quinta-feira, 29 de abril de 2010

A SANTIDADE DAS SANTIDADES

Ezequiel Capitulo 41. 1 – 4
1 ENTÃO me levou ao templo, e mediu os pilares, seis côvados de largura de um lado, e seis côvados de largura do outro, que era a largura da tenda.
2 E a largura da entrada, dez côvados; e os lados da entrada, cinco côvados de um lado e cinco côvados do outro; também mediu o seu comprimento, de quarenta côvados, e a largura, de vinte côvados.
3 E entrou no interior, e mediu o pilar da entrada, dois côvados, e a entrada, seis côvados, e a largura da entrada, sete côvados.
4 Também mediu o seu comprimento, vinte côvados, e a largura, vinte côvados, diante do templo, e disse-me: Este é o Santo dos Santos.
O Santo dos Santos era o átrio mais secreto do templo Ex: 26.33,34. Era onde a arca da Aliança ficava guardada e onde a gloria de Deus habitava. Neste recinto, somente o sumo sacerdote entrava, uma vez ao ano, e ali realizava uma cerimônia para expiar os pecados da nação. A santidade de Deus é tocada ao longo do Antigo e do Novo Testamento. Um véu separava dois ambientes sagrados no Tabernaculo: O Lugar Santo e o Lugar Santíssimo (ou Santo dos Santos). Diariamente, o Sacerdote entrava no lugar Santo para ter comunhão com Deus e cuidar do altar do incenso, do Candelabro e da mesa dos Paes da proposição. O lugar Santíssimo era onde habitava o próprio Deus: onde se fazia presente na arca da aliança. Somente o sumo Sacerdote podia entrar no Lugar Santíssimo, uma vez por ano (No dia da expiação), para pedir perdão pelos pecados de toda a nação.
Quando Jesus Cristo morreu ma cruz, o véu do templo (que havia substituído o tabernaculo) rasgou de alto a baixo Mc. 15.38. Isso significa que passamos a ter livre acesso a Deus por causa da morte de Jesus. A partir de então as pessoas não precisa mais se aproximar de Deus por intermédio de Sacerdotes e Sacrifícios, mas pelo o nome de Jesus.     
Fonte de auxilio: Biblia do Estudante Aplicação Pessoal
Rinaldo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.