terça-feira, 9 de março de 2010

A MUSICA AFETA O COMPORTAMENTO DO SER HUMANO



“Aleluia! Louvai ao Senhor do alto dos céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. Louva-o sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do Senhor, pois mandou ele, e foram criados. E os estabeleceu para todo sempre; fixou-lhes uma ordem que não passará. Louvai ao Senhor da terra, monstros marinhos e abismos todo; fogo e saraiva neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a sua palavra; montes e todos os outeiros, arvores frutíferas e todos os cedros; feras e gados, repteis e voláteis; reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra, rapazes e donzelas, velhos e crianças. Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu. Ele exalta o poder do seu povo,o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!” Sl. 148.
Atribui-se a Aristóteles os seguintes dizeres: “Emoções de toda espécie são produzidas pela a melodia e pelo ritmo; através da musica, por seguinte, o homem se acostuma a experimentar as emoções certas; tem a musica, portanto, o poder de formar caráter, e os diversos tipos de musica, baseados nos vários modos, distinguem-se pelos seus efeitos sobre o caráter – um, por exemplo, operando na direção da melancolia, outro na da efeminação; um incentivando a renuncia, outro, domínio de si; um terceiro o entusiasmo...” .
Rinaldo Santana
  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.