domingo, 11 de julho de 2010

FERIDO E AMARGURADO



Introdução: O que é a amargura? É um sentimento de mal-estar, produzido pela ferida, ressentimento e mágoa. Esse sentimento dá lugar à quebra de comunhão e relacionamento. A amargura é a maior arma que satanás usa para ferir a alma. O objetivo do inimigo não é alcançar a pessoa e sim a alma, mas quando, precisamos estar alerta, não aceitando o amargor em nossa vida assim como fez o patriarca Jó. 
Não há quem consiga viver amargurado. Uma pessoa amargurada não consegue viver de bem com a vida, não tem paz, vive uma vida perturbada, e pode contaminar as pessoas que estão ao seu redor, por isso o escritor  aos Hebreus   adverte “que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem Hb. 12.15”.  Quem vive cheio de magoas o seu caráter é atingido e marcado pela falta de perdão e pela a existência do ódio.
Os angustiados se fecham, e a solidão invade a alma, se o individuo não se der conta finda a solidão dominando-o, o isolamento se faz de companheiro e o único lugar, que lhe acomoda é uma caverna, para murmurar contra a sua própria vida, temos na Bíblia o Exemplo do profeta Elias, quando se viu amargurado seu lugar de descanso foi uma caverna. Mesmo depois de ter alcançado da parte de Deus algo extraordinário, se achava sem nenhum motivo para viver. 1Rs 19.4   
Vejamos algumas características de uma pessoa amargurada:
1-É uma pessoa sofrida 
2-É uma pessoa masoquista, tudo nela dói demais
3-É uma pessoa insuportável
4-É uma pessoa linguaruda
5-É uma pessoa insatisfeita 
6-É uma pessoa iracunda
7-É uma pessoa nervosa
8-É uma pessoa agressiva
9-É uma pessoa instável
10-É uma pessoa sentimental
11-É uma pessoa insegura
12-É uma pessoa possessiva
13-É uma pessoa desestruturada 
14-É uma pessoa frustrada
15-É uma pessoa que se omite
16-É uma pessoa isolada
17-É uma pessoa sem perspectiva
18-É uma pessoa sem esperança
19-É uma pessoa acabrunhada
20-É uma pessoa triste  
Conclusão: Um verdadeiro seguidor dos ensinos de Jesus deve ter o Maximo de cuidado com esse veneno da alma “amargura”, muitos foram atingidos e já não sentem motivos para viver.
Rinaldo Santana

Um comentário:

  1. Eu! eu sou uma pessoas muito amargurada.... essas características se encaixaram comigo... devido uma magoa do marido, um casamento de 10 anos.

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.