domingo, 3 de abril de 2011

EBD, A MELHOR ESCOLA DO MUNDO

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade de Monte Alegre de Sergipe, Presidida pelo Reverendo Virgino de Carvalho Neto, pastoreada pelo Pastor Evando Marques da Rocha domingo passado dia 27/03/2011, pela manhã fechou com chave de ouro o 1º Trimestre da EBD – Escola Bíblica Dominical, Em classes únicas jovens e adultos, foi feito uma síntese de toda a Lição. O Auxiliar Jalmo Meneses da cidade de Nossa Senhora da Gloria, convidado pelo Superintendente, Presbítero Carlos Alberto, com muita graça de Deus fez a síntese usando as palavras chaves de cada Lição.

O Pastor Evando Marques da Rocha Pastor Presidente do Campo fazendo a abertura da Escola
Presbitero Carlos Alberto Superintendente da EBD Iniciando os Trabalhos no fechamento do 1º Trimestre de 2011
Presbítero José Soares da Costa Vice - Presidente do campo Louvando a Deus com os Hinos sugeridos da Lição

Diácono Rinaldo Santana Coordenador da EBD Fazendo a Leitura Bíblica em classe
 Auxiliar Jalmo Ministrando a Palavra fazendo a Síntese de cada Lição do Trimestre

1ª Lição - TEXTO AUREO At. 1.8- Mas recebereis a virtude do Espirito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda Judeia Samaria, e até aos confins da terra.
·        Sem o Espirito Santo não há poder, sem poder não há milagres e sem milagres, não há testemunhas, sem testemunhas não há avanço, sem avanço não há crescimento, sem crescimento não chega aos confins da terra.
2ª Lição – TEXTO AUREO At. 1.11 – Varões Galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir
·        Essa é a garantia da nossa esperança da volta de Cristo Jesus
3ª Lição – O TITULO O derramamento do espirito Santo
·        Falar em línguas - O registro diz que os discípulos começaram (Archomai) a falar noutras línguas conforme o Espirito Santo lhes concedia que falassem.
4ª Lição – Comunhão “Koinonia” que significa comunhão,uma relação de intimidade entre uma pessoa e outra, indica companheirismo e identificaçãp pessoal, afinidade e solidariedade, podendo ser entendida como uma mescla de personalidades numa bendita unidade, como o trançar de fios para formar uma única corda; sugere uma intimidade exclusiva e fora do comum.
5ª Lição – Sinais e Maravilhas
O irmão Jalmo enfatizou que devemos ter muito cuidado com os milagreiros que fazem sinais, milagres e maravilhas externas, e na verdade não são exemplos de milagres, pois o verdadeiro milagre inicia-se no interior de cada vida transformada por Cristo. Muitas vezes confundimos heresias com sinais milagres e maravilhas, se isentar as muitas profetadas em vez de profecias e visagens em lugar de visões.
6ª Lição – Disciplina
·        A Bíblia deixa bem claro que a disciplina tem dois grandes benefícios
1º Educação – Conhecimento
2º Repreensão, castigo e correção, para todo aquele que tem o conhecimento da disciplina e não é disciplinado.
7ª Lição – Assistência Social
·        Na Igreja Primitiva era imperioso aos apóstolos devotarem-se à oração e ao en­sino da Palavra de Deus. Doutra forma, como haveriam de edificar a Igreja na sã doutrina? Todavia, estavam eles mais do que cientes: as obras de misericórdia são também importantes. Que os crentes, pois, sobressaiamos igualmente pelas boas obras Mt 5.16; At 9.36; Ef 2.10. Não alerta Tiago que a fé sem as obras é morta? Tg 2.17. A assistência social na Igreja Cristã não será menosprezada.
8ª Lição – A Perseguição da Igreja
·        Por motivo do grande crescimento da igreja, deu-se inicio a perseguição;
·        As testemunhas também se transformaram em Mártires
·        Ex. Estevão foi apedrejado até a morte
9ª Lição – A  Conversão de Paulo
·        Paulo que era um grande perseguidor da igreja de Cristo, mas experimentou do grande milagre na sua vida, a qual foi transformada de maneira tal que ele passou de perseguidor à perseguido.
10ª Lição – O Evangelho entre os gentios
·        Gentio – todas as nações que nasciam fora da comunidade de Israel, estranhos às alianças que o Senhor Deus estabeleceu com o seu povo são chamados biblicamente de gentios, mas conforme a palavra de em Jo. 1.12, Mas, todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome.

11ª Lição – Concilio
·        A conversão dos Gentios; causou uma grande tensão entre os Judeus e os Gentios de maneira que se fez necessário uma reunião para se discutir dogmas, costume e doutrinas disciplinares.
12ª Lição – As Viagens Missionarias de Paulo
·        A dificuldade na época de Paulo com relação a transportes não era tão fácil como hoje é para nós, mas vemos que Paulo sempre estava em campos Missionários em lugares distintos.
13ª Lição – Paulo Testifica em Roma
·        O Apostolo Paulo, como prisioneiro de Cristo, havia uma necessidade urgente da palavra de Deus ser anunciada em Roma a capital do Império, uma vez que o evangelho já tinha sido anunciado em Jerusalém a capital religiosa dos Judeus.
Conclusão: Depois dessa maravilhosa explanação foi encerrada a ultima Escola Bíblica Dominical do 1º Trimestre do ano de 2011, com entrega de algumas lembranças aos aniversariantes do Trimestre e aos alunos que não faltaram nenhuma aula durante o trimestre, amém.
A Irmã Arã Professora dos Adolescente (Classe Davi), entregando uma lembrança ao aluno mas assíduo da classe.

2 comentários:

  1. Amado, shalom.

    Sim, percebi que o amado estava muito atento à síntese. Descreveu, com propriedade, toda a nossa explanação a respeito do 1° Trimestre das Lições Bíblicas. O SENHOR continue dando essa sabedoria e eficiência no Serviço. Que a SHALOM de Deus se estenda ao irmão e à sua linda família.

    ResponderExcluir
  2. Não se refiram ao ESPÍRITO SANTO de DEUS com letra minúscula, pois é Espírito Santo e não espírito Santo...

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.