domingo, 19 de dezembro de 2010

AS ARMADURAS DE DEUS

As armas espirituais que Deus nos dá para Conquista 2 Co. 10:3-5
Introdução: Tenho percebido que muitos crentes simplesmente não têm o menor interesse neste assunto. Não se informa sobre a guerra espiritual, a qual o alvo é ele próprio e nem tão pouco sobre o seu arquiinimigo que procura a tragar todos os dias de nossa vida.
Outros ainda ignoram esta luta e dizem ah, não é do meu temperamento lutar. Entretanto a nossa luta é espiritual nada tem haver com temperamento de ninguém, desde que nos decidimos a seguir a Cristo, desde o dia em que planejamos isso, trava-se a batalha espiritual.
Infelizmente a maioria das pessoas que participam desta luta não sabe se estão nela, todos os que nascem de novo acham-se no meio deste conflito. E uma vez nele ninguém pode ficar neutro, nem isento.
AS ARMAS ESPIRITUAIS DE PAULO “Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.”
DEVEMOS RECORRER A PODER DE DEUS - SL 105:4
“Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença.”

DEVEMOS USAR A AUTORIDADE QUE DEUS NOS DEU - LC 10:19 – JESUS ENVIA OS 72 DISCÍPULOS “Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.”
SUBMISSÃO A DEUS – ARMA ESPIRITUAL TG 4:7 – “Portanto, submetam-se a Deus, Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.”
PRECISAMOS SER REVESTIDOS DE TODA ARMADURA DE DEUS – EF. 6:10-18

1 – Fortaleça-se no Senhor e no seu poder

2 – Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo,

3 – Nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

4 – Vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis.
5 – Cinto da verdade“Estai, pois, firmes, tendo CINGIDOS OS VOSSOS LOMBOS COM A VERDADE …”
Ao explicar como colocar a armadura de Deus, Paulo começa dizendo para cingirmos nossos lombos com a verdade. “Lombos” na Escritura é freqüentemente usado como referência à reprodução. “Cingir seus lombos” é se vestir de um modo que seus órgãos reprodutivos fiquem protegidos. É claro, isso é dito espiritualmente. Então, como cingimos nossos lombos com a verdade? Jo. 17.17
Descrevendo a armadura, Paulo começa pelo cinturão. O soldado colocava em torno da cintura, sendo útil para apertar a armadura em volta do corpo e sustentar a espada ou outras armas que pudessem ser penduradas. Tinha função meramente defensiva. O cinto era de couro, recoberto com placas de metal, para manter o corpo direito e firme. Ao afivelar o cinto, o soldado tinha uma sensação de força e de confiança.
A verdade deve ser a primeira peça da armadura que o cristão deve vestir.
Verdade quer dizer sinceridade e honestidade para com Deus e os homens.
Certamente Deus requer “a verdade no íntimo”, e o cristão precisa ser verdadeiro a todo custo, em palavras e procedimentos.
O cristão, com o cinto da verdade bem ajustado, evita as dissimulações, os rodeios, as intrigas, a mentira, a calúnia, os falsos juízos, a hipocrisia ou a deslealdade, que são armas do diabo.
O que o diabo abomina é a verdade transparente. Ele ama as trevas. A luz o põe em fuga.
A verdade é o símbolo da vigilância, da concentração, do desembaraço. Jesus disse:
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Jo 8.32
A verdade é, pois, elemento indispensável na preparação do cristão para a luta, porque o cristão parte para a luta com a certeza de que defende o que é justo, digno e nobre.
Paulo diz que a verdade é como um cinto, e na armadura do soldado romano, é o cinto que sustenta o resto dos itens no lugar.
Da mesma forma, a verdade sustenta tudo em nossa caminhada cristã, e, portanto, ela é suprema. Sem a verdade revelada a nós por Deus, na Escritura, não haveria justiça, paz, fé e salvação para nós “vestirmos”.
a) Quem tem os lombos cingidos com a verdade Não se embaraça com as coisas deste mundo Hb. 12.2
b) Quem tem os lombos cingidos com a verdade, Não se conforma com o mundo Rm 12.2
c) Quem tem os lombos cingidos com a verdade,
6 – Couraças da Justiça
7 – Tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz

8 – Usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
9 – Usem o capacete da salvação
10 – E a espada do espírito, que é a palavra de Deus

11 – Orem no espírito em todas as ocasiões

Conclusão: *Estas são as armas “poderosas em Deus” para destruição das fortalezas!
1 - O nome de Jesus – A nossa autoridade espiritual – Quanto mais obediente e submisso à Deus, mais autoridade teremos! Tg 4.7
2 - A Palavra de Deus - A nossa posição espiritual
3 - O Sangue de Jesus – A nossa cobertura espiritual O sangue de Jesus é o “selo de segurança” sobre àqueles que pertencem a Deus!
4- O Espírito Santo - A nossa força espiritual Jesus afirmou: “Mas, recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo...!” At 1.8.
*Para acioná-las, basta estarmos conectados com o Senhor...
*Em todas as nossas batalhas espirituais devemos aliar ao uso dessas armas uma atitude de adoração, pois, a adoração atrai a presença de Deus e recorrer ao poder de Deus, buscando a sua presença.
*O Senhor nos guiará a usar a “arma secreta” do jejum, para fazer desencadear alguma operação especial de milagre.
*No contexto espiritual faz-se necessário estarmos sempre vigilantes e atentos às ordens de nosso Comandante Geral – o Senhor Jesus Cristo! Ele é o Vencedor em todas as batalhas! Ele nos garantirá a vitória! Aleluia!

Mensagem pregada pelo Diacono José Rinaldo de Santana na Congregação de Lagoa da Volta - Porto da Folha _ Se. Em 19/12/2010.
Rinaldo Santana

Um comentário:

  1. Muito interessante, pois eu como cristã
    recém-convertida, quero aprender mais sobre armadura espiritual e lendo este artigo me ajudou bastante. Deus os abençoe!!

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.