sábado, 26 de outubro de 2013

PARA QUE JEJUAR?



 Introdução: Jejum é a maneira bíblica de obedecer e entregar sua vida em sacrifício vivo e agradável a Deus para que Ele possa fazer, através da sua vida, o que Ele não poderia fazer de outro modo. É a abstinência total ou parcial de alimentos, com propósito de liberar o espírito do homem e compreender melhor as verdades espirituais. (Linnin Wesdel).
a) Jejum PARCIAL. Normalmente o jejum parcial é praticado em períodos maiores ou quando a pessoa não tem condições de se abster totalmente do alimento (por causa do trabalho, por exemplo, ou doença). Lemos sobre esta forma de jejum no livro de Daniel: Dn.10:2,3.
b) Jejum NORMAL. É a abstinência de alimentos, mas com ingestão de água. Foi a forma que nosso Senhor adotou ao jejuar no deserto. Cresci ouvindo sobre a necessidade de se jejuar bebendo água; meu pai dizia que no relato do evangelho não há menção de Cristo ter ficado sem beber ou ter tido sede (e ele estava num deserto!): Mt.4:2.
c) Jejum TOTAL. É abstinência de tudo, inclusive de água. Na Bíblia encontramos poucas menções de ter alguém jejuado sem água, e isto dentro de um limite: no máximo três dias. A água não é alimento, e nosso corpo depende dela a fim de que os rins funcionem normalmente e que as toxinas não se acumulem no organismo. Há dois exemplos bíblicos deste tipo de jejum, um no Velho outro no Novo Testamento: Et.4:16,
At.9:9. Vejamos sete motivos para o cristão jejuar:
1.Para buscar ao Senhor  obediência Jl. 2:12-13;
2.Para humilhar a alma quebrantamento I Pe. 5:6-7; Sl. 34:18;
3.Para entregar-se à oração I Co. 7:5;
4.Para aumentar a fé Mt. 17:19-21;
5.Para oferecer  o Espírito Gl. 5:16. Há uma continua luta entre a carne e o Espírito e para vencê-la, precisamos alimentar nosso espírito. No jejum, abstemo-nos de alimentos sólidos para receber o verdadeiro alimento espiritual a fim de sermos fortalecidos nesta luta;
6.Para alcançar objetivos específicos, baseado nas promessas da Palavra de Deus;
7.Para quebrar resistências malignas Dn. 10:2-3, 12-13.
Conclusão: Quando jejuamos estamos sacrificando a carne, para que o Espirito possa respirar mais forte em nós. Penso que de forma sábia e cuidadosa podemos estimular outros à prática do jejum, basta partilharmos nossas experiências no tocante a esta pratica de jejum e oração e incentiva-los.

Fonte de Pesquisa:  Dicionário Bíblico Wycliffe e outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.