terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO RECEBER A PALAVRA



Introdução: por que o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. Tessalonicenses 1.5.
A Palavra de Deus não é somente um livro, letras e papéis.
Sua Palavra é poder, ela é poderosa o suficiente para mudar e transformar vidas. Os cristãos de Tessalônica receberam a Palavra, e não somente ela, junto veio poder.
Devemos seguir o exemplo deixado pelos Tessalonicenses.
Eles não somente ouviram a Palavra, mas receberam Seu poder.

Hoje em dia a maioria das pessoas e principalmente os que se dizem cristãos somente ouvem a Palavra. Inventam regras e regras de como se deve ler a Bíblia, leem-na múltiplas vezes ao dia, mas em geral não absorvem o poder que Ela tem

E em convicção, que é a fé, devemos receber Sua santa Palavra, para que então se tornemos possuidores e herdeiros de Suas promessas. Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação com alegria do Espírito Santo, Tessalonicenses 1.6

Tornar-se imitadores de Jesus como podem realizar isso se não sabemos o que Ele fez? Quando lemos Sua Palavra, temos copiar os exemplos deixados pelos homens eleitos por Deus. Não importando que estamos em meio á tribulação, pois quando recebemos a Palavra com convicção, sabemos que os problemas passarão e nós venceremos. De sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.  Tessalonicenses 1.7 Seguindo assim os exemplos de Sua Palavra, recebendo-A com poder no Espírito Santo e em plena convicção, nos tornamos exemplos.

Todos estes que venceram, como Noé, Abraão, Davi, Gideão, Elias, entre outros, seguiram estes passos ao receberem a santa Palavra do Senhor. O Apostolo Tiago enfatiza que devemos receber a palavra com mansidão. Há uma preparação própria para receber a palavra: “pelo que despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal”. Muitas pessoas leem a Bíblia todo dia, mas não são lidas por ela, não observam.

Ilustração: Conta-se que um homem idoso, bastante míope, que tinha grande orgulho em atuar como critico de arte. Um dia ele visitou um museu com alguns amigos e, imediatamente, e começou a fazer sua criticas sobre vários quadros. Parando diante de um quadro de corpo inteiro, começou a dar a sua opinião. Ele havia deixado seus óculos em casa e não podia ver a pintura com clareza. Com ar de superioridade, ele comentou. “a constituição física desse modelo esta simplesmente em desacordo com a pintura.” O sujeito (um homem) é bastante rustico e está miseravelmente. “De fato ele é repulsivo, e foi um grande erro para o artista selecionar esse modelo de segunda para pintar o seu retrato”. O velho camarada foi seguindo seu caminho, quando sua esposa o puxou para o lado e sussurrou em seu ouvido: “querido você está se olhando no espelho”.

1- PORQUE MUITOS NÃO RECEBEM A PALAVRA COM MANSIDÃO
a) Orgulho
Ex. O rei Acabe 1 Rs. 19.- morreu
O rei Uzias 2 Cr. 26.16 - ficou leproso
b) Posição Eclesiástica
Ex. O Sacerdote Eli - 1 Sm. 2.27 - Ouviu relaxadamente
1 Sm.3.1, Cp. 4.1ss

2 - EXEMPLOS DE QUEM RECEBEU A PALAVRA COM MANSIDÃO
a) Ezequias 2Rs. 20- teve 15 anos de vida acrescentados
b) A Mulher Cananéia Mt. 15.21 ss
c) Davi 2Sm. 12..13

3- DEUS TEM BÊNÇÃOS PARA TODOS QUE RECEBEM A PALAVRA COM MANSIDÃO
a) At. 2.41
b) 1Tss.2.13
c) Quem recebe a palavra com mansidão é cumpridor da palavra Tg. 1.21

Conclusão: Jesus o maior exemplo de mansidão em Mt. 11. 29 aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Fp. 2.5- 11- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

 DC. RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.