quarta-feira, 27 de agosto de 2008

DEUS PODE PREPARAR SL. 78.19

INTRODUÇÃO: Deus tem preparado bênçãos para esta vida – TERRENA, MATERIAL, HUMANA, como tem preparado bênçãos, para o futuro, as quais se referem a consumação da salvação.

Este Salmo 78 faz parte de um grupo de salmos preparados e usados nas principais festividades dos filhos de Israel, os quais relacionam os fatos históricos de Deus com o povo hebreu, DENOMINADO SALMO DIDÁTICO, este salmo enfatiza o milagre de Deus a favor de seu povo, como se relaciona a ingratidão, murmuração e rebeldia, onde o salmista por nome de Asafe, musico, cantor, profeta nomeado por Davi, para presidir o coral sagrado organizado pelo rei 1cr.6.39 e 15,17 , ele implora através deste cântico, que o povo de Israel agradecessem a Deus pelos milagres, observassem a lei de Moisés e não fossem rebeldes a Jeová. É denominado Salmo de Masquil que significa. INSTRUÇÃO OU DOUTRINA, a tradição judaica atribui 12 Salmos a Asafe 73 a 83 e 50. A lição deste Salmo é a seguinte: não vale a pena desafiar a Deus , com sentimentos de duvidas ou de incredulidade Sl. 78.19 Por acaso pode - ZACARIAS - ficou mudo, TOMÉ – ficou desapontado, FARAÓ - Morreu afogado Sl. 136.15, para Deus nada é imposssivel Lc. 1.37 – Pode Deus preparar ? “Deserto” é um lugar inabitável, árido, sem vegetação, sem água. Lugar das feras traiçoeiras, porque estão escondidas nas cavernas e debaixo da areia, do solo; lugar das impossibilidades, lugar difícil de sobrevivência, lugar onde acabam as perspectivas, sol causticante do dia muito frio a noite e muito vento : Uso simbólico deserto sig. Lugar de tentação, Mt. 4.1 – Solidão - Jesus foi levado para ser tentado, 1 Sm 23.14- “Davi no deserto” Saul, o inimigo de Davi o buscava todos os dias, mas, Deus preparou um livramento para Davi, outros exemplos no deserto. 1 Rs.19.4, Provação, Dt. 8.3 Perseguição, Moisés Ex. 2.15 ( Incompreensão, enfermidades, calunia, desprezo etc).

MAS DEUS PODE PREPARAR UMA MESA NO DESERTO e provou que pode enviando carne, pão e água Ex. 16.12-14, Multidões de pássaros migram da Síria e da Arábia para a África Central, pela área do mar Báltico,durante o outono e na primavera retornam e uma das linhas tomadas passa exatamente pela parte do Sinai, comenta-se que sempre o vento era a favor, desta vez o vento foi contrario e que as aves se cansaram e caíram no arraial dos Israelitas, esta é a explicação da ciência e as vezes estamos prontos para acreditar no relato e glorificar a ciência do que crer que é/ foi uma atuação divina provado que Deus pode preparar uma mesa no deserto e glorificarmos a Deus.

O inimigo da nossa alma, nunca tomara Deus em improvisos, despreparado ou em surpresa, seja qual for a artimanha do inimigo Deus já tem preparado um plano para suplantar, envergonhar, e destruir seus ardis, entretanto os projetos que Deus tem preparado para o seu povo nunca será frustrado, impedido Jó 42.2, 1Co.2.9 – Tirar Israel do Egito, do domínio de Faraó foi plano de Deus na vida de Moisés, fora escolhido desde a sua formação, Deus, o escolheu e ninguém impediu, achegada do Salvador, a subida da Igreja da terra e sua chegada no céu , também é plano de Deus o diabo não vai impedir porque Deus já Preparou um lugar no céu para cada um que ele chamou. João 14 .1-2.

1 – Deus tem Preparado um milagre em meio as crises que estamos atravessando, para aqueles que crêem
a) Espiritual – Opressão – Muitas vezes passamos por momentos de opressão, mas Deus tem preparado um milagre assim como fez com os antepassados Daniel, Josafá, Pedro, Esequias
b) Finaceiira – Mt.17.27
c) Social – Muitas vezes, passamos por momentos difíceis na sociedade
d) Família – A crise na família hoje em dia é o que mais sofremos a falta de entendimento e compreensão dos familiares

2) Deus tem preparado uma saída, mesmo quando tudo parece estar cercado Ex. 14.13,14

3) Deus tem preparado uma grande vitória, mesmo quando não exista mais nenhuma possibilidade por vias humanas Eliseu 2Rs.6.14-17, Jericó Js.6

4) Deus tem preparado uma mesa na presença dos seus inimigos Sl. 23.4 José do Egito/ Mulher de Potifar, os soldados que levaram ele para prisão, os presos, os servos aqueles que acusaram etc. viram o rei tirando o anel do dedo e colocar no dedo da mão de José, um colar de ouro, com vestes de linhos, com carro de ministro, dando ordens e todos se curvando quando este passava Gn. 41.38-46 Jó e seus amigos Jó 42.7,8

5) Deus tem preparado um livramento que os teus olhos nunca contemplaram Exemplos:
a) Pedro na Prisão
b) Daniel , para todos Deus preparou um milagre vejamos a profecia de livramento proferida pelo profeta Isaias cap.43.16-19

6) Deus tem preparado uma porta, apesar da mesma se manter fechada até hoje Isa. 45.1,2,4 , 1Co.16.9, Ap.3.8

7) Deus tem preparado um futuro para alguém, mesmo que você tenha queimado etapas da vida e parece que tudo acabou Jr.31.16,17

Conclusão: Devemos dia a dia reconhecer que Deus pode preparar o melhor par nós, mesmo. Este mistério é muito alto e ao mesmo tempo tão profundo, que um mortal não tem capacidade pelo o uso da razão ou da sabedoria humana descrever as realidades tão elevada que Deus tem preparado para nós. No entanto Deus tem revelado pelo seu Espírito Santo , 1Co. 2.10, que é penhor da nossa herança.

Esboço da mensagem pregada pelo Diácono José Rinaldo de Santana dia 26 de agosto de 2008, na congregação Lagoa do Rancho

3 comentários:

  1. EXISTE UM CORINHO QUE TEM TUDO A VER COM ESTE ESTUDO COPIE E COLE EM TEU NAVEGADOR E OUÇA

    http://www.youtube.com/watch?v=G1ecLcxTWEs

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.