quinta-feira, 26 de junho de 2008

QUANDO O ESPIRITO SE APODERAR DE TI

1ºsamuel 10 5-7
O capitulo anterior nos apresenta um jovem muito belo tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele. o texto Biblico explica que duas jumentas do pai de Saulhaviam-se perdido e que seu pai o imcubiu de encontra-las. Saul já esava a ponto de desistir, depois de exaustivos três dias de procura, quando o moço que o acompanhava sugeriu que procurassem "um homem de Deus" "Eis que há nessa cidade um homem de Deus, e homem honrado e tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente vamos agora lá, porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.

Esta discrição que o moço que acompanhava Saul fez do "homem de Deus", Samuel é tremenda. Meu Deus quanta diferença faz um homem de DEus Numa cidade, Num pais.

1Sm. 9.15 conta que Deus já avisara a Samuel um dia antes da chegada de Saul e preparara o profeta para o que viria a ocorrer. Assim que Saul chegou diante de Samuel, o Senhor lhe disse : "Eis aqui o homem de quem já te tenho dito". E sem que Saul dissese nada, o profeta lhe tranquilizou quanto as jumentas, afirmando que estas já tinham sido encontradas. no verso 20, Samuel pronuncia palavras que parecem absurdas a Saul: "Mas para quem é tudo o que é desejavel em Israel? Porventura não é para ti, e para toda a casa de seu pai?". Deus tencionava fazer de Saul o rei de todo o Israel.

Deus tem plano para sua vida, também talvez coisas que voce não imagina " Pois bem os seus os planos que estou projetando para vó, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança" Jr 29. 11. Para que os planos de Deus se realize na sua vida é preciso que se submeta sua vontade a de Deus.

O senhor tinha verdadeiramente, grandes panos para Saul. Isto confirmou na unção e nas palavras que Samuel disse a Saul no capitulo 10.1 Porventura não te ungiu o Senhor para ser principe sobre sua herança.

a) OS PRPOSITOS DE DEUS SE CUMPREM NOS HUMILDES
Ao ouvir as grandiosas palavras do profeta, eis a reação de Saul: "Porventura não sou eu filho de Benjamim da menor das tribos de Israel? E a minha familia a menor da tribo de Benjamim? Porque pois mim falas com semelhantes palavras?". Em outras palavras Saul não conseguia crer que aquelas palavras eram para ele porque sentia-se pequeno.

Acontece que a humildade é necessaria para que haja dependencia de Deus. Sem essa dependencia os grandes planos de Deus não se cumprem em nós. Assim a Bíblia ensina a humilde dependencia do poder de Deus: "Deus resiste aos soberbos : dá porem graças aos humildes " Tg. 4.6 e...cingi-vos de humildade uns para com oos outros, porque Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humeildes 1 Pd 5.5.

No capitulo 10 verso 22 temos uma narrativa de um fato inusitado: Quando tudo estava preparado para que Saul fosse apresentado por Samuel como escolhido para reinar sobre Israel, eis que ninguem o achava. O Senhor foi quem revelou a Samuel onde Saul se escondera: no meio da bagagem

b) OS PROPOSITOS DE DEUS SE CUMPREM NOS QUE CREEM
Assim na humildade, a confiança é crucial para que possamos viver os propósitos de Deus.O Senhor precisou tratar de dificuldade que Saul tinha de confiar e, para tanto lhe deu sinais . Nosso Deus tem esta boa vontade para com os seus servcos: Ele nos ajuda a crer . Ex, Mc.9.24 - o pai do menino endemoninhado - ...Cre somente...

Deus se propos a dar sinais a Saul para que esse cresse

1º Sinal Ele encontraria dois homens junto ao sepulcro de Raquel que lhe diriam onde estavam as jumentas, e da preocupação do pai com o paradeiro de seu filho;

2º Sinal Ele encontraria no Carvalho de Tabor tres homens em viagem para Betel sendo que um deles levaria tres cabritos,(cabrito fala de sacrifício) outro tres formas de pão (O Pão fala da palavra) e o ouitro um odre de vinho (Vinho fala de alegria). Eles o saudaria e lhe dariam dois pães

3º Sinal Ele chegaria numa cidade e se depararia com um grupo de profetas, e se depararia com musicos junto a estes profetas. Ali o Espirito Santo se apoderaria dele e lhe daria a capacidade de profetizar.

TEMOS NA BÍBLIA VÁRIOS EXEMPLOS
a) Gideão - Sinal do velo de lã
b) O povo de Israel no desrto - a vara de Moisés transforamar-se em serpente

A diferença que há nestes homens que viveram os grandes propósitos de Deus é que, depois de vencerem as dificuldades para crerem, eles passam a confiar de verdade. No capitulo 10.26,27 temos a informação que que alguns dos filhos de Belial desprezaram a Saul e não aceitaram como rei, porém ele se fez de surdo.

c) SEM O ESPIRITO SANTO O SIMPLES TRABALHO DE ENCONTRAR DUAS JUMENTAS É COMPLICADO DEMAIS!
O Espirito de Deus faria uma grande obra em Saul. esta foi a promessa que Samuel lhe fez: "E o Espirito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e seras transformado em outro homem 1Sm 10.6. Nomesmo capitulo, nos versos 9e10, temos a informação de que Deus mudou o coração de Saul em outro. É justamente isto que o Espirito Santo quer fazer em nossas vidas, mudar os nossos corações, para sermos capazes de viver os planos de Deus.

As mudanças que o Espirito fazia em Saul estavam apenas começando, mas o verso 11 relata os comentários do povo que via o jovem benjamita entre os profetas: "Que é que sucedeu ao filho de Quis? Está tambem Saul entre os profetas?".

No capitulo 11 de 1 Samuel temos a narrativa do jovem rei liderando um grupo de 330 mil homens de Israel contra os Amonitas que se leventavam contra os Israelitas de Jebes-Gileade (os Amonitas propuseram que todos os humens de Jabes arracanssem o olho direito e lhes deram 7dias de prazo!). Saul liderou seu povo para a vitória e o verso 6 acresenta : "então o Espirito de Deus se apoderou de Saul ...".

É o espirito Santo de Deus quem faz toda diferença em nossas vidas e nos torna capazes de viver os propósitos que o Senhor tem para nós. Enquanto Saul viveu na dependencia do Espirito, sua vida foi abençoada. Tudo mudou quando ele se colocou na rebeldia e na deobediencia, anos mais tarde.

observe o que Jesus disse em João 14.12 "Em verdade, em verdade vos digo : aquele que crê em mim, esse fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu pai". "Veja que Jesus foi muito claro em dizer do que poderia ocorrer na vida de quem nele cresse: fazer o que Ele fez e até coisas maiores!

E qual o segredo para que esta promessa de Jesus se cumpra? O Espirito Santo. É sobre o ESpirito Santo que o senhor fala na sequencia deste mesmo capitulo de João "E eu rogarei ao pai, e ele vos dará outro ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espirito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece ; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós".

Mensagem pregada pelo Dc. José Rinaldo de Santana na Congragação de Lagoa do Rancho dia 26/06/2008

3 comentários:

  1. Eu só queria mesmo era agradecer pela riquesa que este texto me trouxe,pois estava querendo falar sobre Santidade e Obediencia.Obrigado e que Deus os abençoe.Amem!

    ResponderExcluir
  2. Caro Robson,
    agradeço por sua visita a este espaço, que possa continuar visitando e sempre postando seus comentários, pois são de grande importância.

    Em Cristo
    Dc Jos Rinaldo de Santana

    ResponderExcluir
  3. O ESPIRITO SANTO TAMBEM QUER TRANSFORMAR HOMENS E MULHERES ,PARA VIVERMOS NA DEPENDENCIA DE DEUS TEMOS QUE VIVER UMA VIDA DE SANTIDADE AO SENHOR.AMEI SEUS TEXTOS É DE GRANDE VALIA ESPIRITUAL,QUE A GRAÇA DO NOSSO SENHOR JESUS ESTEJA CONTINUAMNTE SOBRE VOCE HOMEM DE DEUS,ESTAREI SEMPRE AQUI!!!!

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.