quinta-feira, 24 de abril de 2008

A NATUREZA MISSIONÁRIA DA IGREJA

A Igreja do Senhor é uma entidade evangelística, educativa e assistencial. Esta tríplice responsabilidade da Igreja vem da sua natureza, da sua vocação e, do seu mandato.
1- A natureza da Igreja é sacerdotal, mediadora (1 Pedro 2.5 “
2- A vocação da Igreja é celestial (Hebreus 3.1 “pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerem a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão.”).
3- O mandato da Igreja vem diretamente do seu Dono – o Senhor Jesus. (Marcos 16.15 “

B. AS TAREFAS BÁSICAS INTERNAS DA IGREJA
Por sua vez, as tarefas básicas internas da Igreja, também evidenciam a sua natureza missionária. Essas principais tarefas são:
- Cultuar a Deus; adorar a Deus “em espírito e em verdade” (João 4.24).
- Proclamar o evangelho de poder em todo tempo, por todos os meios e, em todos os lugares, a partir do templo (Atos 5.23 “E todos os dias, no templo e nas casas, são cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.”).
- Educar na fé os novos convertidos; isto é, doutrinar, ensinar, orientar, treinar, modelar vidas para Deus, segundo o padrão revelado em Jesus Cristo (Mateus 28.19,20; Ef 4.15).
- Ministrar aos carentes e necessitados; servir, socorrer; ajudar, cuidar; assistir, como parte do evangelho, como Jesus fez.

C. VISLUMBRES DA NATUREZA MISSIONÁRIA DA IGREJA NO ANTIGO TESTAMENTO
Em Deus mesmo, e nas pessoas que Ele usou no Antigo Testamento, temos esses vislumbres ou lampejos da natureza missionária da Igreja.
- Deus diretamente agindo em favor de Adão e Eva, ainda no Éden, quando transgrediram os preceitos do Senhor (Gênesis 3.9 “E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?”). Deus sabia onde estavam os culpados, mas competia a Adão confessar a Deus as suas transgressões e conhecer da parte do Criador, as conseqüências do seu pecado deliberado.
No cap. 3 de Gênesis, que trata da tragédia da queda do homem, o nome de Deus aparece nove vezes, sempre de forma composta: Jeová-Elohim, que denota Deus habitando com o seu povo; guiando-o e manifestando a sua graça para com os indignos; o Deus que condescende em estabelecer pacto com os homens. Neste cap. 3 de Gênesis, vemos que a Adão já caído em transgressão, Deus se revela, chamando-o e tratando diretamente com ele.
- Abraão, o progenitor da nação messiânica. A mandado do Senhor, ele saiu de Ur dos caldeus para Canaã, como enviado de Deus. Ali Deus renovou a sua promessa messiânica de salvar o mundo, “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.3; 22.18). Essa promessa missionária cumpriu-se plenamente em Cristo, o Salvador da humanidade (Gálatas 3.8; Atos 3.25,26). Jesus referiu-se ao papel missionário de Abraão, cumprido em plenitude em Cristo, conforme ele declarou: “Abraão exultou por ver o meu dia, e viu-o e alegrou-se” (João 8.56).
- Moisés. Na lei mosaica é bem detalhada a variedade de assistência que se deve dar aos estrangeiros, e por quê (Deuteronômio 24.14-22; Levítico 18.33,34).
- Israel, a nação sacerdotal por Deus escolhida dentre as demais nações. Êxodo 19.6 “E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo”. Isto é, Israel deveria levar as nações a Deus e também demonstrar no seu viver a vontade de Deus, como testemunho dEle.

- Davi e o seu papel missionário. Sua bisavó, Rute era estrangeira, moabita. A tropa de elite de Davi, os seus “valentes”; eram quase todos estrangeiros. A sua capital durante o seu exílio por causa de Saul, era uma cidade estrangeira: Ziclague, no país dos filisteus. Diversos Salmos são de conteúdo missionário, como o de número 67.
- O profeta Jonas. É o grande missionário enviado por Deus a um país pagão – a Nínive, a grande capital da Assíria, que era então potência mundial (Jonas 1.2; 3.1-10).
- O profeta Daniel. Foi um autêntico missionário do Senhor no palácio real e na província de Babilônia. Ele deu bom testemunho do Senhor em meio à pecaminosidade e idolatria, como se vê em todo o seu livro. Só Deus sabe a bênção que foi para o povo judeu e para o país babilônico, a vida e o trabalho de Daniel, a serviço de Deus, naquele palácio real estrangeiro.
- João Batista e sua visão e fervor missionário. Este João foi o arauto suscitado por Deus que precedeu o aparecimento em público do Senhor Jesus Cristo. Sua poderosa mensagem ecoava: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29). Isto é, do mundo inteiro; todas as raças, todas as nações, toda criatura.
- O Senhor Jesus e o seu apelo missionário. Na sua genealogia há menção de quatro mulheres depreciadas pelo povo: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba. Jesus pregou em Tiro e Sidon, cidades estrangeiras, e igualmente em Decapólis, cidades de população mista. Seu ministério, Ele concentrou-o na Galiléia, uma região de população antagônica aos judeus e de religião mista. Este era também o caso de Samaria. Até na cruz, no último momento de sua paixão, um estrangeiro africano, ordenado pelos soldados, carregou parcialmente a sua cruz – Simão o cirineu.
Após ressuscitar, as palavras de Jesus aos seus discípulos sobre a evangelização e missão foram:
“Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (João 20.21).
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).
“Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8).
- Paulo, o campeão missionário do Novo Testamento. Através do Novo Testamento, na época da Igreja, Paulo foi o campeão exemplar na obra missionária, plantando igrejas na Ásia Menor, e na Europa, indo até Roma (Romanos 1.14,15; 15.19). Paulo é o missionário-modelo. Seu zelo e paixão missionária: 1 Coríntios 9.22; Filipenses 3.13; Romanos 9.3; Atos 20.24.

D. AS PROVIDÊNCIAS DIVINAS PARA A EVANGELIZAÇÃO DA HUMANIDADE
Uma vez que, da parte de Deus, é atribuição, responsabilidade e privilégio da Igreja a evangelização do mundo, é mister e oportuno considerarmos aqui as providências divinas para a evangelização do mundo e salvação da humanidade.
Como veremos a seguir, das providências divinas para a salvação da humanidade, a única que continua inacabada é a da evangelização do mundo, a cargo da Igreja.
Vejamos essas providências divinas, fruto do amor, da graça de Deus.
1ª providência. A providência da revelação divina: As Sagradas Escrituras; a Bíblia. Esta provisão, de há muito está completa, da parte de Deus.
2ª providência. A providência de Deus suscitar um povo natural neste mundo: Israel, e por meio desse povo trazer ao mundo o Salvador Jesus Cristo. Esta providência Deus já cumpriu, apesar das fraquezas e fracassos daquele povo. Desta providência divina, veio ao mundo o Messias Salvador, o Filho de Deus.
O próprio Jesus declarou: “Eu vim buscar e salvar o que se havia perdido.”
3ª providência. A providência do divino Consolador: O Espírito Santo. Ele veio para dotar e capacitar a Igreja com poder celestial para evangelizar o mundo, conforme Atos 1.8. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
4ª providência. A providência de Deus suscitar para Si “um povo seu, especial, zeloso de boas obras”: a Igreja.
A evangelização de todos os povos do mundo está a cargo da Igreja de Deus, mas essa sua missão continua inacabada. Ler Tito 2.14; 1 Pedro 2.9,10).

E. CONCLUSÃO SOBRE A NATUREZA MISSIONÁRIA DA IGREJA

- Que é um missionário? O termo missionário deriva do latim “mitto” = eu envio. Em suma, é um enviado de Deus às nações, através da Igreja.
- O brado missionário. “Quem irá por nós?” – pergunta Deus (Isaías 6.8).
- O livro missionário da Igreja. É o livro de Atos dos Apóstolos. Nesse livro não há conclusão; epílogo. Já tinhas visto isso? (Atos 28.31).
- Temas missionários
“Livra os que estão destinados à morte” (Provérbios 24.11).
“Mas o sangue, da tua mão requererei” (Ezequiel 3.18).
“Levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa (João 4.35).
“Passa à Macedônia e ajuda-nos” (Atos 16.9).
“Que pregues a Palavra, a tempo e fora de tempo” (2 Timóteo 4.2).
“Salvai alguns, arrebatando-os do fogo” (Judas, v. 27).
Jesus, o supremo exemplo missionário. Ele morreu entre dois pecadores. Seus dois braços abertos sobre a cruz proclamam e convidam à união, os dois grandes povos: judeus e gentios, os quais vindo a Ele formam Nele um só povo – A Igreja (Efésios 2.14).

F. IGREJA: COMUNIDADE PRODUTIVA
Embora o tempo tenha consagrado a palavra “igreja” como sinônimo de templo ou denominação religiosa, no novo testamento ela significa sempre povo, ou as “pedras vivas” que o apostolo Pedro menciona, referindo-se principal mente “não as instituições mas sim as pessoas reconciliadas com Deus mediante a obra salvifica de Cristo e que agora pertencem a ele”. O conceito bíblico de igreja sobressai aos edifícios inertes e aos nomes jurídicos. O desejos de Deus é que visualizemos a igreja como os atobás e tesourões que se aglomeram em Clipperton: uma comunidade fervilhante de vida cumprindo o divino – e natural – encargo da procriação.
A obra missionária, portanto, não é uma opção, algo que possa ser discutido, como criação de um novo departamento, mas faz parte da natureza da igreja. Porque a igreja nasceu missionária por força e obra do Espírito Santo, conforme declara o Senhor Jesus Cristo: recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra. At. 1.8 .
A igreja tem o dom de fertilidade. O primeiro ato evangelistico da igreja, na manhã de pentecoste - o sermão de Pedro -, aumentou o numero da igreja 25 vezes. E a historia das missões revela que a igreja é capaz de expandir – se sob condições as mais diversas.
Pastores são presos no Iraque, crianças com menos de dez anos, por causa de sua fé são espancadas até a morte no Sudão, estudantes cristãos são assassinados na Idonesia. Mas a perseguição não é capaz de impedir o crescimento da igreja. Em Cuba reduto comunista que agora experimenta um vislumbre de liberdade religiosa, a igreja tem crescido e até planeja enviar missionários para outros paises da América Latina e para a África
Fonte
CPAD - Temóteo Ramos de Oliveira,
COMO SER UM MISSIONARIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.