESUS O CHAMOU

Por quê? Jesus podia ver algo que nós não podemos...
Jesus sabia que fora seduzido por um adversário poderoso. Tinha consciencia da astúcia das palavra de Satanás (ele mesmo já as havia escutado). Sabia como foi dificil para Judas fazer o que era certo.
Ele não justificou o que Judas fez. não minimizou os fatos. Tambem não revelou sua escolha. Pelo contrario, olhou bem nos olhos do traidor e tentou entender.
Enquanto voce odiar seu inimigo, a porta da prisão fica fechada e o prisioneiro, detido. Mas, quando voce tenta entender e liberta seu inimigo do ódio que sente por ele, então o prisioneiro é libertado: e o prisioneiro é você.
Mensagem extraida do Livro : O SEU NOME É JESUS

Rinaldo Santana

sábado, 16 de abril de 2011

O QUE É O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO ( subsidio da Lição 3)

Introdução: No Antigo Testamento, a ação do Espírito Santo era bem específica sobre líderes, profetas, sacerdotes, reis, etc. O povo apenas presenciava a presença do Espírito na vida dos líderes. Ex. Sansão “E o espirito do Senhor se apossou de Sansão Jz. 14.6”.
Diferença entre receber o Espírito Santo e o Batismo no Espírito Santo
Receber: Jo 20.19-22 - “... assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” Receber o Batismo: At 1.5, 8; At 2.4; At 2.39.
Conforme  alguns estudiosos o falar em línguas estranhas é uma evidencia O falar em línguas estranhas, é uma das evidências para se aferir se a pessoa foi ou não batizada no Espírito Santo At 11:15-17, “Foi um padrão para o recebimento do Batismo no Espirito Santo” (BEP) o que se deu no dia de pentecostes, repetiu-se na casa de Cornélio At 10:46; em Éfeso At 19:6; “O Batismo no Espirito santo pode ser recebido pela imposição das mãos, foi o que aconteceu na Igreja de Efeso, Paulo impondo as mãos sobre os crentes ali eles recebiam o batismo no Espirito Santo”,  At 9:17-18; I Co 14:18; em Samaria At 8:20-21, embora a Bíblia não declare, também deve ter havido línguas estranhas por ocasião do avivamento que lá houve nos dias dos apóstolos veja I Co 13:1.
Três Coisas importantes que devemos ter cuidado:
1)    Não estabeleça regras para o Espírito Santo
2) Todo ensinamento de homem que possa trazer condenação ou barreira para você receber o poder do Espírito, jogue fora de sua vida em nome de Jesus.
3) Receba o Batismo no Espírito Santo pela fé.
“O Simples fato de alguém falar “noutras línguas”, ou exercitar outras manifestações sobrenaturais não é evidencia irrefutável da obra e da presença do Espirito Santo. O ser humano pode imitar as línguas estranhas como o fazem os demônios. a Bíblia nos adverte a não crermos em todo espirito, e averiguarmos se nossas experiências espirituais procedem de realmente de Deus. 1jo. 4.1” (BEP).
O QUE NÃO É O BATISMO COM ESPIRITO SANTO:
  • Não é a conversão do pecador.
Algumas igrejas confundem a ação do Espírito Santo na conversão do pecador, com o batismo no Espírito Santo. Ensinam que no momento que o pecador arrepende-se, ele é batizado com o Espírito Santo. De fato, quando o pecador se arrepende, foi o Espírito quem o convenceu Jo 16.8, o Espírito passa a fazer morada nele 1Co 3.16, regenera-o Tt 3.5, santifica-o 1Co 6.11, mas isto não é o batismo no Espírito Santo. Os quase 120 discípulos que estavam no cenáculo no dia de pentecostes já eram crentes:
  • O próprio Jesus deu testemunho disto Lc 22.28; Jo 13.10; 15.3;
  • Confessaram a Jesus Mt 16.16; Jo 6.68,69;
  • Participaram da ceia do Senhor Mt 26.26,27;
  • Já tinham os nomes escritos no céu Lc 10.20;
  • Tinham sido até comissionados Mt 28.18-20;
  • Jesus já havia soprado sobre eles e dito: “Recebei o Espírito Santo” Jo 20.22;
Mas, foi no dia de pentecostes que foram batizados no Espírito Santo At 2.4.Da mesma forma, os irmãos de Samaria já eram crentes:
  • Haviam dado crédito a pregação de Felipe acerca do nome de Jesus Is 53.1; At 8.12;
  • Receberam a Palavra de Deus At 8.14;
  • Abandonaram as artes mágicas At 8.11,12;
  • Já tinham sido batizados nas águas At 8.12;16.
Mas, só receberam o batismo no Espírito Santo por ocasião da visita dos apóstolos At 8.14-17.
Em Éfeso, Paulo encontrou alguns discípulos, portanto, já eram crentes, Paulo menciona a ocasião da conversão deles At 19.1,2, porém, só foram batizados no Espírito Santo posteriormente, quando da visita de Paulo At 19.1-7.
Há neste texto um ponto muito importante, nem o apóstolo Paulo, nem os crentes de Éfeso, conheciam esta doutrina que diz que se recebe o batismo no Espírito Santo quando o pecador se arrepende. Se o batismo no Espírito Santo fosse automático no momento da conversão, Paulo não teria perguntado: “Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes?” (grifo nosso) Por sua vez, os discípulos de Éfeso também não conheciam esta doutrina. O batismo no Espírito Santo não é para ninguém ser salvo, mas para aqueles que já são salvos.
  • Não é atestado de santidade.
A Bíblia apresenta o Espírito Santo como um agente santificador na vida do crente Rm 1.4; 1Co 6.11; 1Pe 1.2, porém, a evidência desta vida santificada não é o batismo no Espírito Santo, a finalidade do batismo é outra. A santificação é um processo Gl 5.16, 26; 2Co 7.1; 2Tm 2.21; Ap 22.11, enquanto o batismo no Espírito Santo ocorre de uma só vez. Jesus advertiu sobre falsos mestres que até profetizavam, no entanto viviam em iniquidade Mt 7.21-23  Portanto, é possível que alguém fale em línguas estranhas (bem estranhas mesmo!), sem significar que o mesmo esteja com a vida santificada.
  • Não é só uma grande alegria.
A alegria é uma característica da vida cristã, independente de ser batizado no Espírito Santo ou não Rm 14.17, até nos momentos mais difíceis 2Co 6.10. Sem dúvida alguma há grande alegria quando se recebe o batismo no Espírito Santo, mas se não houve a manifestação das línguas, foi só uma grande alegria, isto não é batismo no Espírito Santo.
  • Não é ser selado com o Espírito Santo.
É comum ouvirmos alguém dizer que quando alguém é batizado com o Espírito Santo, este alguém foi selado com o Espírito, no entanto, isto demonstra uma compreensão falha acerca do batismo no Espírito Santo. Quando o apóstolo Paulo emprega a simbologia do selo, que era bastante utilizado no comércio da época para identificar o proprietário de mercadorias, ao Espírito Santo, ele não se refere à experiência do batismo no Espírito Santo, mas a própria habitação do Espírito Santo na vida dos salvos 2Co 1.22, como sinal de que estes, agora pertencem ao Senhor:
É também nele (em Cristo) que vos estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória. ” (Ef 1.13,14, grifo nosso)
Observe a sequência: ouviu o evangelho, creu e então, foi selado com o Espírito que é a garantia (penhor), que agora somos herdeiros e propriedade de Deus, aguardando o dia da redenção Ef 4.30, independente de ser batizado no Espírito Santo ou não. Portanto, o contexto das passagens bíblicas onde o selo é mencionado com relação ao Espírito Santo nos mostra que não é correto usar a expressão “foi selado”, para se referir ao batismo no Espírito Santo.
SETE CONDIÇÕES PARA RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
a) Arrependimento e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador At 2:38-40, voltando para Deus em mudança radical de atitude.
b) Obediência  At 5:32  “e nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
c) Fé Jo 7:38; 11:40 – “...se creres verás a glória de Deus.”
d) Busca ardente com perseverança Mt 7:7 “Pedi, e dar-se-vos-á...”
e) Sede ardente Sl 143:6 “...a minha alma tem sede de ti como terra sedenta.”
f) Atitudes dignas de louvor.
g) Coração limpo Mt 5:8. ”Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”
  •  Não depende de métodos, nem posição corporal.
Apesar de alguns andarem ensinando a falar em outras línguas, a Bíblia é muita clara quanto a isso: “começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2.4, grifo nosso)
A Bíblia não especifica nenhuma posição, método ou lugar para se receber o batismo no Espírito Santo, isto é uma ação sobrenatural do Espírito, independente de mecanismos humanos. No dia de pentecostes os discípulos estavam sentados e foi “de repente” At 2.2, em Samaria e em Éfeso, ouve oração com a imposição de mãos At 8.15-18; 19.6, na casa de Cornélio, ocorreu durante a pregação At 10.44-46. Numa oração para Jesus batizar com o Espírito Santo, não se deve ficar orando no ouvido das pessoas, empurrando a cabeça dos que estão ajoelhados, tocando-lhes, nem muito menos, mandando as pessoas repetirem nada, enrolar a língua, etc. A Bíblia não apresenta este modelo, lembre-se de que quem batiza é Jesus e não você ou o pregador.
Conclusão: “Concluindo, o propósito do batismo no Espírito Santo – a dimensão contínua da vida revestida pelo poder do Espírito – torna a experiência suficientemente importante para ser conhecida, compreendida e compartilhada. Não seja o falar em línguas o propósito ulterior ou a razão pela qual a experiência deve ser desejada, mas sim a necessidade do poder sobrenatural para testemunhar e servir [grifo nosso]. A necessidade ulterior é que cada membro do corpo de Cristo receba esse revestimento de poder a fim de que a Igreja possa operar na plena dimensão da vida no Espírito”. (CPAD).
O batismo no Espírito Santo está à disposição de todo crente independente de:
  • Ø Sexo (Jl 2.28; vossos filhos e vossas filhas…)
  • Ø Idade (Jl 2.28; vossos velhos…, vossos jovens…)
  • Ø Condição econômica (Jl 2.29; também sobre os servos e sobre as servas…)
  • Ø Raça (At 10.44-46; …também sobre os gentios).
·         BIBLIOGRAFIA
·         CABRAL, Elienai. O que não é Batismo com o Espírito Santo. In: ____ Lições Bíblicas: A chama pentecostal, Rio de Janeiro: CPAD, 1994. Lição 7, p. 46-52.
·         SBB – NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje
·         CPAD – BEP – Bíblia de Estudo Pentecostal
Rinaldo Santana  

sábado, 9 de abril de 2011

NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO


COMENTÁRIO

(I. INTRODUÇÃO)
Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade (2Co 3.17,18; Hb 9.14; 1Pe 1.2). Ele é uma Pessoa divina como o Pai e o Filho (5.3,4). O Espírito Santo não é mera influência ou poder. Ele tem atributos pessoais, a saber: Ele pensa (Rm 8.27), sente (Rm 15.30), determina (1Co 12.11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão. Foi enviado pelo Pai para levar os crentes à íntima presença e comunhão com Jesus (Jo 14.16-18,26). À luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa, que é, e considerá-lo Deus vivo e infinito em nosso coração, digno da nossa adoração, amor e dedicação. Além das numerosas referências nominais ao Espírito, tanto no Antigo como no Novo Testamento, o Espírito é mencionado freqüentemente pelo uso de uma variedade de símbolos. Unicamente pelo conhecimento dos símbolos, emblemas ou ilustrações utilizados para o Espírito podem Sua obra e ministério na vida do crente ser entendidos adequadamente. Os símbolos oferecem quadros concretos de coisas abstratas, tais como a terceira Pessoa da Trindade. Os símbolos do Espírito Santo também são arquétipos. Em literatura, arquétipo é uma personagem, tema ou símbolo comum a várias culturas e épocas. Em todos os lugares, o vento representa forças poderosas, porém invisíveis; a água límpida que flui representa o poder e refrigério sustentador da vida a todos que têm sede, física ou espiritual; o fogo representa uma força purificadora (como na purificação de minérios) ou destruidora (freqüentemente citada no juízo). Tais símbolos representam realidades intangíveis, porém genuínas. Boa aula!

(II. DESENVOLVIMENTO)

I. A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SANTO

Para muitas pessoas de nossa sociedade, os nomes pessoais não têm a mesma relevância que os da literatura bíblica. Os pais dão nome às crianças sem pensar no significado, simplesmente copiando dos parentes, amigos ou personagens públicas. Um casal pode dar o nome de Betânia a um filho, sem o mínimo conhecimento do significado original do nome (Casa do pobre). Os pais que têm um tio muito querido, chamado Samuel (“Seu nome é Deus”), talvez dêem o mesmo nome a um filho. Para um israelita, o nome Samuel proclamava que o portador do nome era um adorador de Deus. Os nomes e títulos do Espírito Santo nos revelam muita coisa a respeito de quem é o Deus Espírito Santo. Embora o nome “Espírito Santo” ocorra apenas três vezes no Antigo Testamento (Sl 51.11; Is 63.10, 11), vários títulos equivalentes são usados.

1. Nomes do Espírito Santo relacionados à Trindade. O título mais freqüente no Antigo Testamento é “o Espírito de Yaweh” (heb. Ruach YHWH [Yahweh]), ou, conforme consta nas Bíblias em português, “o Espírito do Senhor”. Considerando o ataque que os críticos modernos fazem à presença do Espírito Santo no Antigo Testamento, talvez devamos usar o nome pessoal de Deus, “Yahweh”, ao invés do título “Senhor” (que os judeus dos tempos posteriores ao Antigo Testamento substituíram pelo nome). O que nos interessa aqui é um dos significados de Yahweh: “aquele que cria, ou faz existir”. Cada emprego do nome Yahweh é uma declaração a respeito da criação. O “Senhor dos Exércitos” é melhor traduzido como “aquele que cria as hostes” — tanto as hostes celestiais (as estrelas e os anjos, de acordo com o contexto) quanto às hostes do povo de Deus. O Espírito de Yahweh estava ativo na criação, conforme revela Gênesis 1.2, com referência ao “Espírito de Deus” (heb. ruach ’elohim). Vários títulos do Espírito Santo podem ser encontrados nas Epístolas: “o Espírito de santificação” (Rm 8.2); “o Espírito de adoção de filhos” (Rm 8.15); o “Espírito Santo da promessa” (Ef 1.13); “o Espírito eterno” (Hb 9.14); “o Espírito da graça” (Hb 10.29); e “o Espírito da glória” (1 Pe 4.14).

2. O ConsoladorUma preciosa série de títulos do Espírito Santo encontra-se em João 14 – 16. Jesus promete enviar outro Consolador (“Ajudador” ou “Conselheiro”). Uma preciosa série de títulos do Espírito Santo encontra-se em João 14 – 16. Jesus promete enviar outro Consolador (“Ajudador” ou “Conselheiro”). Outro: [Do Gr. Allos; Strong 243]: Alguém além de; outro da mesma espécie. A palavra mostra semelhanças, porém diversidade de operação e ministérios. O uso que Jesus faz de allos para enviar outro Consolador equipara-se a ‘alguém além de mim e em adição a mim, mas alguém como eu. Na minha ausência, ele fará o que eu faria se estivesse fisicamente presente com vocês’. A Vinda do Espírito garante a continuidade do que Jesus fez e ensinou [3]. A obra do Espírito Santo como Conselheiro inclui o papel do Espírito da Verdade, que habita dentro de nós (Jo 14.16; 15.26), como aquEle que ensina todas as coisas, como aquEle que faz lembrar tudo quanto Cristo tem dito (14.26) e como aquEle que convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (16.8). O Dicionário VINE assim expressa o sentido do termo grego: “parakletos, literalmente, “chamado para o lado de alguém”, ou seja, para ajuda [...]. Então, em geral, aquele que pleiteia a causa de outrem, intercessor, advogado, como ocorre em 1Jo 2.1, que diz respeito ao Senhor Jesus” [3].

3. O Espírito da VerdadeA obra do Espírito Santo, segundo se infere de Jo 16.7,8, é convencer do pecado da justiça e do juízo, e isso não concerne somente ao incrédulo, mas também àquele que serve ao Senhor, ensinando, corrigindo e guiando na verdade (Mt 18.15; 1 Tm 5.20; Ap 3.19). O Espírito Santo ensinará ao crente concernente ao pecado, a justiça de Cristo e ao julgamento da maldade com vistas a moldar o caráter à Cristo e aos seus padrões de justiça (2Co 3.18); guiar os crentes em toda verdade, e levá-los a viver para a glória de Deus. Deste modo, o Espírito Santo opera no crente para reproduzir no seu viver a vida santa de Cristo. Somente os que recebem a verdade e são "guiados pelo Espírito de Deus" são filhos de Deus (Rm 8.14), e assim podem continuar na plenitude do Espírito Santo.

4. O Espírito de GraçaO Apóstolo João disse: “E todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça.” (Jo 1.6). Graça é um conceito teológico fortemente enraizado no Protestantismo, definido como um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua salvação. A graça capacita o que ela manda fazer. Esta dádiva é motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo, movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido. E também por esta razão, a Graça é um favor imerecido pelo Homem, mas sim fruto da misericórdia e amor divinos. O fato de João afirmar que a graça vem da plenitude de Cristo, ensina que essa graça é mais do que a disposição de Deus ou favor impessoal. Trata-se de Deus atendendo nossas necessidades na Pessoa de Jesus Cristo, incluindo todo o seu poder e provisão. A outorga do Espírito Santo por Jesus aos seus discípulos no dia da ressurreição não foi o batismo no Espírito Santo como ocorreu no dia de Pentecoste (At 1.5; 2.4). Era, realmente, a primeira vez que a presença regeneradora do Espírito Santo e a nova vida do Cristo ressurreto saturavam e permeavam os discípulos[4]. A Bíblia ensina claramente que a obra do Espírito Santo de dar vida espiritual acontece antes que tenhamos fé em Cristo: é Ele quem convence do pecado da Justiça e do juízo (Jo 16.7,8)!

5. O Espírito de VidaO Espírito Santo é o agente da salvação. Nisto Ele convence-nos do pecado (Jo 16.7,8), revela-nos a verdade a respeito de Jesus (Jo 14.16,26), realiza o novo nascimento (Jo 3.3-6), e faz-nos membros do corpo de Cristo (1Co 12.13). No momento em que nascem de novo, os crentes em Jesus recebem o Espírito Santo, segundo a totalidade do Novo Testamento (At 2.28; Rm 8.9; 1Co 12.13). Regeneração é um ato soberano do Espírito Santo sobre o coração da pessoa, no qual o espírito é vivificado e permanentemente orientado numa direção centrada em Deus. “O grande trabalho do Espírito Santo é a obra de regeneração (Jo 3.3-6). Certa noite Nicodemus, um mestre de Israel, veio até Jesus, que lhe disse: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (...) O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. O nosso Senhor tendo o conhecimento de que a fé e a obediência a Deus, e a nossa aceitação da parte de Deus, dependem de um novo nascimento, fala a Nicodemus do quão necessário é nascer de novo. Nicodemus fica surpreso com isso, e assim Jesus segue adiante a ensinar-lhe que obra de regeneração é esta. Ele diz: “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (v.5). A regeneração, portanto, ocorre por meio “da água e do Espírito”. O Espírito Santo faz a obra de regeneração na alma do homem, da qual a água é o sinal exterior. Este símbolo externo é um solene compromisso e selo do pacto que até então lhes vinha sendo anunciado por João Batista. A água pode também significar o próprio Espírito Santo [5].

SINÓPSE DO TÓPICO (1)

O Consolador, o Espírito da Verdade, o Espírito de Graça e Espírito de Vida são expressões que denotam a pluralidade de nomes do Espírito Santo no texto Sagrado.

II. OS SÍMBOLOS BÍBLICOS

1. A Bíblia e os símbolosSímbolos e tipos fazem parte do mesmo contexto dos hebraísmos. O símbolo é uma figura, objeto, número ou emblema, cuja imagem representa, de modo sensível, uma verdade moral ou religiosa. Através do símbolo, uma certa coisa, objeto ou verdade é substituído por um sinal. No símbolo, um conceito abstrato recebe uma correspondência material e concreta pela relação existente entre o conceito e o objeto ou símbolo por ele representado[6]. Pelo exposto, os símbolos oferecem quadros concretos de coisas abstratas, tais como a terceira Pessoa da Trindade. Os símbolos do Espírito Santo também são arquétipos. Em literatura, arquétipo é uma personagem, tema ou símbolo comum a várias culturas e épocas. Em todos os lugares, o vento representa forças poderosas, porém invisíveis; a água límpida que flui representa o poder e refrigério sustentador da vida a todos que têm sede, física ou espiritual; o fogo representa uma força purificadora (como na purificação de minérios) ou destruidora (freqüentemente citada no juízo). Tais símbolos representam realidades intangíveis, porém genuínas.

2. Jesus utilizou alguns símbolosPara ensinar as doutrinas do Senhor, os antigos hebreus utilizavam os símbolos. Através destes, de forma poética, diziam, com simplicidade e exatidão, tudo o que precisava ser dito. Jesus também lança mão desse expediente para ensinar por parábolas as verdades espirituais. O Senhor Jesus Cristo, nas Escrituras, também tem os seus símbolos: Ele é o Cordeiro de deus, o Leão de Judá, a Raiz de Davi, o Pão da vida, a Estrela da Manhã, o Esposo amado, o Sol, da Justiça, a Luz do Mundo... São imagens riquíssimas que nos apresentam o Salvador e que nos permitem saber que ele é e o que faz.

SINÓPSE DO TÓPICO (2)

O símbolo bíblico é uma figura cuja função é revelar uma verdade moral ou religiosa. Através do símbolo a verdade bíblica é ensinada de modo objetivo.


III. OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

1. Fogo (Lc 3.16)O aspecto purificador do fogo é refletido claramente em Atos 2. Ao passo que uma brasa tirada do altar purifica os lábios de Isaías (Is 6.6, 7), no dia de Pentecostes são “línguas de fogo” que marcam a vinda do Espírito (At 2.3). Esse símbolo é empregado uma só vez para retratar o batismo no Espírito Santo. O aspecto mais amplo do fogo como elemento purificador encontra-se no pronunciamento — ou profecia — de João Batista: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará” (Mt 3.11, 12; ver também Lc 3.16, 17). As palavras de João Batista aplicam-se mais diretamente à separação entre o povo de Deus e os que têm rejeitado a Ele e ao Messias. Os o rejeitaram serão condenados ao fogo do juízo. Por outro lado, o fogo ardente e purificador do Espírito da Santidade também operam no crente (1Ts 5.19) [7].
2. Água, rio e chuva (Jo 7.37,38)A água, assim como o fôlego, é necessária ao sustento da vida. Jesus prometeu rios de água viva, “e isso disse ele do Espírito” (Jo 7.39). O fôlego e a água, tão vitais na hierarquia das necessidades físicas humanas, são igualmente vitais no âmbito do Espírito. Sem o fôlego vivificante e as águas vivas do Espírito Santo, nossa vida espiritual não demoraria a murchar e a ficar sufocada. A pessoa que se deleita na Lei (heb. torah _ “instrução”) de Yahweh e nela medita de dia e de noite é “como a árvore plantada junta a ribeiros de águas… cujas folhas não caem” (Sl 1.3). O Espírito da Verdade flui da Palavra como águas vivas, que sustentam e refrigeram o crente e revestem de poder[7]. Quando o crente recebe o dom do Espírito Santo, passa a ter uma vida transbordante no Espírito. A seguir, essas "águas vivas correrão" para os outros com a mensagem sanadora de Cristo (10.10; 14.12; 15.5; Sl 46.4; Is 32.15; 44.3; 58.11; Jr 31.12; Ez 47.1-12; Jl 3.18; Zc 14.8).
3Selo (2Co 1.21, 22; Ef 1.13)A palavra selo ou penhor vem do grego Arrabon e significa depósito antecipado ou garantia. – Theological Dictionary of The New Testament, pág. 80. Esse depósito antecipado torna-se uma garantia de que o comprador virá buscar o objeto comprado. Como símbolo da obra do Espírito Santo, este penhor significa o seguinte:
a) Assim como alguém paga um depósito antecipado pelo bem que virá buscar, Deus nos deu o Espírito Santo como garantia de que um dia virá para nos buscar. II Cor. 1:22 e Efés. 1:14.
b) A certeza de que a presença do Espírito Santo em nossa vida é uma garantia de que Deus virá nos dar a herança eterna é confirmada pala morte de Cristo na Cruz. 
c) O selo é também sinal de propriedade. Jer. 32:9 e 10. O Espírito Santo na vida do crente é sinal de que ele pertence a Deus. – Arnold Wallenkampf, Renovados por El Espiritu, pág. 27.
d) O Espírito Santo é também uma garantia de que o crente está seguro nas mãos de Deus e ninguém poderá arrebatá-lo das mãos do Senhor. Ibidem [8]. Espírito Santo é o selo oficial da possessão de Deus, que marca o crente como sua propriedade e que produz um caráter santo na sua personalidade (cf. 3.18; Gl 5.22; Ef 1.13). Como "selo", o Espírito Santo é dado ao crente como a marca ou evidência de propriedade de Deus. Ao outorgar-nos o Espírito, Deus nos marca como propriedade exclusiva sua (2 Co 1.22). Assim, temos a evidência de que somos filhos adotados por Deus, e que a nossa redenção é real, pois o Espírito Santo está presente em nossa vida (Gl 4.6). Podemos saber que realmente pertencemos a Deus, pois o Espírito Santo nos regenera e renova (Jo 1.12,13; 3.3-6), nos liberta do poder do pecado (Rm 8.1-17; Gl 6.16-25), nos faz conscientes de que Deus é nosso Pai (v. 5; Rm 8.15; Gl 4.6) e nos enche de poder para testemunhar (At 1.8; 2.4).
SINÓPSE DO TÓPICO (3)

Os símbolos que representam a Pessoa do Espírito Santo, como elementos da natureza, são: Fogo, Água, Rio e Chuva.

(III. CONCLUSÃO)

Paulo ao escrever sua epístola aos Efésios, centrou o assunto “O Espírito Santo e seu lugar na redenção do crente”. Segundo seu ensino, o Espírito Santo no crente é a marca ou sinal de propriedade de Deus; é a primeira "porção" ou "quinhão" da herança do crente; é o Espírito de sabedoria e de revelação; ajuda o crente a aproximar-se de Deus; edifica os crentes como templo santo; revela o mistério de Cristo. No dizer de Paulo, são quatro os aspectos da obra de Deus no crente, mediante o Espírito:

(1) O Espírito Santo firma o crente e o ajuda a perseverar na vida de fé (1 Pe 1.5);

(2) O Espírito Santo unge o crente para revesti-lo de poder para testemunhar (At 1.8), para realizar as obras de Cristo (Is 61.1; Mt 10.19,20; Jo 14.12; At 10.38) e para conhecer a verdade (1 Jo 2.20,27);

(3) O Espírito Santo é o selo oficial da possessão de Deus, que marca o crente como sua propriedade e que produz um caráter santo na sua personalidade (cf. 3.18; Gl 5.22; Ef 1.13); e

(4) O Espírito Santo que em nós habita é um "penhor", i.e., uma garantia para o crente e, ao mesmo tempo, as primícias da vida melhor com Cristo, no futuro (5.5; Rm 8.23; ver Ef 1.13,14).

APLICAÇÃO PESSOAL

Com base nas características do fogo, que são aplicadas à natureza do Espírito Santo, que características deve ter o crente em sua vida? Medite em quantas puder, sem sair da aplicação fogo; A Água representa simbolicamente alguma tarefa do Espírito Santo. Quais são as obras que você poderá realizar tendo como pano de fundo este símbolo do espírito Santo? O penhor ou selo do Espírito Santo nos foi dado como garantia de nossa salvação. Medite nos textos de Hb 3.14 e 1Jo 2.19 sobre a segurança dessa salvação e o que isso significa para você.

N’Ele, que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2.8),