quarta-feira, 8 de julho de 2009

CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER O SENHOR OS.6.3

Introdução: Israel tinha perdido a comunhão com Deus e o que restava em Israel era a prostituição os sacerdotes estavam corrompidos e afastados de Deus estavam preocupados com dogmas da religião até o profeta tinha se casado com uma prostituta. Cap. 4.12-O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus. V. 6- O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. É por essa razão que precisamos avaliar toda religião e todo líder religioso à luz da palavra de Deus- Jo. 17.17-santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade- Jo. 8.32- conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
1- A necessidade de conhecermos a Deus
a) A palavra conhecer e conhecimento e seus derivados aparecem na Bíblia cerca de 1.486 vezes
b) O principal propósito da Bíblia é tornar Deus conhecido dos homens e das mulheres
c) Existem algumas razoes lógicas para se conhecer a Deus
1- Cada criatura deve conhecer o criador
2- Cada aluno deve conhecer seu professor
3- Cada vaso deve conhecer a flor que nele foi posta
4- Cada instrumento deve conhecer o musico que o toca - você é instrumento de Deus
5- Cada filho deve conhecer seu pai
6- Cada Servo deve conhecer seu Senhor
7- Logo cuidemos em conhecer o Senhor
2-Os cinco métodos mais comuns para se conhecer a Deus
a) Investigação Ex.3.13- Moises fez uma investigação sobre Deus , qual é o seu nome , falar e atuar em nome de uma pessoa é assumir a sua representação e participar de sua autoridade , Moises queria saber o nome pessoal de Deus para poder mencioná-lo aos Israelitas, conhecer o nome de uma pessoa significa, ter domínio sobre aquela pessoa, o EU SOU de Deus explica o nome pessoal de Deus ao povo de Israel no Hebraico hayah, que significa "Ser" existir ,acontecer. O mesmo verbo repetido reforça o seu significado e dá maior intensidade de maneira que EU SOU O QUE SOU equivale eu sou aquele que existe realmente e por si mesmo, Jacó queria saber o nome, porque perguntas o meu nome. Nenhuma palavra é capaz de expressar aquilo que sou
b) Observação (da natureza) Rm 1.20, Sl. 19. 1-4
c) Encarnação (de Jesus claro) Jo. 14.8-11; 1.11-14
d) Revelação (aparições divinas como a Moises, e Abraão etc).
e) Meditações Nas Escrituras Sagradas, a palavra de Deus
3- O conhecimento básico de Deus compreende
a) Deus como criador Gn. 1.1
b) Deus como Salvador Is. 45
c) Deus como pai Mt. 6.9
d) Deus como Senhor Sl. 112.1
e) Deus como Santo Is. 6.3
4-A Necessidade de continuarmos conhecendo a Deus
a) A limitação de conhecimento gera limitação de vida
b) O perigo de estacionarmos no conhecimento
c) Deus nos dá coração para que o conheçamos melhor, Jr. 24.7
d) Deus é infinito,imensurável , eterno e absoluto
e) Continuar a conhecer a Deus abre portas a novas oportunidades
f) O conhecimento de Deus gera paz Is. 54.13
g) Na continuação do conhecimento descobrimos que ele é pastor, Amigo fiel ,provedor e justo
5) As três recompensas de quem conhece o Senhor
a) O Senhor virá como alva
1- Alva é alvorada o fim de uma noite escura, símbolo da ignorância de Deus
2- Ignorar a Deus significa trevas totais
3- Quem conhece a Deus é transformado
Conclusão Graças a Deus que já conhecemos a Deus e vamos prosseguindo em conhecer .

7 comentários:

  1. Gostei muito da palavra do irmão Rinaldo mas gostaria que o texto biblico fosse mais aprofundado gosto muito deste versiculo. e que DEUS Abençõe o irmão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, adorei poder estudar um pouco sobre o livro de Oseias, pois é difícil encontrar algo simples e objetivo como encontrado aqui
    Deus continue te usando e te abençoando

    ResponderExcluir
  3. A Paz irmãos amados, sou Layane tenho 18 anos, e estava procurando na internet estudos para aprofundar mais meus conhecimentos sobre a palavra,pois demorei um pouco a reconhecer que deveria ler a palavra de Deus sempre e nunca parar, confesso que lia muito pouco, quero sempre desde agora ler mais, pois a Palavra de Deus os abençoa em tudo. Gostei muito do texto do Diácono. Que Deus continue te abençoando e nunca pare de abençoar vidas com esses sermões. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Certamente, conhecer a Deus deve ser um dos objetivos cristão. O povo erra muito em não conhecer principalmente os atributos de Deus. O povo acha que Deus é aquele que aceita tudo que os homens fazem, afinal de conta Ele é amor. Mas quando conhecemos seus atributos, encontramos a justiça de Deus, a ira de Deus. O próprio apóstolo Paulo nos alerta que devemos considerar a bondade e a severidade de Deus. Conhecer a Deus melhora nosso relacionamento com ele. Boa mensagem. Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Amo esse texto, e estava à procura de um estudo acerca desse tema pois o Espírito Santo tem me feito lembrar mto dessa mensagem nos últimos dias. O estudo está ótimo! Que Deus o abençoe poderosamente!

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.