sexta-feira, 8 de abril de 2016

NEPAL RETIRA O NATAL DO CALENDÁRIO DE FERIADOS E CRISTÃOS SE REVOLTAM



Nepal decidiu retirar o Natal de seu calendário em um esforço para controlar o aumento do número de feriados. Os cristãos no Nepal estão protestando contra a decisão e exigem que exigiram a reintegração imediata da data comemorativa.
O governo do Nepal tem enfatizado que a sua decisão se deve ao elevado número de feriados no país, e não tem a intenção de ofender ou reprimir o cristianismo.
Anteriormente reconhecido como um feriado nacional - quando o Nepal se declarou oficialmente um Estado laico - o Natal era até agora, o único feriado nacional cristão, reconhecido pelo país.
"Somos obrigados a tomar uma decisão, não machucar os cristãos, mas para controlar o aumento do número de feriados", disse o ministro da Administração Interna, Shakti Basnet, à 'Asia News'.
Apesar da decisão tomada pelo governo, os funcionários públicos que declaram a fé cristã terão direito a licença para o feriado, segundo informou Basnet.
A decisão tem gerado revolta entre os cristãos nepalenses, que dizem a cessão da licença não é suficiente.
"Os cristãos trabalham apenas para para o governo", disse o reverendo CB Gahatraj, secretário-geral da Federação Nacional dos Cristãos no Nepal.
"Se o Natal não for um feriado nacional, os trabalhadores do setor privado não terão direito a licença para celebrá-lo. O governo reconhece 83 festas hinduístas e de outras comunidades religiosas, mas nenhuma festividade cristã".
Gahatraj também expressou preocupação de que as autoridades do Nepal tenham sido "influenciadas por tendências anti-cristãs" para chegar à decisão.
O Conselho Inter-religioso do Nepal e outros grupos inter-religiosos têm apoiado a comunidade cristã em desafiar a medida adotada do governo.
"Estamos prontos a nos sacrificarmos pela nossa fé e pela proteção da liberdade de culto. Exigimos fortemente a restauração do natal e que a recente decisão seja abandonada dentro de uma semana. Se o governo não atender ao nosso pedido, iremos protestar em todo país", disse Gahatraj.

Fonte: cpadnews

Dc. Rinaldo Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.