sexta-feira, 29 de abril de 2016

A GRAÇA É RESULTADO DA MISERICORDIA DE DEUS (Leitura diária sexta-feira) Ef. 2.8



Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

INTRODUÇÃO: De acordo com dictionary.com o termo “misericórdia” pode ser definido como tendo uma disposição de compaixão ou tolerância (a abster-se de alguma coisa).

Paulo disse: “Agradeço a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu força, que me considerou fiel, designando-me para o seu serviço mesmo que eu era uma vez um blasfemo, perseguidor, e um homem violento, me foram concedida misericórdia, porque eu atuei na ignorância e incredulidade” 1 Tm. 1:12-13;(NVI);

De acordo com dictionary.com “graça” é definida como a manifestação de favor por um superior. Também pode ser definido como o dado de graça, favor imerecido e amor de Deus. Em poucas palavras, a graça é conseguir o que você não merece.

A graça de Deus é imerecida; é dada gratuitamente por Deus, embora você não mereça. Um exemplo da graça de Deus é o dom da vida eterna.

 Não merecemos nada de Deus. Deus não nos deve nada. Qualquer coisa boa que tivermos em nossas vidas é um resultado da graça de Deus Ef. 2.5. Graça que os salva é a merecida bondade de Deus, e o favor de Deus. Deus nos dá coisas boas que não merecemos e que nunca poderíamos ganhar por nós mesmos. Lm. 3.23 “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” “Cada vez que acordamos, devemos agradecer porque nosso contrato com a vida foi renovado, tendo como fiador a misericórdia”.  Resgatados do julgamento pela misericórdia de Deus, a graça é tudo o que recebemos além dessa misericórdia Rm. 3.24. A graça comum refere-se à graça soberana que Deus concede a toda a humanidade independentemente da sua posição espiritual diante dele, enquanto que a graça salvadora é a dispensa especial da graça pela qual Deus soberanamente concede imerecida assistência divina sobre os seus eleitos para a sua regeneração e santificação.
Misericórdia e graça são mais bem ilustradas na salvação disponível através de Jesus Cristo. Merecemos o julgamento, mas se recebermos Jesus Cristo como o nosso Salvador, recebemos a misericórdia de Deus e somos libertos desse julgamento. Em vez de julgamento, pela graça recebemos a salvação, perdão dos pecados, vida abundante Jo. 10.10. vida abundante é vida eterna sem morte, ou medo da morte, vida e muito mais, uma eternidade no céu, o lugar mais maravilhoso que se possa imaginar Ap. 21-22. Por causa da misericórdia e graça de Deus, nossa resposta deve ser cair de joelhos em adoração e ação de graças. Hb. 4:16 declara: "Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."

“Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” Hb. 4:16 A nossa tarefa é obter a misericórdia e encontrar a graça, para nos ajudar em tempo de necessidade.
Apesar de muitos entenderem os termos ‘graça’ e ‘misericórdia’ como sinônimos, eles possuem significados bem distintos. Ambas são encontradas no mesmo endereço: o trono da graça. Ora, se o trono é da graça, concluímos que esta tenha primazia sobre a misericórdia. Porém, para achar a graça, primeiro tem-se que obter a misericórdia. É como um protocolo. Para chegar ao rei (graça), é necessário agendar antes uma audiência com o Primeiro Ministro (misericórdia).


Fonte de Pesquisa:
 Bíblia de Estudo Matthew Henry
A Essência do Novo Testamento
Comentário de Efésios Hernandes Dias Lopes

Dc. Rinaldo Santana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.