quinta-feira, 15 de julho de 2010

O QUE É ADORAÇÃO 1


INTRODUÇÃO:- Nosso culto de adoração deve produzir maior dedicação, para que possamos servir ao Senhor melhor! Se não obtemos estes resultados, então temos que examinar a nossa experiência de culto para saber o que pode ser melhorado, para que ela de fato produza mais dedicação e melhor serviço cristão. O apostolo Paulo em Rm. 12.1 ele fala do culto racional, não é diferente quando se trata de adoração.
         Sabemos que o Senhor está à procura de verdadeiros adoradores.
          Ele esta à procura de adoradores que o adorem em Espírito e em verdade
         Será que o nosso culto, de fato, esta agradando a Deus?
         Será que Deus está recebendo a nossa adoração?
        Ou será que o culto que prestamos a Deus não está rompendo a atmosfera, ou seja, não está chegando ao trono de Deus?
II )- O QUE É CULTO
O dicionário diz que cultuar é reverenciar e adorar um ser divino. Em nosso caso é o Senhor Jesus.  Traduz uma palavra grega (latreia) que aparece cinco vezes no Novo Testamento. Na Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição, é traduzida “culto” em João 16:2; Romanos 9:4 e 12:1 e “serviço(s) sagrado(s)” em Hebreus 9:1 e 6. Significa serviço. Pode ser o serviço de obediência a Deus em geral, ou pode se referir, como nas duas citações em Hebreus 9, aos atos específicos de louvor dirigidos a Deus. Assim, a palavra culto, em nosso uso hoje, corretamente descreve o serviço dado ao Senhor quando cristãos o adoram. Mas, a mesma palavra pode abranger qualquer ato de obediência que honra o nome de Deus.
Prestar culto a Deus é adorá-lo e amá-lo profundamente, é dedicar muito respeito, reverência e dignidade ao Senhor.
         De acordo com I Pedro 2:9, a própria definição de igreja implica em louvor e proclamação das virtudes e do poder de Deus ao Mundo: “Vós  porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, afim de proclamardes as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..”
Racional vem da palavra grega logikos. Nesta palavra, não é difícil ver a idéia da lógica ou raciocínio. Este adjetivo aparece, no Novo Testamento, somente aqui e em 1 Pedro 2:2, onde descreve o leite espiritual. A forma do substantivo (logos), porém, aparece mais de 300 vezes no NT, e é traduzida por termos como palavra, ensinamento, testemunho, verbo, etc.
Conclusão: Devemos ter o Maximo de cuidado quando cultuamos a Deus. Fazer uma reflexão: a) O culto que estamos prestando é racional? b) Está agradando a Deus? c) Deus está recebendo? d) Ou está sendo um culto somente para massagear o nosso emocional? A verdade é que Deus está a procura de verdadeiros adoradores. 

Rinaldo Santana

2 comentários:

  1. PAZ DO SENHOR JESUS SEJA COM TODOS


    Um assunto que é de total importância na vida do crente, principalmente para o novo convertido, pois bem, esta pronto o primeiro artigo sobre DISCIPULADO. Este método esta faltando nas igrejas.

    Atualmente temos visto grandes movimentos evangelísticos, onde várias pessoas aceitam o evangelho anunciado, um enorme número de pessoas agregam às igrejas, mas a maioria não firmam na fé, a maioria desviam-se dos pés do Senhor. Por que isto ocorre? Onde está a falha para que isso ocorra? A falta de estrutura de fé, a falta de base na Palavra de Deus, é esse o problema?

    Confira este assunto no Blog do Marcelo Vieira, deixe o seu comentário e sua sugestão.

    Em Cristo,

    Marcelo Vieira
    Membro da AD.
    Prof. da EB.
    Coord. da UMADEMA.
    www.marcelo-vieira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gaça e paz, Caro Marcelo é um assunto de grande importancia, porque muitas pessoas acham que adoração é apenas mexer com o emocional das pessoas, mas a verdade é que a verdadeira adoração envolve a maturidade espiritual, por isso quando adoramos a Deus precisamos fazer um analise:
    1 Como será que Deus vê a adoração que lhe prestamos?
    2 É impoortante a forma exterior do louvor?
    3 Que tipo de adoradores Deus nos considera?
    4 Que tipo de adoradores Deus está procurando?
    Que possamos qualificar o nosso louvor, a nossa oração,o nosso testemunho e a nossa pregação, de maneira, que esteja no centro da vontade de Deus.

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.