sábado, 25 de outubro de 2008

O DEUS DA REDENÇÃO (subsidio da lição 4 )

Redenção = [Grego. apolutrosis; Latim. redemptio]. A Salvação oferecida por Jesus Cristo na cruz, com ênfase no aspecto de libertação da escravidão do pecado.

Livramento de alguma forma de escravidão com base no pagamento de um preço por um redentor. Redenção é um conceito básico para a visão bíblica da salvação.

Logo no inicio no AT, o Senhor Deus revelou a si mesmo como agindo de forma redentora em favor do homem. Jacó invocou a Deus como aquele “que me livrou de todo mal” Gn 48.15,16Deus declarou sua intenção de livrar a Israel da servidão do Egito dizendo, “resgatarei o meu povo com braço estendido” Ex 6.6, na maneira dos casos do AT onde é feita referência à atividade redentora de Deus, a libertação efetuada é de natureza física e não espiritual (por exemplo, a libertação de Israel do Egito e de Babilônia), mesmo esta libertações, porem, trazem em si um significado espiritual em que a libertação indicava que Deus havia perdoado o pecado ou os pecados que diretamente ou indiretamente ocasionaram a calamidade. Em pelo ou menos um caso Sl 130.8 a redenção referida é claramente de natureza espiritual, isto é, trata-se de uma redenção do pecado.

No NT, a redenção é restritamente uma atividade divina que é reaizada por Cristo Jesus e através dele Ef 1.7, Gl 3.13; 4.5. Embora a ativida de redentora de Cristo tenha as suas manifestações físicas por (exemplo a cura das enfermidades), seu principal significado é o resgate espiritual dos pecadores que estão escravizados no pecado Mc 10.46. A libertação do pecador é assegurada com base no preço de resgate pago a Deus pai por Cristo Jesus em sua morte na cruz Tt 2.14, Hb 9.12, 1 Pd 1.18,19.

A perfeição da obra redentora de Jesus Crsto é claramente declarada no NT Hb 9.25-28. No entanto, a experiência de redenção do individuo redimido só estará completa na segunda vinda de Cristo Lc 21.28,Rm 8.23, Ef 1.14.

Fonte de pesquisa
Dicionário Bíblico Wycliffe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.